Atenção artistas! Inscrições para Prêmio EDP são prorrogadas

Obra e foto do artista Felippe Moraes

Ainda dá tempo de se inscrever! Prêmio voltado a jovens artistas de todo o Brasil.
Selecionados ganham exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake. Premiados ganham residência artística internacional.

O Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP promovem, desde 2009, o Prêmio EDP nas Artes. O Prêmio vem se renovando a cada ano como uma plataforma de discussão acerca da produção contemporânea e da promoção de novos nomes na cena artística brasileira.

Realizado desde 2009, o Prêmio EDP nas Artes busca mapear e promover a produção de jovens artistas contemporâneos brasileiros.

Em um país grande e diverso como o Brasil, parte considerável da produção artística brasileira conhecida acaba se restringindo aos polos de concentração econômica, de modo que uma gama ampla de jovens e promissores artistas de outras regiões do país se mantém incógnita ou tendo circulação muito restrita.

Nesse sentido, além de considerar a vastidão e a diversidade geográfica do país, o Prêmio EDP nas Artes leva em conta também a pluralidade cultural, socioeconômica, de identidade de gênero, raça e corpos ou expressões dissidentes, buscando assim empreender uma investigação mais próxima e procedente do que se tem produzido hoje no campo da arte contemporânea brasileira, tendo sempre em vista a consistência, a relevância e a originalidade das pesquisas e das produções apresentadas.

O mapeamento vem seguido também por um caráter formativo, dado que os dez artistas selecionados são acompanhados pelo júri por meio de visitas e conversas, visando o enriquecimento e o aperfeiçoamento de suas pesquisas e práticas. Os artistas selecionados também participam de uma exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e do catálogo da mostra. Entre os selecionados, três serão premiados com residências internacionais, oportunidade que pretende contribuir para a sua formação como artistas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Artistas ou coletivos de artistas dos quais todos os seus membros cumpram os requisitos abaixo:

  • ser brasileiro ou estrangeiro residente no país há pelo menos dois anos a contar da data da inscrição;
  • ter idade entre 18 anos e 29 anos, ou seja, não ter menos de 18 anos ou mais de 29 anos na data da inscrição;
  • ter produção na área das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, colagem, instalação, fotografia, vídeo, performance, som, novas mídias, entre outras);
  • caso selecionado, ter disponibilidade para receber o júri em seu ateliê, participar de exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e, se premiado, da residência artística internacional (ver cronograma).

No caso de coletivos de artistas, apenas um dos membros deverá fazer a inscrição como membro responsável;

Não podem participar do Prêmio: funcionários do Instituto Tomie Ohtake, ou da EDP e do Instituto EDP e membros do júri da presente edição do Prêmio, seus parentes de até segundo grau e artistas que já foram selecionados pelas edições anteriores do Prêmio.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 3 de abril 23 de abril de 2020INSCRIÇÕES PRORROGADAS

INSCREVA-SE AQUI

QUAL MATERIAL ENVIAR?

  • PORTFÓLIO
    Portfólio incluindo conteúdos/imagens de obras/trabalhos com detalhamento técnico e textos críticos ou folders de exposições que tenha participado (se houver).FORMATO: Um arquivo PDFTAMANHO MÁXIMO: 10 MBComo referência para a construção do portfólio, recomenda-se a leitura da publicação: portfolio-energias-na-arte.pdf
  • PROJETO
    Projeto com até três obras inéditas sugeridas para exposição coletiva a ser realizada no Instituto Tomie Ohtake (ver cronograma). As obras não podem pertencer a coleções de museus, instituições e/ou centros culturais.O projeto pode conter: imagens, links de vídeo e áudio (YouTube ou Vimeo), textos, entre outros conteúdos. Devem ser detalhados: técnicas utilizadas, dimensões da obra, materiais propostos, plano de montagem e demais informações necessárias para o entendimento do projeto.FORMATO: Um arquivo PDFTAMANHO MÁXIMO: 10 MB

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO?

  • PRÉ-SELEÇÃO
    O júri analisa os materiais recebidos e seleciona até 20 artistas para a fase “Entrevistas Online”.
  • ENTREVISTAS ONLINE
    O júri realiza videoconferências com os artistas definidos na fase “Pré-seleção” e seleciona até 10 artistas finalistas (ver cronograma).

QUAIS SERÃO OS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO?

  • PORTFÓLIO
    Pesquisa, experimentação e expressão ao longo do percurso artístico.
  • PROJETO
    Coesão na apresentação das obras a serem expostas.
  • ENTREVISTA
    Comprometimento e interesse pela proposta do Prêmio.

QUAL É A PREMIAÇÃO?

  • ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
    Até 10 artistas serão selecionados para participarem da fase de acompanhamento crítico das obras que serão apresentadas em exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake. Nesta fase, os artistas recebem em seus ateliês a visita dos membros do júri da presente edição do Prêmio, para diálogos e trocas sobre os seus trabalhos (ver cronograma). Os artistas recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), pagos mediante à assinatura de contrato e recibo, para despesas relacionadas à produção, transporte e seguro das obras. O Instituto Tomie Ohtake não disponibilizará verba extra para a produção, transporte e seguro das obras.
  • EXPOSIÇÃO COLETIVA NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE E CATÁLOGO
    Até 10 artistas serão selecionados para exporem suas obras em exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake. Na abertura da exposição serão conhecidos os três artistas, dentre os presentes na exposição, que serão premiados com residências artísticas no exterior. As obras presentes na exposição serão publicadas em catálogo impresso da exposição coletiva.
  • RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NO EXTERIOR
    Três artistas, dentre os presentes na exposição, serão premiados com residências artísticas no exterior.* No caso de coletivo de artistas, a premiação pode ser utilizada pelo proponente principal ou por outra pessoa, desde que ela faça parte do coletivo, tendo sido mencionada na ficha de inscrição.*Serão fornecidas passagens, alimentação e hospedagens necessárias. É de total responsabilidade dos premiados a obtenção de vistos e documentação necessários para as viagens.

QUANDO UM ARTISTA É SELECIONADO

  • A equipe do Prêmio solicitará o envio de cópia digital do RG e comprovante de residência ou outros documentos que comprovem a autenticidade das inscrições e a elegibilidade para esta premiação. O envio dos materiais solicitados deve ser feito impreterivelmente em até três dias da data de sua solicitação.
  • Será feito um repasse ao artista da ajuda de custo no valor de R$ 3.500,00 para despesas relacionadas à produção, transporte e seguro das obras. O repasse só será efetuado após:
    • Recebimento de cópia digital dos documentos que comprovem a autenticidade das inscrições;
    • Recebimento do recibo assinado pelo artista;
    • Recebimento do contrato assinado pelo artista, no qual se responsabiliza e se compromete com a produção e transporte das obras utilizando a verba recebida e no período estabelecido. O não cumprimento do contrato acarreta multa contratual, bem como a devolução do valor destinado à ajuda de custo.
  • O artista se compromete a receber os integrantes do júri em seu ateliê para a realização do “Acompanhamento Crítico” no período proposto (ver cronograma).

CRONOGRAMA

3 MARÇO 2020
Abertura das inscrições

23 ABRIL 2020
Encerramento das inscrições

15, 16 E 17 DE JUNHO 2020
Entrevistas online com os artistas pré-selecionados

25 JUNHO 2020
Divulgação dos artistas selecionados (site do Prêmio)

JULHO A SETEMBRO 2020
Acompanhamento crítico

1 OUTUBRO 2020
Abertura da exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e anúncio dos três artistas premiados com residências artísticas internacionais

PRIMEIRO SEMESTRE 2021
Viagem dos premiados

*Todas as datas indicadas neste edital poderão sofrer alterações, se necessário

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …