Artista surrealista inspira tema da próxima Bienal de Veneza

A curadora e diretora artística da próxima Bienal de Veneza, Cecilia Alemani, anunciou o título e o tema da 59ª edição da prestigiada mostra internacional de arte.

A bienal se chamará “The Milk of Dreams”, nome emprestado de um livro da artista surrealista Leonora Carrington. Enquanto vivia no México na década de 1950, a artista inventou e ilustrou uma série de contos misteriosos que, segundo Alemani, descrevem “um mundo mágico onde a vida é constantemente repensada pelo prisma da imaginação, e onde todos podem mudar, serem transformados, tornarem-se outra coisa e outra pessoa. ”

A exposição, pela qual Alemani promete levar o público a uma jornada igualmente imaginativa e transformadora, será exibida em Veneza de 23 de abril a 27 de novembro de 2022. Ela estava originalmente programada para acontecer este ano, mas foi adiada devido à pandemia.

Alemani, que é a primeira italiana e a quinta mulher a comandar o evento, disse em um comunicado que o conceito da exposição tem se baseado em conversas que ela mantém com artistas desde que foi nomeada para o cargo em janeiro passado. “As questões que iam surgindo parecem captar esse momento da história, em que a própria sobrevivência da espécie está ameaçada, mas também resumir dúvidas que permeiam as ciências, as artes e os mitos de nosso tempo. Como está mudando a definição do humano? O que constitui a vida e o que diferencia animais, plantas, humanos e não humanos? Quais são nossas responsabilidades para com o planeta, outras pessoas e os outros organismos com os quais vivemos? E como seria a vida e a Terra sem nós?”, questiona.

A curadora Cecilia Alemani | FOTO: Andrea Avezzù / Cortesia La Biennale di Venezia

A exposição terá como foco três temas principais: a representação dos corpos e suas metamorfoses; a relação entre indivíduos e tecnologias; e a conexão entre os corpos e a Terra.

A curadora também expandiu os links para os contos misteriosos de Carrington que serviram como um ponto de partida para o conceito. “Contada em um estilo onírico que parecia aterrorizar jovens e velhos, as histórias de Carrington descrevem um mundo liberto, repleto de possibilidades”, diz Alemani. “Mas é também a alegoria de um século que impôs uma pressão insuportável sobre o indivíduo, forçando Carrington a uma vida de exílio: trancada em hospitais psiquiátricos, um objeto eterno de fascínio e desejo, mas também uma figura de poder e mistério surpreendente, sempre fugindo das restrições de uma identidade fixa e coerente”.

O presidente da bienal, Cicutto, disse em um comunicado que o conceito de Alemani está vinculado ao título da bienal de arquitetura em andamento em Veneza, Como vamos viver juntos?. “Essas duas escolhas são produto dos tempos atuais, que carecem de certezas e sobrecarregam a humanidade com imensas responsabilidades”, afirmou. Após uma exposição temporária que investigou a história da bienal no verão passado, da qual Alemani foi co-curadora, o presidente acrescentou que o ponto de partida para a próxima bienal parece ser “a reinvenção de relações novas e mais sustentáveis ​​entre os indivíduos e o universo em que vivemos”.

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Casal gay dentro de carro chama atenção na ArtBasel

Um casal de negociantes de arte dorme aninhado no carro em frente ao salão de exposições. Com sua instalação Outsiders, …

Notícias - 23/09/2021

Frida Kahlo prestes a quebrar recorde (De Rivera!) em leilão

Um autorretrato de Frida Kahlo deve quebrar recordes em um leilão ainda este ano. A Sotheby’s oferecerá Diego y yo …

Notícias - 23/09/2021

Bienal do Mercosul divulga artistas selecionados na Chamada Aberta

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul, apresentada pelo Santander, …

Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …