Artista maranhense ocupou Arco do Triunfo com obra monumental

Artista brasileira realizou no último domingo dia 08 de março – dia internacional da mulher – uma instalação monumental no principal símbolo de independência de Bruxelas na Bélgica. Entre o imponente monumento do Arco do Triunfo no parque do Cinquentenário, a artista maranhense Elen Braga estendeu uma tapeçaria com 24 metros de altura, trabalho ao qual vinha desenvolvendo ao longo de dois anos.

Conhecida por suas performances a obra que foi cuidadosamente bordada a mão contem 120 m² e representa uma mulher sobre um pedestal em posição triunfal, segurando sobre sua cabeça uma anilha de peso.

A partir de seu autorretrato Braga possibilita inúmeras narrativas diante de sua flamula gigantesca, questionando toda uma forma de mito sobre o pedestal, criando metáforas sobre a mulher que vence o peso das adversidades impostas por uma sociedade machista. O ato de substituir a bandeira de uma nação para erguer uma bandeira criada a partir das tramas de linhas costuradas a partir de seu suor revela a coragem de uma mulher que exibe a grandeza de seu esforço físico e intelectual.

Anteriormente a artista que já havia ocupado o Centre Pompidou, agora atinge tamanha magnitude que extrapola sua obsessão pela execução, pois Elen ao ocupar magistralmente um símbolo histórico da capital da União Europeia exatamente no dia Internacional da mulher se torna uma grande expoente de toda uma nova geração da arte feminista.

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2020

Artista brasileiro recebe convite honroso em Portugal.

O artista Tulio Dek, vivendo em Portugal desde o início do ano passado, acaba de ser convidado para uma empreitada muito …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …