Artista revela sua nova escultura, enquanto discussão sobre racismos e seus monumentos cresce no Reino Unido

Thomas J Price, que também está trabalhando em um memorial de Windrush, diz que a figura de umA manifestante em Bristol foi um golpe

Que tipo de estátua pode representar mulheres negras britânicas hoje em dia? É uma pergunta que o escultor Thomas J Price acredita ter respondido.

Após a polêmica aparição da estátua de uma manifestante do Black Lives Matter no pedestal anteriormente ocupado por uma efígie de Edward Colston em Bristol na última semana, Price divulgou um novo trabalho destinado ao leste de Londres.

Reaching Out mostra uma mulher olhando para o celular e pretende ser uma “mulher comum” negra, mostrada em uma pose descontraída e moderna.

“Era importante para mim não ter que cumprir uma certa expectativa, como a ideia de que você teria que ser um atleta de ponta, ou um Pantera Negra ou um político para estar lá em cima”, disse Price. “É um personagem fictício baseado em várias referências. Eu tenho alguém como modelo, mas ela permanece anônima.

“Todos os personagens do meu trabalho são anônimos. Quero mostrar algo sobre o mundo interior deles, e não sobre seus papéis públicos. Eu quero mostrar às pessoas em um momento natural. Isso pode parecer vulnerável, mas é realmente forte, porque não há status.”

Price, que recentemente foi contratado para fazer uma estátua para comemorar a geração Windrush da prefeitura de Hackney, ficou irritado com a intervenção noturna do artista Marc Quinn na semana passada em Bristol.

A escultura de Jen Quid, de Marc Quinn, antes de ser retirada na semana passada. Fotografia: James Veysey / REX / Shutterstock

“Quinn efetivamente colonizou aquele espaço em Bristol novamente de uma maneira que sabotou o processo que estava acontecendo na cidade”, disse Price. “Não me arrependo do que disse, porque sinto que foi uma estratégia projetada para aumentar seu próprio perfil, apesar do que ele diz sobre querer mostrar lealdade. E era uma estratégia que ele tinha dinheiro para entrar e fazer sem pedir.”

Price, 39 anos, acredita que sua estátua de bronze pode suportar o peso da expectativa em um contexto que se tornou fortemente politizado. A estátua do comerciante de escravos e filantropo Colston foi demolida e jogada no porto de Bristol no mês passado. Então Quinn, um artista mais conhecido por um busto que ele fez de sangue congelado, substituiu-o da noite para o dia por uma estátua que ele havia feito de uma digitalização 3D de Jen Reid, recriando o momento em que a manifestante estava no pedestal vazio, dando a saudação ao poder negro.

A estátua de Quinn foi derrubada e o artista foi convidado a pagar as despesas do conselho da cidade. Marvin Rees, prefeito de Bristol, ordenou sua remoção, dizendo que o povo de Bristol deveria escolher o que estava lá.

Price considera a ação de guerrilha da noite de Quinn como seriamente mal avaliada. “Foi um caso claro de oportunismo. Era uma ótima imagem, eu concordo, mas a ideia de que ela pretendia apenas iniciar um debate eu não acredito. Quinn poderia ter feito isso anonimamente, mas ele se colocou no centro disso ”, disse ele.

Thomas J Price trabalhando no modelo original de Reaching Out. Foto: Adam Kaleta

A última estátua de Price será uma das poucas na Grã-Bretanha de mulheres negras. As de Londres já incluem uma de destaque da enfermeira de guerra da Crimeia, Mary Seacole, do lado de fora do hospital de St. Thomas e uma de uma mulher e criança em Stockwell Gardens, sul de Londres.

Demorou dois anos para arrecadar fundos para produzir Reaching Out, disse Price, e a estátua estava sendo lançada em tamanho real em uma fundição em Farnham, Surrey.

Depois de erigida em 5 de agosto em Three Mills Green, em Stratford, a estátua de 3 metros ocupará seu lugar como parte do aclamado passeio público de arte chamado The Line.

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …