Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

Edward VII e Nicholas II, 1908

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 premia, anualmente, empreendedores, criadores, game-changers abaixo dos 30 anos. Os eleitos estão divididos em mais de 10 categorias, e a mineira, de apenas 26 anos, foi a selecionada na categoria de arte.

Conhecida como a mestre da colorização, a artista mineira de apenas 26 anos conquistou o mundo transformando fotografias históricas. O que antes eram imagens desgastadas e em preto e branco, ganharam cores, nuances do tipo de tecido e uma contextualização nunca antes vistas.

Pioneira e autodidata, a carreira inesperada surgiu enquanto fazia faculdade de Relações Internacionais. Nas horas vagas, unia sua paixão por história e edição de fotos e passava o tempo restaurando imagens antigas. Ao postar o resultado no Twitter em 2015, seu trabalho viralizou, ganhou repercussão internacional e passou a se dedicar a esse talento.

A maior parte das pessoas já se deparou na internet com imagens clássicas que foram restauradas por Marina Amaral. Figuras como rainha Elizabeth II, Annie Oakley, Albert Einstein, Rasputin, Marie Curie, Abraham Lincoln, Amelia Earhart, e até mesmo os nove grandes reis reunidos em Windsor para o funeral de Eduardo VII.

Mas a fotografia restaurada e colorida é apenas parte do seu trabalho. Quando posta uma nova imagem trabalhada ela vai acompanhada por um contexto e a história que há por trás dela. Além das técnicas empregadas, há uma pesquisa por trás. Quando as fotos são históricas, a artista entra em contato com historiadores que são capazes de contextualizar tons da época, roupas e tecidos mais utilizados no período, assim como outras características, mapeando todas as informações que possam contribuir com o processo.

Seu talento somado à essa preocupação a faz ser uma das profissionais mais requisitadas em parcerias de museus e instituições relevantes como o History Channel, PBS, KFC, Tatler Magazine, People Magazine, New Regency Films, Pan MacMillan, English Heritage, New York Times, Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau e o Memorial Nacional de Paz e Justiça no Alabama.

Marina Amaral idealizou o aclamado Faces of Auschwitz e também criou a RT nos projetos #ROMANOVS100 e #1917LIVE, o que levou à várias indicações internacionais, chegando à final do Festival Lions de Cannes em 2018 e 2019.

Walter Degen

Atualmente, ela trabalha em dois projetos. Um deles é um documentário sobre o holocausto, onde registrou encontros com sobreviventes na atualidade em locais de Auschwitz onde o público não tem acesso, que tem previsão de lançamento para 2021.

Sua mais nova publicação, “The World Aflame” foi lançada neste ano, mas as ações de divulgação foram interrompidas devido à pandemia mundial de coronavírus. Ainda assim, o livro é o nº1 de mais vendidos de História e Fotografia da Amazon. Feito em parceria com Dan Jones, aborda as duas Grandes Guerras Mundiais e outras conflagrações importantes como as revoluções na Rússia; guerras civis na Irlanda e Espanha; Intervenções americanas na América Latina, guerras coloniais em Moroco, Etiópia e Palestina.

Marie Curie

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …