Artista brasileira realizou no último domingo dia 08 de março – dia internacional da mulher – uma instalação monumental no principal símbolo de independência de Bruxelas na Bélgica. Entre o imponente monumento do Arco do Triunfo no parque do Cinquentenário, a artista maranhense Elen Braga estendeu uma tapeçaria com 24 metros de altura, trabalho ao qual vinha desenvolvendo ao longo de dois anos.
Conhecida por suas performances a obra que foi cuidadosamente bordada a mão contem 120 m² e representa uma mulher sobre um pedestal em posição triunfal, segurando sobre sua cabeça uma anilha de peso.
A partir de seu autorretrato Braga possibilita inúmeras narrativas diante de sua flamula gigantesca, questionando toda uma forma de mito sobre o pedestal, criando metáforas sobre a mulher que vence o peso das adversidades impostas por uma sociedade machista. O ato de substituir a bandeira de uma nação para erguer uma bandeira criada a partir das tramas de linhas costuradas a partir de seu suor revela a coragem de uma mulher que exibe a grandeza de seu esforço físico e intelectual.
Anteriormente a artista que já havia ocupado o Centre Pompidou, agora atinge tamanha magnitude que extrapola sua obsessão pela execução, pois Elen ao ocupar magistralmente um símbolo histórico da capital da União Europeia exatamente no dia Internacional da mulher se torna uma grande expoente de toda uma nova geração da arte feminista.