Artistas transformam o aeroporto de Hong Kong em um estúdio de arte de protesto como manifestações antigovernamentais

Foto de Anthony Kwan / Getty Images.

Artistas se juntaram aos manifestantes que ocupavam o Aeroporto Internacional de Hong Kong no fim de semana para criar arte de protesto em seu pavilhão de desembarque, transformando o aeroporto em um estúdio de arte improvisado. Desde que a concentração começou na sexta-feira, centenas de manifestantes aumentaram para milhares, fazendo com que o aeroporto, que é um dos mais movimentados do mundo, cancelasse todos os voos que partiriam na segunda dia 12 de agosto.

Desde o início dos protestos, em 9 de junho, os cientistas estão se perguntando sobre seu papel, e muitos assumiram o trabalho de disseminar informações para o público em geral. No aeroporto, ativistas que se tornaram artistas criaram pinturas, ilustrações e gráficos para divulgar as razões de seu protesto. Os viajantes foram recebidos por manifestantes que gritavam “Free Hong Kong!” E foram entregues materiais educativos sobre o motivo da agitação civil contínua do território, que está entrando em sua décima semana.

Os manifestantes também estão traduzindo folhetos em diferentes idiomas, incluindo inglês, chinês, coreano e japonês. De acordo com a natureza democrática dos protestos, qualquer pessoa pode contribuir com sua arte de protesto para a causa, e todos são encorajados a compartilhá-la nas mídias sociais, incluindo Instagram, Telegram, Airdrop e LIHKG.

A arte de protesto no aeroporto variou de cartazes e adesivos a panfletos e vídeos informativos documentando a resposta cada vez mais violenta a manifestações de rua dos policiais de Hong Kong, que usaram gás lacrimogêneo e munição “não letal” para dispersar as aglomerações.

Ai Weiwei é o artista chinês de maior destaque que apoia os manifestantes. Enquanto ele está baseado na Europa, ele foi rápido em enviar membros de seu estúdio para Hong Kong para documentar os protestos. Os pesquisadores de Ai estão gravando imagens dramáticas, que ele diz que usará para produzir uma obra de arte ou um documentário. Enquanto isso, ele tem postado vídeos, incluindo manifestantes sendo trancados no teto de um prédio alto, em seu Instagram. 

“Estamos realmente na linha de frente; estamos lutando pelos direitos humanos, pela liberdade de expressão, e estamos lutando por todos os valores com os quais nos importamos [ao lado] das pessoas que também se importam com esses mesmos valores ”, disse Ai à BBC em uma entrevista de rádio na sexta-feira. Ele expressou preocupação com a crescente resposta aos protestos e temores de que os militares chineses em breve intervirão, colocando em risco a repetição do massacre de 1989 na Praça Tiananmen.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …