Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival Vórtice – maior festival de sexualidade de arte contemporânea, fundado em 2022 por Leonardo Maciel e Paulo Cibella. Em 2024 o festival acontece entre os dias 31 de maio e 30 de junho, no Edifício Vera, no coração do centro histórico de São Paulo.
O edital está aberto até o dia 3 de Maio, para artistas interessados em expor os seus trabalhos no evento. Increva-se AQUI.
São diversos tipos de obras e formatos que se adaptam ao regulamento do festival: pintura, fotografia, escultura, vídeo, performance e, até mesmo, lançamento de livros. Os participantes devem ser maiores de 18 anos e podem ser artistas independentes ou representados por galerias. Os interessados em participar da 3ª edição do Festival Vórtice podem submeter até cinco trabalhos, em múltiplas linguagens, via formulário no site. O comitê de seleção, formado por Leonardo Maciel e Paulo Cibella, fará a análise dos materiais enviados e a previsão é que o resultado do edital saia no dia 8 de maio.
O Festival Vórtice tem transformado o universo da arte contemporânea, uma vez que é um espaço de troca e diálogo sobre o amor, desejo, sexualidade, prazer, sedução, erotismo e perversão. Em apenas duas edições o evento já consegue atrair uma gama de público diversificado, incluindo artistas, colecionadores, art advisors, agentes e amantes da arte, arquitetos, pesquisadores acadêmicos, médicos, ativistas de direitos humanos, membros da comunidade LGBT+ e, principalmente, pessoas interessadas em explorar a sexualidade de maneira aberta e inclusiva; a sexualidade vista como uma troca de energia entre indivíduos.
“É incrível como em menos de cinco anos o nosso festival já cresceu – na primeira edição, em 2022, tivemos seis artistas participando e um espaço de 25m². Já na segunda, tivemos um aumento para 24 artistas e um espaço maior com três salas expositivas, totalizando 75m². E agora, para essa terceira edição, teremos uma mudança significativa: a exposição contará com a participação de aproximadamente 100 artistas e ocorrerá, pela primeira vez, no salão expositivo de 195m² do Edifício Vera – que fica bem no centro histórico de São Paulo, um prédio inteiramente dedicado à produção de arte e que abriga mais de 50 ateliês de artistas visuais e quatro salas expositivas.”, explica Paulo Cibella, diretor do Vórtice Cultural e um dos idealizadores do festival.
Increva-se AQUI.