O artista anônimo abriu uma loja no bairro londrino de Croydon na mesma semana em que ele estabelece recorde de US$ 12 milhões. Veja abaixo alguns de seus itens característicos de humor.

Banksy sempre teve um relacionamento complicado com o mercado de arte. Suas obras de rua não autorizadas desafiam deliberadamente a ideia de arte como uma mercadoria comercializável, mas muitas vezes ainda terminam em leilão, comandando preços astronômicos. Um triunfo no ano passado, durante o qual sua “Garota com Balão” (2006) se autodestruiu na venda da Sotheby’s, parecia uma repreensão ao mercado de arte, mas na verdade simplesmente duplicou o valor da peça.
Mas a partir desta semana, Banksy entrou oficialmente nos negócios. Uma nova instalação de seu trabalho, inaugurada na terça-feira, apresenta uma vitrine cheia de mercadorias de marca. Embora Banksy tenha exibido seus trabalhos nas instalações da loja antes, esta é a primeira vez que os itens estão à venda. Todos os produtos estarão à venda on-line em algumas semanas, com preços a partir de 10 libras. O Produto Interno Bruto, localizado em uma loja de tapetes em desuso no bairro londrino de Croydon, inclui obras novas e antigas do artista, incluindo o icônico colete usado pelo artista Stormzy em Glastonbury no ano passado.
Jogando com o duplo significado de “bruto”, a loja de Banksy estoca vários itens perturbadores e desagradáveis, como um tapete feito da pele de Tony, o Tigre, que morreu de diabetes depois de comer muito cereal Frosted Flakes. Um rótulo, escrito no tom caracteristicamente irreverente de Banksy, explica que “o revestimento do chão é o elemento principal da conversa – especialmente se a conversa se centrar no Reino Unido gastando mais de 7,8 milhões de libras esterlinas por ano em extrações dentárias para menores de 5 anos”.
O Produto Interno Bruto já atraiu visitantes de todo o Reino Unido. Nem todo mundo está apaixonado pela peça, no entanto. Algumas pessoas expressaram sua raiva pela decisão do artista guerrilheiro de vender suas obras, com uma comentando no post do Instagram: “Banksy não deveria ter aparecido em quadros. Parece que finalmente apareceu. Graças ao mercado de arte e aos negociantes de merda nele.”
A inauguração do Produto Interno Bruto coincide com outra das peças de Banksy vendidas por um preço sem precedentes no leilão. Na quinta-feira, o “Parlamento Devolvido” (2009), que mostra o Parlamento britânico cheio de chimpanzés, vendido na Sotheby’s por 9,9 milhões de libras (12 milhões de dólares), número extraordinário, considerando que a estimativa para a grande pintura era de 1.500.000 a 2.000.000 libras ( $ 1.900.000 – $ 2.500.000). A venda supera o recorde anterior do leilão do artista, de 1,5 milhão de libras (US $ 1,9 milhão).
O relacionamento de Banksy com o mercado de arte ficou um pouco mais complicado.














