Artista processa o Vaticano por uso de obras em selos

Artist Alessia Babrow holds the Vatican stamps next to her street art during an interview with the Associated Press, at the Vatican, Friday, May 14, 2021. One night in early 2019, Rome street artist Babrow glued a stylized image of Christ she had made to a bridge near the Vatican. A year later, she was shocked to learn that the Vatican had used her image, featuring her hallmark heart emblazoned across Christ’s chest, as its 2020 Easter postage stamp. (AP Photo/Andrew Medichini)

Uma artista de rua em Roma está processando o Vaticano pelo uso de sua obra em um selo postal da Páscoa de 2020 emitido pelo país. De acordo com um relatório da Associated Press, a artista Alessia Babrow está pedindo € 130.000 por danos do escritório de telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano, alegando que lucrou com seu trabalho e violou sua intenção original.

A obra em questão apresenta Jesus Cristo com os braços levantados e um coração no peito que contém as palavras “Just Use It”. Faz parte de uma série de imagens semelhantes que Babrow vem criando desde 2013, e a artista disse que colou esta obra em particular em uma ponte perto do Vaticano em 2019.

“O verdadeiro choque é que você não espera certas coisas de certas organizações”, disse Babrow à AP sobre os selos do Vaticano.

Mauro Lanfranconi, advogado que representa Babrow no processo, disse à AP que o Vaticano, ao colocar a obra de Babrow em um selo para promover essencialmente a Igreja Católica, “distorceu irrevogavelmente” o propósito inicial do artista e a visão da obra, que ela descreve como um esforço para “promover a inteligência e o cérebro do coração”.

A agência de selos do Vaticano e sua assessoria de imprensa se recusaram a comentar o processo à AP.

Depois que o Vaticano imprimiu 80.000 selos com a imagem de Babrow e os colocou à venda em seus correios por € 1,15 cada, os advogados de Babrow disseram que tentaram entrar em contato com o escritório filatélico e numismático da instituição. O Vaticano, disseram os advogados, não respondeu à carta ou e-mail.

A possibilidade de sucesso do processo de Babrow, no entanto, pode ser complicada por uma decisão recente em um caso relacionado a outra obra de arte de rua de Banksy. No início deste mês, o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia decidiu contra os esforços do artista para registrar sua famosa imagem de um macaco usando uma placa sanduíche que diz: “Ria agora, mas um dia estaremos no comando”. A decisão do EUIPO citou especificamente a exibição da obra em espaços públicos, permitindo que fosse livremente “fotografada pelo público em geral e amplamente divulgada”.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …