Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Empena gigante assinada por Daiara Tukano em Belo Horizonte Imagem: Divulgação

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto através da arte

 

Entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, quatro artistas se dedicaram à pintura de empenas no hipercentro da cidade de Belo Horizonte. Perto do céu, em guindastes, os artistas enfrentaram o calor dos últimos dias para levar mais vida aos prédios de até 2 mil metros quadrados.

Com seleção de artistas de diversas regiões brasileiras e realidades étnico-sociais, esse  ano, o CURA – Circuito de Arte Urbana, faz história ao revelar o primeiro nome indígena a estampar uma empena gigante no mundo. Daiara Hori, nome tradicional Duhigô, pertence ao clã Uremiri Hãusiro Parameri do povo Yepá Mahsã, mais conhecido como Tukano. Em prédio de 1.000 metros quadrados no Edifício Levy (Centro de Belo Horizonte) a artista ilustra a cultura e espiritualidade de seu povo. Colorida e vibrante, em um momento tão delicado para o Pantanal Brasileiro, a obra traz a Selva Mãe segurando o Menino Rio para lembrar a importância da preservação da natureza e a relação de dependência entre a água e as florestas.  Nas palavras de Daiara, “os rios são os avôs, todo avô já foi menino e todo rio tem mãe. E essa mãe é a mãe natureza”. Com essa intervenção, Daiara coroa uma carreira que articula as linguagens artísticas com a comunicação em prol dos direitos indígenas, incluindo exposições em diversas partes do país e o trabalho como co-ordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil.

ambém trazendo esse olhar maternal, agora na figura da mãe humana, o artista Robinho Santana de Diadema (SP) leva para um mural de quase 2 mil metros quadrados no Edifício Itamaraty, a imagem de uma mãe negra e seus dois filhos, trazendo um pouco da força e do afeto da figura da mãe. A obra também traz uma frase de “A Música da Mãe”, do rapper Djonga, um grande nome da cena contemporânea de Belo Horizonte. “Espero poder deixar algo positivo para a cidade. São 25 andares da minha verdade sobre a parede, eu nunca trabalhei tanto. Poucas vezes me vi tão realizado”, conta o artista em sua rede social.

Obra do artista Robinho Santana

Representando Belo Horizonte, a artista Lidia Viber também está entre os nomes que assinam as novas empenas, levando seus traços, cores e experiência de quase 20 anos de trajetória na arte. Em um mural de mais de 650 metros quatros no Edifício Cartacho, a artista natural de BH mistura as vertentes da arte de rua e do surrealismo para criar uma obra lúdica e questionadora, que dialoga com sua trajetória de mulher em um espaço ainda dominado por homens. “O desafio foi o contato com um novo tamanho e suporte, que vai além da nossa zona de conforto. Foi desafiador, mas o sentimento maior é uma alegria e uma euforia de deixar um trabalho tão lindo para a minha cidade”, divide Lidia.

Obra da artista Lidia Viber

Com trabalho que aborda símbolos tradicionais da cultura negra, o artista Diego Mouro, de São Bernardo (SP), levou ao Cura o seu novo tema de estudo: os afetos pretos do cotidiano. No mural com  428,9m² metros quadrados no Edifício Almeida, que traz a imagem de homem negro trançando o cabelo de outro, Diego relembra a importância do cuidado para a população negra e resgata a poesia que existe no ordinário. “A arte da empena traz o afeto entre homens pretos de forma não sexualizada”, diz Diego.

Obra do artista Diego Mouro

Todas as obras são visíveis da Rua Sapucaí, bairro Floresta, consolidando o Mirante CURA na rua Sapucaí com 14 murais gigantes. Por conta da pandemia, o restante da programação acontece exclusivamente  online.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …

Notícias - 02/10/2020

Inhotim lança projeto de comissionamento de obras em espaços digitais

Marilá Dardot é a primeira a ocupar painéis de LED em Belo Horizonte
 Sempre colocando a arte no papel de refletir …