Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Foto de Anthony Kwan / Getty Images.

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte de protesto em seu pavilhão de desembarque, transformando o aeroporto em um estúdio de arte improvisado. Desde que a concentração começou na sexta-feira, centenas de manifestantes aumentaram para milhares, fazendo com que o aeroporto, que é um dos mais movimentados do mundo, cancelasse todos os voos que partiriam na segunda dia 12 de agosto.

Desde o início dos protestos, em 9 de junho, os cientistas estão se perguntando sobre seu papel, e muitos assumiram o trabalho de disseminar informações para o público em geral. No aeroporto, ativistas que se tornaram artistas criaram pinturas, ilustrações e gráficos para divulgar as razões de seu protesto. Os viajantes foram recebidos por manifestantes que gritavam “Free Hong Kong!” E foram entregues materiais educativos sobre o motivo da agitação civil contínua do território, que está entrando em sua décima semana.

Os manifestantes também estão traduzindo folhetos em diferentes idiomas, incluindo inglês, chinês, coreano e japonês. De acordo com a natureza democrática dos protestos, qualquer pessoa pode contribuir com sua arte de protesto para a causa, e todos são encorajados a compartilhá-la nas mídias sociais, incluindo Instagram, Telegram, Airdrop e LIHKG.

A arte de protesto no aeroporto variou de cartazes e adesivos a panfletos e vídeos informativos documentando a resposta cada vez mais violenta a manifestações de rua dos policiais de Hong Kong, que usaram gás lacrimogêneo e munição “não letal” para dispersar as aglomerações.

Ai Weiwei é o artista chinês de maior destaque que apoia os manifestantes. Enquanto ele está baseado na Europa, ele foi rápido em enviar membros de seu estúdio para Hong Kong para documentar os protestos. Os pesquisadores de Ai estão gravando imagens dramáticas, que ele diz que usará para produzir uma obra de arte ou um documentário. Enquanto isso, ele tem postado vídeos, incluindo manifestantes sendo trancados no teto de um prédio alto, em seu Instagram. 

“Estamos realmente na linha de frente; estamos lutando pelos direitos humanos, pela liberdade de expressão, e estamos lutando por todos os valores com os quais nos importamos [ao lado] das pessoas que também se importam com esses mesmos valores ”, disse Ai à BBC em uma entrevista de rádio na sexta-feira. Ele expressou preocupação com a crescente resposta aos protestos e temores de que os militares chineses em breve intervirão, colocando em risco a repetição do massacre de 1989 na Praça Tiananmen.

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …