Quer comprar uma obra de arte mas tem muitas dúvidas sobre como fazer a seleção? A ArtRio desenvolveu um e-book com dicas, informações e o que você deve levar em conta neste momento. A publicação é gratuita e está disponível para download no site www.artrio.com.
A ArtRio foi pioneira e lançou, em 2018, o www.artrio.com, primeiro marketplace com o selo de confiança de uma feira de arte no mundo. Todas as obras comercializadas são de galerias que participam do evento. A venda online está ativa durante todo o ano, com ações especiais nas datas do calendário de arte, aberturas de mostras e também nas datas do varejo.
Ao entrar no ArtRio.com, o público poderá direcionar sua navegação com diferentes filtros, incluindo galeria, artista, obra e valor. A lista inclui pintura, fotografia, escultura, desenhos, instalação e videoarte. Os preços são indicados pelas galerias e o valor da entrega será de acordo com a localidade.
De acordo com o relatório “The Art Market 2019 – Art Basel and UBS”, o mercado de arte online alcançou um novo recorde em 2018, com a movimentação de US$ 6 bilhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Isso representa 9% do valor das vendas globais. As vendas online cresceram nas principais casas de leilão em 2018, enquanto as de segundo nível registraram 19% de suas vendas anuais online, com 74% por meio de plataformas de terceiros. Os revendedores informaram que fizeram 6% de suas vendas totais on-line em 2018, uma parte estável em 2017. Mais da metade (52%) deles foram para novos compradores, um aumento de 7% em 2018. Com base em uma pesquisa realizada em cinco mercados em 2018 , 93% dos colecionadores millenials (em geral nascidos entre 1979 e 1995) da High Net Worth (HNW) relataram que compraram obras de arte ou objetos de uma plataforma on-line, em comparação com a maioria dos baby boomers (nascidos entre as décadas de 1950 e 1960), que nunca haviam comprado arte on-line antes.