Autoridades francesas detêm arqueólogos e curador do Louvre, como suspeitos de tráfico internacional de arte

Dois arqueólogos e curadores de alto escalão estão sendo detidos para interrogatório por investigadores franceses como parte de uma investigação sobre um escândalo global de tráfico de arte que envolveu o Louvre Abu Dhabi, o Met e o ex-diretor do Louvre Jean-Luc Martinez .

Jean-François Charnier e Noëmi Daucé são suspeitos de ignorar avisos sobre a proveniência questionável de pelo menos duas antiguidades egípcias supostamente roubadas no valor de milhões, instando o Louvre Abu Dhabi a adquiri-las, segundo o jornal francês Liberation .

Os dois são suspeitos de negligência quando trabalhavam na agência privada France-Muséums (AFM), que foi encarregada de certificar a legalidade e a proveniência de antiguidades antigas para o Louvre Abu Dhabi a tempo de sua abertura em 2017.

Os dois especialistas trabalharam ao lado do ex-diretor do Louvre Jean-Luc Martinez, que foi presidente do comitê científico da AFM de 2013 a 2021, enquanto também chefiava o famoso museu.

Em maio, Martinez foi acusado na França de “cumplicidade de fraude de gangues e lavagem”, que está sendo investigado em cooperação com a Promotoria Distrital de Manhattan. Martinez afirma ser inocente.

Daucé, agora curador do Louvre em Paris, foi anteriormente chefe do departamento de arqueologia da AFM. Charnier, que foi o diretor científico da AFM e “braço direito” de Martinez segundo o Le Monde , agora é consultor de outra agência cultural francesa, Afalula, para o desenvolvimento cultural da região de Al-Ula, na Arábia Saudita.

Charnier e Daucé foram interrogados pelo OCBC, o escritório francês contra o tráfico de arte, mas ainda não foram acusados ​​de nenhum crime.

A AFM foi fundada em 2007 como uma empresa de consultoria internacional para ajudar a criar o Louvre Abu Dahbi. Embora privada, tem acionistas no setor público, sendo o maior deles o Museu do Louvre. “Esta configuração particular – uma organização privada com apoio público – significa que a France Muséums é capaz de apoiar todos os tipos de projetos”, segundo o site da empresa.

No entanto, o AFM (muitas vezes chamado France Muséums) tem estado sob os holofotes por “real negligência profissional” e “sem dúvida, permitindo que redes criminosas vendam as antiguidades egípcias” envolvidas no caso, de acordo com um relatório do OCBC.

No total, acredita-se que mais de 50 milhões de euros em obras de arte antigas supostamente roubadas foram aprovadas pela AFM para aquisição pelo Louvre Abu Dhabi, que também é uma parte civil no caso, juntamente com o Louvre em Paris.

De acordo com relatório divulgado, os investigadores descobriram que Charnier, Daucé e Martinez muitas vezes pareciam mais preocupados em agradar seus clientes, encher salas vazias de museus e manter boas relações diplomáticas com os Emirados Árabes Unidos, do que em atender às advertências de outros especialistas.

Charnier pode ter deixado de lado as preocupações sobre pelo menos um objeto: uma estela de granito rosa referindo-se ao rei Tutancâmon, mais tarde encontrada certificada com vários documentos falsos. A obra foi adquirida para o museu, depois que Charnier supostamente atendeu aos desejos do presidente do departamento de cultura e turismo de Abu Dhabi, Mohamed Khalifa al Mubarak, copresidente da comissão de aquisição do Louvre Abu Dhabi.

As autoridades encontraram vários depósitos “anormais” feitos na conta bancária de Charnier entre 2016 e 2018 de uma casa de leilões belga administrada pelos irmãos Ali e Hicham Aboutaam, cuja galeria de arte antiga Phoenix em Nova York e Genebra tem sido repetidamente objeto de investigação policial em conexão com artefatos ilícitos. Os irmãos Aboutaam também venderam várias obras ao Louvre Abu Dhabi via Charnier, segundo o diário francês.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …