Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a surpreender seus fãs e críticos, desta vez na Art Basel em Miami. Depois de projetar e fabricar bananas de plástico e vidro, objetos simples, como luminárias para Seletti e seu papel higiênico, desta vez ele decidiu usar uma fruta de verdade para seu trabalho/instalação intitulado Comedian, exibido no estande da Perrotin’s Gallery.

Maurizio Cattelan

A fruta é presa à parede branca com uma fita adesiva cinza e, por enquanto, está lá, e pode ser visitada por todos os visitantes da Feira e comprada por US$ 120 mil dólares. Uma quantidade imensa para uma fruta, mas aqui falamos sobre arte, a arte de Cattelan, então cada figura é concedida. Uma décima segunda provocação do artista que, poucos meses atrás, ainda estava falando de si mesmo pelo roubo de seu banheiro America durante a exposição pessoal organizada em sua homenagem no Blenheim Palace, uma obra-prima da arquitetura barroca do século XVIII em Oxfordshire, um lugar de nascimento de Sir Winston Churchill e residência do XII duque e duquesa de Marlborough.

FILE - This Sept. 16, 2016 file image made from a video shows the 18-karat toilet, titled "America," by Maurizio Cattelan in the restroom of the Solomon R. Guggenheim Museum in New York. Thieves have stolen the solid gold toilet worth up to 1 million pounds from Blenheim Palace, the birthplace of Winston Churchill. The toilet, the work of Italian conceptual artist Maurizio Cattelan, had been installed only two days earlier at Blenheim Palace, west of London, after previously being on show at the Guggenheim Museum in New York. (AP Photo, File)

A imagem de arquivo de 2016 feita a partir de um vídeo e mostra o banheiro de 18 quilates, intitulado America, de Maurizio Cattelan no banheiro do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York. Ladrões roubaram o banheiro de ouro maciço no valor de até 1 milhão de libras do Palácio de Blenheim, o local de nascimento de Winston Churchill. O banheiro, obra do artista conceitual italiano Maurizio Cattelan, que ele havia instalado apenas dois dias antes no Palácio Blenheim, depois de ter sido exibido no Museu Guggenheim em Nova York. (Foto AP, Arquivo)

Esse banheiro já estava no centro das notícias depois do “não” para Trump para deixá-lo entrar na Casa Branca. O Presidente pediu emprestado ao Guggenheim de Nova York (que em 2013 sediou All, a primeira grande individual Cattelan), uma pintura de Vincente Van Gogh, mas a curadora do museu, Nancy Spector, recusou esse pedido por causa das delicadas condições de preservação da pintura. Então ela ofereceu América ​​em troca, sem, no entanto, provocar a reação esperada pelo Presidente. No caso de Miami e da banana, muitas pessoas se perguntaram: “o que acontecerá se a banana mofar”? “Não tem problema, eles respondem na galeria que o hospeda. Vamos avaliar no devido tempo”.

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …