Atelier do Artista: Leandra Espírito Santo

A artista Leandra Espírito Santo é de Volta Redonda, RJ, nasceu em 1983. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.

“Com os cabelos presos e um plástico envolvendo minha cabeça, deito em uma mesa com a cabeça virada para cima e fecho os olhos. As mãos de outro passam um líquido oleoso em minha pele e depois selam meus olhos com vaselina. Coloco dois canudos em meu nariz. As mãos do outro jogam camadas pastosas de gesso sobre meu rosto. Fecho a boca e estabilizo uma feição. A massa pastosa de gesso resfria meu rosto, deixando tudo escuro. Com o tempo, ela vai endurecendo e ficando quente. Durante vinte minutos, só respiro”.

 

Retirado do início do texto curatorial de Paola Fabres, na individual da artista “Só existo em terceira pessoa”, realizada em 2019, na Galeria Fernanda Perracini Milani, esse é o processo descrito por Leandra Espírito Santo para a realização de seus trabalhos que abordam a noção de autorrepresentação na contemporaneidade.

Figura 1: Terceira Pessoa, 2019. Letreiro de led rolante

 

“(…) a artista avisa-nos sobre um contexto de desaparecimento de especificidades e de uma multiplicação sistemática de imagens e valores. Desse modo, o cenário anunciado alerta-nos à intolerância ao que é plural e diverso. Ao replicar seu próprio rosto, acompanha sua subjetividade em vias de desaparecimento.” Paola Fabres

 

Figura 2: Lapso – da série Apagamento, 2017. Fotografia performada

 

As produções da artista transcorrem por diversas mídias, como performance, fotografia, vídeo, escultura, intervenção urbana. Por meio de linguagem cômica e irônica, a artista faz reflexões sobre nossos procedimentos cotidianos, dos mais complexos aos mais comuns, investigando a relação entre a arte e as diversas técnicas e tecnologias, relativizando seus usos e pensando na relação que mantemos com elas em nível de corpo e comportamento. Em 2017, iniciou pesquisa focada nas relações entre identidade, corpo e máquina, série de trabalhos em que pensa a autorrepresentação dentro das redes sociais.

 

Figura 3: Emoji-se, 2020. Resina (Art in progress)

 

A palavra “emoji” é de origem japonesa – junção dos elementos “e” (imagem) e “moji” (letra) – e significa uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa. O uso de “emojis” ganhou força a partir das relações em redes sociais e em comunicações de troca de mensagens instantânea. Em “Emoji-se” (2020), trabalho em processo neste período de quarentena, propõe pensar a relação entre corpo e virtualidade.

 

Figura 4: Série Natureza morta, 2019. Ferro, resina e comida

 

A série “Natureza Morta” é um processo de encapsulamento em grandes maciços de resina de alimentos que representam a alimentação comum e tradicional brasileira, trazendo referências tanto da rua, como o prato feito e a marmita, quanto caseiras como o arroz e feijão e os potes de plástico e vidro usados para armazenar alimentos. Esses alimentos em potencial decomposição traz uma relação com a morte que acaba sendo camuflada por uma imagem superficial, hiperestética, criada no trabalho, como uma negação do último estágio da morte, que seria o completo desaparecimento.

 

VEJA AQUI Vídeo do projeto #PorDentrodoAteliê, produzido pela artista Leandra Espírito Santo durante residência artística na Pivô Arte e Pesquisa (São Paulo/SP), em 2019. No vídeo, a artista apresenta os processos de realização da obra ‘Registro’, trabalho exposto na mostra Passeata, em abril do mesmo ano, na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

ACESSE AQUI a página da artista na Galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …