Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Protestos anti-governo em Havana, Cuba | FOTO: Reprodução

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote da exposição apoiada pelo governo. Vários artistas desistiram da bienal, cuja abertura está marcada para o dia 21 de novembro.

No ano passado, o governo cubano reprimiu artistas e escritores, chegando a prender ou deportar vários críticos declarados do governo. Em julho deste ano, milhares de cubanos lotaram as ruas de Havana, em um dos maiores protestos ocorridos desde 1959. Pouco depois, as autoridades estaduais aprovaram um novo decreto limitando o uso das redes sociais. Os provedores de Internet foram obrigados a interromper o acesso a qualquer usuário acusado de apoiar os protestos pacíficos.

Nesse mesmo mês, foi anunciado que a 14ª edição da Bienal de Havana seguiria conforme o planejado (sob o título “Futuro e Contemporaneidade”), fazendo com que lideranças culturais exigissem o cancelamento do evento.

“As instituições e funcionários que organizam a 14ª Bienal de Havana são os mesmos que se recusaram a nos ouvir”, diz uma carta aberta divulgada em outubro. “Eles toleraram e participaram da violência perpetrada contra os trabalhadores culturais cubanos que buscam maior autonomia para a cultura cubana e direitos civis para nossos cidadãos. Os problemas que enfrentamos não podem ser reduzidos a um caso isolado de censura. Estamos lutando contra um esforço sistêmico do governo cubano para silenciar aqueles que pensam de forma diferente. A vida das pessoas do campo cultural está em risco”.

A carta foi assinada por centenas de trabalhadores culturais de todo o mundo, incluindo os artistas Teresita Fernandez, Walid Raad, Coco Fusco e Tania Bruguera. Bruguera, que foi preso várias vezes este ano por protestar contra as leis de censura de Cuba, tem sido um dos principais defensores da campanha de boicote que está se espalhando nas redes sociais sob o #NoALaBienalDeLaHabana.

Os artistas Julie Mehretu, Theaster Gates e Marina Abramović, assim como o curador Hans Ulrich Obrist, estão entre as figuras de destaque que publicaram seu apoio à campanha.

Vários participantes desde então desistiram da exposição. No Instagram, Bruguera disse que os artistas Yazmany Arboleda, Abel Azcona e Joiri Minaya não iriam mais exibir seus trabalhos na bienal. Os curadores Nicolas Bourriaud e Ursula Biemann também se recusaram a participar de eventos relacionados, segundo Bruguera.

“Concluí que é difícil, contraditório, até hipócrita, fazer parte de um evento organizado por um regime que viola as liberdades do artista dissidente; que tortura, aprisiona e deporta artistas por fazerem seu trabalho ou expressarem suas opiniões ”, escreveu Minaya, uma artista multidisciplinar dominicano-americana, em um comunicado.

Um representante da Bienal de Havana não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

A edição de 2018 da bienal enfrentou protestos semelhantes. Uma carta aberta assinada por Bruguera, Luis Manuel Otero Alcántara e Yanelys Nuñez Leyva – os organizadores da alternativa # 00Bienal de Havana – foi enviada a todos os artistas convidados a participar da exposição. Os signatários pediram movimento contra o Decreto 349, uma lei de censura aprovada pela primeira vez pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel naquele ano que permite ao governo do país controlar quais tipos de arte podem ser exibidos e vendidos. A lei também criminalizou a atividade cultural independente. Em um comunicado, a Anistia Internacional chamou a legislação de “distópica” e disse: “Em vez de consolidar seu controle sobre os artistas, as autoridades cubanas deveriam estar fazendo mudanças progressivas para proteger os direitos humanos”.

Compartilhar:
Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …