Artistas participam do projeto ContemporâneasVivara

Empena de Hanna Lucatelli e Ryane Leão para ContemporâneasVivara na Av Santo Amaro 653

A primeira edição do ContemporâneasVivara volta sua atenção para São Paulo em um convite a três artistas – Hanna Lucatelli, Ryane Leão e Verena Smit – para criar intervenções simbólicas por meio da linguagem visual. Propondo a ressignificação do espaço público e criando novas imagens dentro da paisagem urbana, o projeto com patrocínio da Vivara mistura poesias, grafites e instalações em novas experimentações dentro da cidade desde setembro.

Urbano, vibrante e plural, a ideia também reforça a importância do protagonismo e da representatividade feminina. Sob curadoria de Vivi Villanova, youtuber de um dos principais canais brasileiros de arte, conhecido como vivieuvi, e idealizado por  Stefania Dzwigalska, produtora e sócia da Tetê-à-Tetê, o ContemporâneasVivara conta com 90% de sua equipe formada por mulheres. O projeto valoriza as raízes femininas e a partir de um olhar sensível, possibilita novas caminhos de presença e expansão deste olhar para o mundo.

A ideia partiu do princípio de olhar o mundo de fora e os ciclos, de dentro, contemplando toda a potência desses processos. As primeira ideias vieram através de uma tela, mas com a atenção voltada ao humano que sempre se expande e se adapta. Patrocinada pela Vivara, o projeto de arte pública representa um cuidado especial com a fala feminina, com um momento de reflexão e uma ressignificação dos espaços. “Compreendemos a importância de valorizar ainda mais a arte e a criatividade em momentos como este. Com o projeto ContemporâneasVivara, vemos a possibilidade de tornar as criações de mulheres mais acessíveis para todos, fazendo parte da vida cotidiana da cidade”, explica a diretora de marketing da Vivara, Marina Kaufman.

A artista Hanna Lucatelli, responsável por alguns dos mais marcantes painéis do Elevado, no centro de São Paulo, uniu seus traços e cores às palavras da poetisa e educadora Ryane Leão para a criação de cinco murais. As empenas e muros ficarão distribuídas em endereços distintos, porém um se conecta ao outro. Três deles já estão prontos, Beco do Batman, um em frente a Praça Pôr do Sol e outro na Avenida Santo Amaro.

Já Verena Smit, fotógrafa, comunicadora e multiartista de olhar sensível, é a autora de dez instalações com permanência de dois meses, espalhadas pela ciclofaixa da Marginal Pinheiros que podem ser vistas pela plataforma da CPTM. A ideia é produzir instalações com poesias, que apesar de interligadas, podem ser compreendidas separadamente.

Além disso, a ContemporâneasVivara acontece simultaneamente no digital. A galeria de todas as obras ficará disponível por meio da hashtag “#contemporaneasvivara”, estratégia para potencializar a experiência do real, reverberando ainda mais o projeto de arte pública nas mídias sociais. Para os interessados, a galeria também estará disponível integralmente no site contemporaneasvivara.com.br.

O ContemporâneasVivara  se espalha por espaços públicos, reinventando paisagens e propondo uma nova relação com o urbano.

Primeira das nove instalações de Verena Smit que ficarão disponíveis na Ciclofaixa da Marginal Pinheiros – créditos: Camila Tuon

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …