Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Empena gigante assinada por Daiara Tukano em Belo Horizonte Imagem: Divulgação

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto através da arte

 

Entre os dias 22 de setembro e 04 de outubro, quatro artistas se dedicaram à pintura de empenas no hipercentro da cidade de Belo Horizonte. Perto do céu, em guindastes, os artistas enfrentaram o calor dos últimos dias para levar mais vida aos prédios de até 2 mil metros quadrados.

Com seleção de artistas de diversas regiões brasileiras e realidades étnico-sociais, esse  ano, o CURA – Circuito de Arte Urbana, faz história ao revelar o primeiro nome indígena a estampar uma empena gigante no mundo. Daiara Hori, nome tradicional Duhigô, pertence ao clã Uremiri Hãusiro Parameri do povo Yepá Mahsã, mais conhecido como Tukano. Em prédio de 1.000 metros quadrados no Edifício Levy (Centro de Belo Horizonte) a artista ilustra a cultura e espiritualidade de seu povo. Colorida e vibrante, em um momento tão delicado para o Pantanal Brasileiro, a obra traz a Selva Mãe segurando o Menino Rio para lembrar a importância da preservação da natureza e a relação de dependência entre a água e as florestas.  Nas palavras de Daiara, “os rios são os avôs, todo avô já foi menino e todo rio tem mãe. E essa mãe é a mãe natureza”. Com essa intervenção, Daiara coroa uma carreira que articula as linguagens artísticas com a comunicação em prol dos direitos indígenas, incluindo exposições em diversas partes do país e o trabalho como co-ordenadora da Rádio Yandê, primeira web-rádio indígena do Brasil.

ambém trazendo esse olhar maternal, agora na figura da mãe humana, o artista Robinho Santana de Diadema (SP) leva para um mural de quase 2 mil metros quadrados no Edifício Itamaraty, a imagem de uma mãe negra e seus dois filhos, trazendo um pouco da força e do afeto da figura da mãe. A obra também traz uma frase de “A Música da Mãe”, do rapper Djonga, um grande nome da cena contemporânea de Belo Horizonte. “Espero poder deixar algo positivo para a cidade. São 25 andares da minha verdade sobre a parede, eu nunca trabalhei tanto. Poucas vezes me vi tão realizado”, conta o artista em sua rede social.

Obra do artista Robinho Santana

Representando Belo Horizonte, a artista Lidia Viber também está entre os nomes que assinam as novas empenas, levando seus traços, cores e experiência de quase 20 anos de trajetória na arte. Em um mural de mais de 650 metros quatros no Edifício Cartacho, a artista natural de BH mistura as vertentes da arte de rua e do surrealismo para criar uma obra lúdica e questionadora, que dialoga com sua trajetória de mulher em um espaço ainda dominado por homens. “O desafio foi o contato com um novo tamanho e suporte, que vai além da nossa zona de conforto. Foi desafiador, mas o sentimento maior é uma alegria e uma euforia de deixar um trabalho tão lindo para a minha cidade”, divide Lidia.

Obra da artista Lidia Viber

Com trabalho que aborda símbolos tradicionais da cultura negra, o artista Diego Mouro, de São Bernardo (SP), levou ao Cura o seu novo tema de estudo: os afetos pretos do cotidiano. No mural com  428,9m² metros quadrados no Edifício Almeida, que traz a imagem de homem negro trançando o cabelo de outro, Diego relembra a importância do cuidado para a população negra e resgata a poesia que existe no ordinário. “A arte da empena traz o afeto entre homens pretos de forma não sexualizada”, diz Diego.

Obra do artista Diego Mouro

Todas as obras são visíveis da Rua Sapucaí, bairro Floresta, consolidando o Mirante CURA na rua Sapucaí com 14 murais gigantes. Por conta da pandemia, o restante da programação acontece exclusivamente  online.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …