Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Foto de Anthony Kwan / Getty Images.

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte de protesto em seu pavilhão de desembarque, transformando o aeroporto em um estúdio de arte improvisado. Desde que a concentração começou na sexta-feira, centenas de manifestantes aumentaram para milhares, fazendo com que o aeroporto, que é um dos mais movimentados do mundo, cancelasse todos os voos que partiriam na segunda dia 12 de agosto.

Desde o início dos protestos, em 9 de junho, os cientistas estão se perguntando sobre seu papel, e muitos assumiram o trabalho de disseminar informações para o público em geral. No aeroporto, ativistas que se tornaram artistas criaram pinturas, ilustrações e gráficos para divulgar as razões de seu protesto. Os viajantes foram recebidos por manifestantes que gritavam “Free Hong Kong!” E foram entregues materiais educativos sobre o motivo da agitação civil contínua do território, que está entrando em sua décima semana.

Os manifestantes também estão traduzindo folhetos em diferentes idiomas, incluindo inglês, chinês, coreano e japonês. De acordo com a natureza democrática dos protestos, qualquer pessoa pode contribuir com sua arte de protesto para a causa, e todos são encorajados a compartilhá-la nas mídias sociais, incluindo Instagram, Telegram, Airdrop e LIHKG.

A arte de protesto no aeroporto variou de cartazes e adesivos a panfletos e vídeos informativos documentando a resposta cada vez mais violenta a manifestações de rua dos policiais de Hong Kong, que usaram gás lacrimogêneo e munição “não letal” para dispersar as aglomerações.

Ai Weiwei é o artista chinês de maior destaque que apoia os manifestantes. Enquanto ele está baseado na Europa, ele foi rápido em enviar membros de seu estúdio para Hong Kong para documentar os protestos. Os pesquisadores de Ai estão gravando imagens dramáticas, que ele diz que usará para produzir uma obra de arte ou um documentário. Enquanto isso, ele tem postado vídeos, incluindo manifestantes sendo trancados no teto de um prédio alto, em seu Instagram. 

“Estamos realmente na linha de frente; estamos lutando pelos direitos humanos, pela liberdade de expressão, e estamos lutando por todos os valores com os quais nos importamos [ao lado] das pessoas que também se importam com esses mesmos valores ”, disse Ai à BBC em uma entrevista de rádio na sexta-feira. Ele expressou preocupação com a crescente resposta aos protestos e temores de que os militares chineses em breve intervirão, colocando em risco a repetição do massacre de 1989 na Praça Tiananmen.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …