Atelier do Artista: Leandra Espírito Santo

A artista Leandra Espírito Santo é de Volta Redonda, RJ, nasceu em 1983. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.

“Com os cabelos presos e um plástico envolvendo minha cabeça, deito em uma mesa com a cabeça virada para cima e fecho os olhos. As mãos de outro passam um líquido oleoso em minha pele e depois selam meus olhos com vaselina. Coloco dois canudos em meu nariz. As mãos do outro jogam camadas pastosas de gesso sobre meu rosto. Fecho a boca e estabilizo uma feição. A massa pastosa de gesso resfria meu rosto, deixando tudo escuro. Com o tempo, ela vai endurecendo e ficando quente. Durante vinte minutos, só respiro”.

 

Retirado do início do texto curatorial de Paola Fabres, na individual da artista “Só existo em terceira pessoa”, realizada em 2019, na Galeria Fernanda Perracini Milani, esse é o processo descrito por Leandra Espírito Santo para a realização de seus trabalhos que abordam a noção de autorrepresentação na contemporaneidade.

Figura 1: Terceira Pessoa, 2019. Letreiro de led rolante

 

“(…) a artista avisa-nos sobre um contexto de desaparecimento de especificidades e de uma multiplicação sistemática de imagens e valores. Desse modo, o cenário anunciado alerta-nos à intolerância ao que é plural e diverso. Ao replicar seu próprio rosto, acompanha sua subjetividade em vias de desaparecimento.” Paola Fabres

 

Figura 2: Lapso – da série Apagamento, 2017. Fotografia performada

 

As produções da artista transcorrem por diversas mídias, como performance, fotografia, vídeo, escultura, intervenção urbana. Por meio de linguagem cômica e irônica, a artista faz reflexões sobre nossos procedimentos cotidianos, dos mais complexos aos mais comuns, investigando a relação entre a arte e as diversas técnicas e tecnologias, relativizando seus usos e pensando na relação que mantemos com elas em nível de corpo e comportamento. Em 2017, iniciou pesquisa focada nas relações entre identidade, corpo e máquina, série de trabalhos em que pensa a autorrepresentação dentro das redes sociais.

 

Figura 3: Emoji-se, 2020. Resina (Art in progress)

 

A palavra “emoji” é de origem japonesa – junção dos elementos “e” (imagem) e “moji” (letra) – e significa uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. O uso de “emojis” ganhou força a partir das relações em redes sociais e em comunicações de troca de mensagens instantânea. Em “Emoji-se” (2020), trabalho em processo neste período de quarentena, propõe pensar a relação entre corpo e virtualidade.

 

Figura 4: Série Natureza morta, 2019. Ferro, resina e comida

 

A série “Natureza Morta” é um processo de encapsulamento em grandes maciços de resina de alimentos que representam a alimentação comum e tradicional brasileira, trazendo referências tanto da rua, como o prato feito e a marmita, quanto caseiras como o arroz e feijão e os potes de plástico e vidro usados para armazenar alimentos. Esses alimentos em potencial decomposição traz uma relação com a morte que acaba sendo camuflada por uma imagem superficial, hiperestética, criada no trabalho, como uma negação do último estágio da morte, que seria o completo desaparecimento.

 

VEJA AQUI Vídeo do projeto #PorDentrodoAteliê, produzido pela artista Leandra Espírito Santo durante residência artística na Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo/SP), em 2019. No vídeo, a artista apresenta os processos de realização da obra ‘Registro’, trabalho exposto na mostra Passeata, em abril do mesmo ano, na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

ACESSE AQUI a página da artista na Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …