Ateliê do Artista: Patrizia D’Angello. Veja fotos e vídeo

E Tu Pisavas nos Astros Distraída, 2020

Patrizia D’Angello, São Paulo, SP, vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.

A artista é formada em Artes Cênicas pela Uni-Rio e em Moda pela Cândido Mendes. Desde 2008, desenvolve sua poética através das narrativas do cotidiano, incorpora elementos da vida, destacando, suas banalidades e relevâncias.

Em seus trabalhos, transita por diversos suportes como objetos, performance, fotografia, vídeo, sendo a pintura seu principal. Frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais no Parque Lage. De setembro de 2014 a março de 2015 esteve no programa de bolsa residência-intercâmbio na École Nationale Superieure des Beaux Arts de Paris. Foi indicada ao prêmio PIPA em 2012.

Dramalhão, 2018

Suas pinturas abrangem grandes temas da figuração, como o retrato, natureza morta e a paisagem. Patrizia retrata a realidade de forma exagerada e irônica, principalmente de seu cotidiano, ganhando intensidades em seus títulos, como “Matriarcado”, que pode ser lida como uma crítica direta a uma nova forma de sociedade, livre de machismos, utilizando como símbolo o icônico “fruto proibido”.

“E naquele Instante Tudo Parou” é uma pintura feita a partir de giz seco sobre papel, na qual a artista congela no tempo fragmentos de cenas de rua, principalmente, dos centros da cidade, como do Rio de Janeiro, onde tem uma quantidade grande de “camelôs” nas calçadas vendendo vastos produtos, desde biscoitos até coador de café.

E naquele Instante Tudo Parou, 2011

“Cores, luzes, pinceladas e gestos transformam essas narrativas, cenas e personagens, sem a pretensão de encerrar-se ou esconder-se sob uma camada de preciosidade ou virtuosismo técnico. Nisso ganham força, personalidade ou mesmo leve agressividade: são poéticas, encantadoras, irônicas e provocativas. Na saturação de uma persona-lidade (mais do que num estilo propriamente pessoal) vislumbramos talvez onde se encontre a “real” e verossímil face da artista.” – Ivair Reinaldim.

Em 2019, a partir de uma experiência de pintar ao ar livre no Jardim Botânico no Rio de Janeiro, a artista deu início a uma vasta produção de aquarelas de natureza morta, criando uma atmosfera onírica de ninfeias, relembrando seu período de residência em Paris. Para a artista, a produção desta série é como pintar a percepção da natureza.

Matriarcado, 2018

“Patrizia D’Angello tem trabalhado desde 2018 o cruzamento da fotografia com os cinco gêneros existentes da pintura: retrato, autorretrato, natureza-morta, paisagem e nu. Porém, em algumas obras é possível encontrar a interseção destes gêneros, com as quais a artista nos revela que esta formalidade pode ser subvertida. A sua preferência pela pintura a óleo, pastel seco e aquarela se dá pela possibilidade de manuseio e alterações durante o período em que está elaborando imagens com irônico realismo, a partir de referências de seus registros fotográficos ou apropriados de terceiros. Cenas corriqueiras adquirem uma determinada sofisticação com o olhar protagonista da artista, que aponta para os detalhes banais de algum canto de sua residência ou até mesmo as sobras de um prato de comida em uma churrascaria.” – Isabel Portella.

VEJA ABAIXO a artista em seu ateliê:

VISITE AQUI  a página da artista para maiores informações.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …