Ativistas do Just Stop Oil convidam diretores de museu pra conversar

Após as últimas inúmeras manifestações nos últimos meses, onde membros do grupo ativista Just Stop Oil jogaram sopa sobre obras de arte famosas, um grupo de diretores de museus do Reino Unido, incluindo Gabriele Finaldi, da National Gallery, Tristram Hunt, do V&A, e Nicholas Cullinan, do British Museum, publicou uma carta aberta implorando aos manifestantes climáticos que parassem de atacar suas artes.

O grupo Just Stop Oil já respondeu. “Vamos nos encontrar na semana que vem”, sugeriu. “Vamos deixar a sopa em casa.”

Mais recentemente, sopa foi jogada sobre duas pinturas de Girassóis de Van Gogh em uma exposição dedicada ao Pós-Impressionista na National Gallery em Londres, uma resposta às pesadas sentenças de prisão impostas a dois ativistas que tinham como alvo uma das mesmas pinturas dois anos antes. Como o NMDC observou, a National Gallery foi o local de cinco ataques separados desde julho de 2022, com The Haywain de John Constable e Rokeby Venus de Velázquez também como alvos.

A carta dizia que essas manifestações “são extremamente prejudiciais à reputação dos museus do Reino Unido e causam enorme estresse para os colegas em todos os níveis de uma organização, juntamente com os visitantes que agora não se sentem mais seguros visitando os melhores museus e galerias do país”.

“Com cada ataque, somos forçados a considerar colocar mais barreiras entre as pessoas e suas obras de arte para preservar esses objetos frágeis para as gerações futuras”, acrescentaram os autores. “O mundo está atualmente em um lugar muito escuro, mas essas demonstrações agora precisam ser tiradas de nossos museus e galerias para que possam continuar a fornecer luz e consolo a todos.”

Publicando uma carta aberta em resposta, os grupos Just Stop Oil e Youth Demand disseram: “Estas são as ações de um público que está assustado, bravo, mas não quer desistir. Pessoas sem medo de usar o poder cultural de suas instituições nacionais quando essas instituições falham em fazê-lo.”

“Temos algumas ideias sobre como você pode mitigar isso”, prometia a carta, antes de se oferecer para se encontrar na National Gallery. “Temos tomadores de ação que arriscaram a liberdade para pedir o fim do petróleo e do gás que adorariam falar com o Dr. Gabriele Finaldi.”

Os autores também criticaram a carta do NMDC por não “reconhecer a emergência climática”, observando que 2023 foi o ano mais quente já registrado. Especialistas prevêem que, após as ondas de calor do verão passado, as temperaturas de 2024 estabelecerão um novo recorde.

“Hoje vocês têm problemas com sopa e adesivos, mas amanhã vocês vão lidar com a elevação das águas no [Rio] Tâmisa e ondas de calor mortais na cidade”, disse. “As pessoas perturbam os espaços de museus e galerias para quebrar a ilusão de que está tudo bem.”

A carta declarou que sua campanha, lançada em 2022, para exigir o fim de novas licenças de petróleo e gás no Reino Unido foi bem-sucedida, referindo-se aos planos anunciados recentemente pelo novo governo trabalhista. Just Stop Oil prometeu continuar com a próxima fase de sua campanha, que é exigir o fim total da extração e queima de combustíveis fósseis.

Compartilhar:
Notícias - 17/03/2025

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que desafiam tabus e exploram o erotismo

A 4ª edição do Festival Vórtice recebe inscrições para sua exposição coletiva, que acontece de 31 de maio a 29 …

Notas - 17/03/2025

Usina de Arte potencializa interlocuções entre arte e natureza com inauguração do site specific de Carlos Garaicoa

Resultado de residência artística, obra do artista cubano leva ao Jardim Botânico do museu na Mata Sul do Estado pavilhão …

Notícias - 13/03/2025

Conheça a curiosa história de um retrato de Van Gogh que tapou um buraco em um galinheiro

Por mais de uma década, a mãe do médico Félix Rey usou uma pintura de Vincent van Gogh para tapar …

Notícias - 13/03/2025

Torso de Buda é finalmente encontrado anos depois de sua cabeça

Arqueólogos no Camboja comemoram uma descoberta inesperada no antigo complexo de templos de Angkor: o torso de uma estátua de …

Notas - 13/03/2025

Musehum recebe R$ 6 milhões para preservação e ampliação de acervo histórico das comunicações

Um convênio firmado entre o instituto Oi Futuro e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) garantiu um investimento de …

Notícias - 13/03/2025

Esboços da Capela Sistina e mais desenhos raros de Michelangelo são expostos

No contexto das celebrações dos 550 anos de nascimento de Michelangelo, diversas exposições e eventos estão sendo organizados ao redor …

Notícias - 13/03/2025

Pintura com tema favorito de Delacroix é descoberta em uma casa francesa e vai a leilão

Uma pintura a óleo rara de Eugène Delacroix (1798-1863) foi descoberta durante um inventário em uma casa perto de Tours, …

Notícias - 11/03/2025

Entenda o caso: Sobrinho-bisneto de Hilma af Klint quer impedir que as obras da artista saiam da Fundação

Uma disputa interna na Fundação Hilma af Klint tem gerado controvérsias sobre o destino das obras da artista sueca. Erik …

Notícias - 11/03/2025

Mulher se recusa a devolver quadro roubado do século 16 de Antonio Solario

A pintura renascentista Madonna e o Menino, de Antonio Solario, roubada de um museu no norte da Itália em 1973, …

Notícias - 11/03/2025

Mural do Black Live Matters é removido sob ameaças do governo republicano

A cidade de Washington, DC, iniciou na segunda-feira (10) a remoção do icônico mural “Black Lives Matter”, pintado em 2020 …

Notícias - 11/03/2025

Deputado de extrema direita foi preso após atacar obras de arte "blasfemas"

Um deputado grego, membro de um partido de extrema direita, foi detido na segunda-feira após atacar obras de arte que …

Notícias - 10/03/2025

Lápide de Michelangelo recebe restauração no 550º aniversário do artista

Para celebrar os 550 anos de nascimento de Michelangelo Buonarroti, a Basílica de Santa Croce, em Florença, concluiu a restauração …