Artista revela sua nova escultura, enquanto discussão sobre racismos e seus monumentos cresce no Reino Unido

Thomas J Price, que também está trabalhando em um memorial de Windrush, diz que a figura de umA manifestante em Bristol foi um golpe

Que tipo de estátua pode representar mulheres negras britânicas hoje em dia? É uma pergunta que o escultor Thomas J Price acredita ter respondido.

Após a polêmica aparição da estátua de uma manifestante do Black Lives Matter no pedestal anteriormente ocupado por uma efígie de Edward Colston em Bristol na última semana, Price divulgou um novo trabalho destinado ao leste de Londres.

Reaching Out mostra uma mulher olhando para o celular e pretende ser uma “mulher comum” negra, mostrada em uma pose descontraída e moderna.

“Era importante para mim não ter que cumprir uma certa expectativa, como a ideia de que você teria que ser um atleta de ponta, ou um Pantera Negra ou um político para estar lá em cima”, disse Price. “É um personagem fictício baseado em várias referências. Eu tenho alguém como modelo, mas ela permanece anônima.

“Todos os personagens do meu trabalho são anônimos. Quero mostrar algo sobre o mundo interior deles, e não sobre seus papéis públicos. Eu quero mostrar às pessoas em um momento natural. Isso pode parecer vulnerável, mas é realmente forte, porque não há status.”

Price, que recentemente foi contratado para fazer uma estátua para comemorar a geração Windrush da prefeitura de Hackney, ficou irritado com a intervenção noturna do artista Marc Quinn na semana passada em Bristol.

A escultura de Jen Quid, de Marc Quinn, antes de ser retirada na semana passada. Fotografia: James Veysey / REX / Shutterstock

“Quinn efetivamente colonizou aquele espaço em Bristol novamente de uma maneira que sabotou o processo que estava acontecendo na cidade”, disse Price. “Não me arrependo do que disse, porque sinto que foi uma estratégia projetada para aumentar seu próprio perfil, apesar do que ele diz sobre querer mostrar lealdade. E era uma estratégia que ele tinha dinheiro para entrar e fazer sem pedir.”

Price, 39 anos, acredita que sua estátua de bronze pode suportar o peso da expectativa em um contexto que se tornou fortemente politizado. A estátua do comerciante de escravos e filantropo Colston foi demolida e jogada no porto de Bristol no mês passado. Então Quinn, um artista mais conhecido por um busto que ele fez de sangue congelado, substituiu-o da noite para o dia por uma estátua que ele havia feito de uma digitalização 3D de Jen Reid, recriando o momento em que a manifestante estava no pedestal vazio, dando a saudação ao poder negro.

A estátua de Quinn foi derrubada e o artista foi convidado a pagar as despesas do conselho da cidade. Marvin Rees, prefeito de Bristol, ordenou sua remoção, dizendo que o povo de Bristol deveria escolher o que estava lá.

Price considera a ação de guerrilha da noite de Quinn como seriamente mal avaliada. “Foi um caso claro de oportunismo. Era uma ótima imagem, eu concordo, mas a ideia de que ela pretendia apenas iniciar um debate eu não acredito. Quinn poderia ter feito isso anonimamente, mas ele se colocou no centro disso ”, disse ele.

Thomas J Price trabalhando no modelo original de Reaching Out. Foto: Adam Kaleta

A última estátua de Price será uma das poucas na Grã-Bretanha de mulheres negras. As de Londres já incluem uma de destaque da enfermeira de guerra da Crimeia, Mary Seacole, do lado de fora do hospital de St. Thomas e uma de uma mulher e criança em Stockwell Gardens, sul de Londres.

Demorou dois anos para arrecadar fundos para produzir Reaching Out, disse Price, e a estátua estava sendo lançada em tamanho real em uma fundição em Farnham, Surrey.

Depois de erigida em 5 de agosto em Three Mills Green, em Stratford, a estátua de 3 metros ocupará seu lugar como parte do aclamado passeio público de arte chamado The Line.

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …