Artistas participam do projeto ContemporâneasVivara

Empena de Hanna Lucatelli e Ryane Leão para ContemporâneasVivara na Av Santo Amaro 653

A primeira edição do ContemporâneasVivara volta sua atenção para São Paulo em um convite a três artistas – Hanna Lucatelli, Ryane Leão e Verena Smit – para criar intervenções simbólicas por meio da linguagem visual. Propondo a ressignificação do espaço público e criando novas imagens dentro da paisagem urbana, o projeto com patrocínio da Vivara mistura poesias, grafites e instalações em novas experimentações dentro da cidade desde setembro.

Urbano, vibrante e plural, a ideia também reforça a importância do protagonismo e da representatividade feminina. Sob curadoria de Vivi Villanova, youtuber de um dos principais canais brasileiros de arte, conhecido como vivieuvi, e idealizado por  Stefania Dzwigalska, produtora e sócia da Tetê-à-Tetê, o ContemporâneasVivara conta com 90% de sua equipe formada por mulheres. O projeto valoriza as raízes femininas e a partir de um olhar sensível, possibilita novas caminhos de presença e expansão deste olhar para o mundo.

A ideia partiu do princípio de olhar o mundo de fora e os ciclos, de dentro, contemplando toda a potência desses processos. As primeira ideias vieram através de uma tela, mas com a atenção voltada ao humano que sempre se expande e se adapta. Patrocinada pela Vivara, o projeto de arte pública representa um cuidado especial com a fala feminina, com um momento de reflexão e uma ressignificação dos espaços. “Compreendemos a importância de valorizar ainda mais a arte e a criatividade em momentos como este. Com o projeto ContemporâneasVivara, vemos a possibilidade de tornar as criações de mulheres mais acessíveis para todos, fazendo parte da vida cotidiana da cidade”, explica a diretora de marketing da Vivara, Marina Kaufman.

A artista Hanna Lucatelli, responsável por alguns dos mais marcantes painéis do Elevado, no centro de São Paulo, uniu seus traços e cores às palavras da poetisa e educadora Ryane Leão para a criação de cinco murais. As empenas e muros ficarão distribuídas em endereços distintos, porém um se conecta ao outro. Três deles já estão prontos, Beco do Batman, um em frente a Praça Pôr do Sol e outro na Avenida Santo Amaro.

Já Verena Smit, fotógrafa, comunicadora e multiartista de olhar sensível, é a autora de dez instalações com permanência de dois meses, espalhadas pela ciclofaixa da Marginal Pinheiros que podem ser vistas pela plataforma da CPTM. A ideia é produzir instalações com poesias, que apesar de interligadas, podem ser compreendidas separadamente.

Além disso, a ContemporâneasVivara acontece simultaneamente no digital. A galeria de todas as obras ficará disponível por meio da hashtag “#contemporaneasvivara”, estratégia para potencializar a experiência do real, reverberando ainda mais o projeto de arte pública nas mídias sociais. Para os interessados, a galeria também estará disponível integralmente no site contemporaneasvivara.com.br.

O ContemporâneasVivara  se espalha por espaços públicos, reinventando paisagens e propondo uma nova relação com o urbano.

Primeira das nove instalações de Verena Smit que ficarão disponíveis na Ciclofaixa da Marginal Pinheiros – créditos: Camila Tuon

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …