Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a surpreender seus fãs e críticos, desta vez na Art Basel em Miami. Depois de projetar e fabricar bananas de plástico e vidro, objetos simples, como luminárias para Seletti e seu papel higiênico, desta vez ele decidiu usar uma fruta de verdade para seu trabalho/instalação intitulado Comedian, exibido no estande da Perrotin’s Gallery.

Maurizio Cattelan

A fruta é presa à parede branca com uma fita adesiva cinza e, por enquanto, está lá, e pode ser visitada por todos os visitantes da Feira e comprada por US$ 120 mil dólares. Uma quantidade imensa para uma fruta, mas aqui falamos sobre arte, a arte de Cattelan, então cada figura é concedida. Uma décima segunda provocação do artista que, poucos meses atrás, ainda estava falando de si mesmo pelo roubo de seu banheiro America durante a exposição pessoal organizada em sua homenagem no Blenheim Palace, uma obra-prima da arquitetura barroca do século XVIII em Oxfordshire, um lugar de nascimento de Sir Winston Churchill e residência do XII duque e duquesa de Marlborough.

FILE - This Sept. 16, 2016 file image made from a video shows the 18-karat toilet, titled "America," by Maurizio Cattelan in the restroom of the Solomon R. Guggenheim Museum in New York. Thieves have stolen the solid gold toilet worth up to 1 million pounds from Blenheim Palace, the birthplace of Winston Churchill. The toilet, the work of Italian conceptual artist Maurizio Cattelan, had been installed only two days earlier at Blenheim Palace, west of London, after previously being on show at the Guggenheim Museum in New York. (AP Photo, File)

A imagem de arquivo de 2016 feita a partir de um vídeo e mostra o banheiro de 18 quilates, intitulado America, de Maurizio Cattelan no banheiro do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York. Ladrões roubaram o banheiro de ouro maciço no valor de até 1 milhão de libras do Palácio de Blenheim, o local de nascimento de Winston Churchill. O banheiro, obra do artista conceitual italiano Maurizio Cattelan, que ele havia instalado apenas dois dias antes no Palácio Blenheim, depois de ter sido exibido no Museu Guggenheim em Nova York. (Foto AP, Arquivo)

Esse banheiro já estava no centro das notícias depois do “não” para Trump para deixá-lo entrar na Casa Branca. O Presidente pediu emprestado ao Guggenheim de Nova York (que em 2013 sediou All, a primeira grande individual Cattelan), uma pintura de Vincente Van Gogh, mas a curadora do museu, Nancy Spector, recusou esse pedido por causa das delicadas condições de preservação da pintura. Então ela ofereceu América ​​em troca, sem, no entanto, provocar a reação esperada pelo Presidente. No caso de Miami e da banana, muitas pessoas se perguntaram: “o que acontecerá se a banana mofar”? “Não tem problema, eles respondem na galeria que o hospeda. Vamos avaliar no devido tempo”.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …