Atelier do Artista: Leandra Espírito Santo

A artista Leandra Espírito Santo é de Volta Redonda, RJ, nasceu em 1983. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.

“Com os cabelos presos e um plástico envolvendo minha cabeça, deito em uma mesa com a cabeça virada para cima e fecho os olhos. As mãos de outro passam um líquido oleoso em minha pele e depois selam meus olhos com vaselina. Coloco dois canudos em meu nariz. As mãos do outro jogam camadas pastosas de gesso sobre meu rosto. Fecho a boca e estabilizo uma feição. A massa pastosa de gesso resfria meu rosto, deixando tudo escuro. Com o tempo, ela vai endurecendo e ficando quente. Durante vinte minutos, só respiro”.

 

Retirado do início do texto curatorial de Paola Fabres, na individual da artista “Só existo em terceira pessoa”, realizada em 2019, na Galeria Fernanda Perracini Milani, esse é o processo descrito por Leandra Espírito Santo para a realização de seus trabalhos que abordam a noção de autorrepresentação na contemporaneidade.

Figura 1: Terceira Pessoa, 2019. Letreiro de led rolante

 

“(…) a artista avisa-nos sobre um contexto de desaparecimento de especificidades e de uma multiplicação sistemática de imagens e valores. Desse modo, o cenário anunciado alerta-nos à intolerância ao que é plural e diverso. Ao replicar seu próprio rosto, acompanha sua subjetividade em vias de desaparecimento.” Paola Fabres

 

Figura 2: Lapso – da série Apagamento, 2017. Fotografia performada

 

As produções da artista transcorrem por diversas mídias, como performance, fotografia, vídeo, escultura, intervenção urbana. Por meio de linguagem cômica e irônica, a artista faz reflexões sobre nossos procedimentos cotidianos, dos mais complexos aos mais comuns, investigando a relação entre a arte e as diversas técnicas e tecnologias, relativizando seus usos e pensando na relação que mantemos com elas em nível de corpo e comportamento. Em 2017, iniciou pesquisa focada nas relações entre identidade, corpo e máquina, série de trabalhos em que pensa a autorrepresentação dentro das redes sociais.

 

Figura 3: Emoji-se, 2020. Resina (Art in progress)

 

A palavra “emoji” é de origem japonesa – junção dos elementos “e” (imagem) e “moji” (letra) – e significa uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. O uso de “emojis” ganhou força a partir das relações em redes sociais e em comunicações de troca de mensagens instantânea. Em “Emoji-se” (2020), trabalho em processo neste período de quarentena, propõe pensar a relação entre corpo e virtualidade.

 

Figura 4: Série Natureza morta, 2019. Ferro, resina e comida

 

A série “Natureza Morta” é um processo de encapsulamento em grandes maciços de resina de alimentos que representam a alimentação comum e tradicional brasileira, trazendo referências tanto da rua, como o prato feito e a marmita, quanto caseiras como o arroz e feijão e os potes de plástico e vidro usados para armazenar alimentos. Esses alimentos em potencial decomposição traz uma relação com a morte que acaba sendo camuflada por uma imagem superficial, hiperestética, criada no trabalho, como uma negação do último estágio da morte, que seria o completo desaparecimento.

 

VEJA AQUI Vídeo do projeto #PorDentrodoAteliê, produzido pela artista Leandra Espírito Santo durante residência artística na Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo/SP), em 2019. No vídeo, a artista apresenta os processos de realização da obra ‘Registro’, trabalho exposto na mostra Passeata, em abril do mesmo ano, na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

ACESSE AQUI a página da artista na Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Primeira exposição de arte contemporânea do Egito nas pirâmides de Gizé em 4.500 anos

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …