Atelier do Artista: Leandra Espírito Santo

A artista Leandra Espírito Santo é de Volta Redonda, RJ, nasceu em 1983. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.

“Com os cabelos presos e um plástico envolvendo minha cabeça, deito em uma mesa com a cabeça virada para cima e fecho os olhos. As mãos de outro passam um líquido oleoso em minha pele e depois selam meus olhos com vaselina. Coloco dois canudos em meu nariz. As mãos do outro jogam camadas pastosas de gesso sobre meu rosto. Fecho a boca e estabilizo uma feição. A massa pastosa de gesso resfria meu rosto, deixando tudo escuro. Com o tempo, ela vai endurecendo e ficando quente. Durante vinte minutos, só respiro”.

 

Retirado do início do texto curatorial de Paola Fabres, na individual da artista “Só existo em terceira pessoa”, realizada em 2019, na Galeria Fernanda Perracini Milani, esse é o processo descrito por Leandra Espírito Santo para a realização de seus trabalhos que abordam a noção de autorrepresentação na contemporaneidade.

Figura 1: Terceira Pessoa, 2019. Letreiro de led rolante

 

“(…) a artista avisa-nos sobre um contexto de desaparecimento de especificidades e de uma multiplicação sistemática de imagens e valores. Desse modo, o cenário anunciado alerta-nos à intolerância ao que é plural e diverso. Ao replicar seu próprio rosto, acompanha sua subjetividade em vias de desaparecimento.” Paola Fabres

 

Figura 2: Lapso – da série Apagamento, 2017. Fotografia performada

 

As produções da artista transcorrem por diversas mídias, como performance, fotografia, vídeo, escultura, intervenção urbana. Por meio de linguagem cômica e irônica, a artista faz reflexões sobre nossos procedimentos cotidianos, dos mais complexos aos mais comuns, investigando a relação entre a arte e as diversas técnicas e tecnologias, relativizando seus usos e pensando na relação que mantemos com elas em nível de corpo e comportamento. Em 2017, iniciou pesquisa focada nas relações entre identidade, corpo e máquina, série de trabalhos em que pensa a autorrepresentação dentro das redes sociais.

 

Figura 3: Emoji-se, 2020. Resina (Art in progress)

 

A palavra “emoji” é de origem japonesa – junção dos elementos “e” (imagem) e “moji” (letra) – e significa uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. O uso de “emojis” ganhou força a partir das relações em redes sociais e em comunicações de troca de mensagens instantânea. Em “Emoji-se” (2020), trabalho em processo neste período de quarentena, propõe pensar a relação entre corpo e virtualidade.

 

Figura 4: Série Natureza morta, 2019. Ferro, resina e comida

 

A série “Natureza Morta” é um processo de encapsulamento em grandes maciços de resina de alimentos que representam a alimentação comum e tradicional brasileira, trazendo referências tanto da rua, como o prato feito e a marmita, quanto caseiras como o arroz e feijão e os potes de plástico e vidro usados para armazenar alimentos. Esses alimentos em potencial decomposição traz uma relação com a morte que acaba sendo camuflada por uma imagem superficial, hiperestética, criada no trabalho, como uma negação do último estágio da morte, que seria o completo desaparecimento.

 

VEJA AQUI Vídeo do projeto #PorDentrodoAteliê, produzido pela artista Leandra Espírito Santo durante residência artística na Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo/SP), em 2019. No vídeo, a artista apresenta os processos de realização da obra ‘Registro’, trabalho exposto na mostra Passeata, em abril do mesmo ano, na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

ACESSE AQUI a página da artista na Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …