Banksy abre loja de arte em Londres

O artista anônimo abriu uma loja no bairro londrino de Croydon na mesma semana em que ele estabelece recorde de US$ 12 milhões. Veja abaixo alguns de seus itens característicos de humor.

Um detalhe de um dos itens na loja Banksy em Londres (todas as imagens por Naomi Polonsky)

Banksy sempre teve um relacionamento complicado com o mercado de arte. Suas obras de rua não autorizadas desafiam deliberadamente a ideia de arte como uma mercadoria comercializável, mas muitas vezes ainda terminam em leilão, comandando preços astronômicos. Um triunfo no ano passado, durante o qual sua “Garota com Balão” (2006) se autodestruiu na venda da Sotheby’s, parecia uma repreensão ao mercado de arte, mas na verdade simplesmente duplicou o valor da peça.

Mas a partir desta semana, Banksy entrou oficialmente nos negócios. Uma nova instalação de seu trabalho, inaugurada na terça-feira, apresenta uma vitrine cheia de mercadorias de marca. Embora Banksy tenha exibido seus trabalhos nas instalações da loja  antes, esta é a primeira vez que os itens estão à venda. Todos os produtos estarão à venda on-line em algumas semanas, com preços a partir de 10 libras. O Produto Interno Bruto, localizado em uma loja de tapetes em desuso no bairro londrino de Croydon, inclui obras novas e antigas do artista, incluindo o icônico colete usado pelo artista Stormzy em Glastonbury no ano passado.

Jogando com o duplo significado de “bruto”, a loja de Banksy estoca vários itens perturbadores e desagradáveis, como um tapete feito da pele de Tony, o Tigre, que morreu de diabetes depois de comer muito cereal Frosted Flakes. Um rótulo, escrito no tom caracteristicamente irreverente de Banksy, explica que “o revestimento do chão é o elemento principal da conversa – especialmente se a conversa se centrar no Reino Unido gastando mais de 7,8 milhões de libras esterlinas por ano em extrações dentárias para menores de 5 anos”.

O Produto Interno Bruto já atraiu visitantes de todo o Reino Unido. Nem todo mundo está apaixonado pela peça, no entanto. Algumas pessoas expressaram sua raiva pela decisão do artista guerrilheiro de vender suas obras, com uma comentando no post do Instagram: “Banksy não deveria ter aparecido em quadros. Parece que finalmente apareceu. Graças ao mercado de arte e aos negociantes de merda nele.”

A inauguração do Produto Interno Bruto coincide com outra das peças de Banksy vendidas por um preço sem precedentes no leilão. Na quinta-feira, o “Parlamento Devolvido” (2009), que mostra o Parlamento britânico cheio de chimpanzés, vendido na Sotheby’s por 9,9 milhões de libras (12 milhões de dólares), número extraordinário, considerando que a estimativa para a grande pintura era de 1.500.000 a 2.000.000 libras ( $ 1.900.000 – $ 2.500.000). A venda supera o recorde anterior do leilão do artista, de 1,5 milhão de libras (US $ 1,9 milhão).

O relacionamento de Banksy com o mercado de arte ficou um pouco mais complicado.

Vista da nova loja Banksy, Produto Interno Bruto

O colete famoso que Banksy desenhou este ano.

Vista da sala com Tony, o Tigre, como um peludo

Um pôster fornece alguma explicação, mas a empresa mencionada aqui negou que isso fosse verdade.

Alguns coletes salva-vidas em exibição

Pequena escultura que parece evocar os trabalhadores

Uma bolsa de tijolos em exposição

Uma das muitas vitrines, esta evocando o artista Jean-Michel Basquiat

Um detalhe da vitrina Basquiat

Humor sério mortal

Uma de suas conhecidas imagens de ratos

Vigilância de berços

Talvez isso sugira o capitalismo tardio?

Um tapete nefasto de boas-vindas

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …