Artista de rua é preso enquanto pinta mural encomendado pela prefeitura

Na última quarta-feira, 19 de junho, o artista de rua e músico de Detroit Tashif Turner (que é mais conhecido por seu apelido Sheefy McFly) foi preso depois de pintar um mural encomendado pela cidade como parte de seu longo esforço para deter grafites com arte de rua sancionada.

“É um paradoxismo – fazer algo pela cidade e ser preso pela cidade”, disse McFly ao Detroit Free Press em uma entrevista. “Sinto-me racialmente perfilado e intimidado”, acrescentou.

Enquanto pintava um mural em um viaduto, ele foi parado pela polícia, mas não tinha a permissão da cidade na época. Depois de tentar explicar a situação, ele diz que “quatro ou cinco carros de polícia” foram enviados para o local. Um oficial da cidade apareceu na esperança de aliviar a situação e explicar o mal-entendido, mas sem sucesso.

“Eles me trataram como um criminoso, apesar de eu ter sido contratado pela prefeitura para fazer isso”, disse McFly, acrescentando que quando ele saiu para buscar sua permissão, os policiais tentaram detê-lo, com um policial agarrando seu pescoço. “Senti-me ameaçado”, disse ele.

Porta-voz do Departamento de Polícia de Detroit Sgt. Nicole Kirkwood disse ao Detroit Free Press que o McFly não cooperou e foi preso por supostamente resistir e obstruir a polícia, bem como por uma multa de estacionamento. Kirkwood diz que a acusação provavelmente será enviada ao Gabinete do Procurador do Condado de Wayne para revisão adicional.

McFly diz que após a prisão, ele passou cerca de 24 horas detido no Centro de Detenção de Detroit em “condições horríveis”. Ele disse ao Detroit Free Press que ele tem uma audiência judicial para o mandado de estacionamento em 3 de julho.

O programa City Walls, lançado em 2017 pelo Departamento de Serviços Gerais da cidade, opera com um orçamento de US$ 200.000 para comissionar 60 murais de 25 artistas, com o objetivo de desestimular o grafite. O McFly assinou um contrato de US$ 10.000 para pintar 10 murais para o programa, incluindo o que ele estava trabalhando no dia de sua prisão.

“Quando temos um artista fazendo murais, há um tenente da polícia com quem trabalhamos para garantir que os arredores estejam cientes de que é um programa patrocinado pela cidade e que os artistas têm permissão”, disse Brad Dick, executivo do grupo de infraestrutura da cidade de Detroit, que supervisiona o programa, disse à Hyperallergic em um email. “Infelizmente, os oficiais que se depararam com Sheefy McFly não estavam associados aos distritos próximos e erroneamente pensaram que era uma ação não autorizada. Se ele tivesse sua permissão na época, essa situação poderia ter sido evitada”.

“Garantir a segurança dos artistas é uma das principais prioridades do projeto. Mantemos contato constante com autoridades municipais, policiais e moradores da comunidade, enquanto o projeto de Detroit City Walls progride ao longo do ano”, disse Dan Armand, diretor de criação da 1xRUN, empresa contratada pelo projeto City Walls. uma declaração enviada para Hyperallergic. “Já estamos trabalhando em estreita colaboração com a cidade para desenvolver novas sinalizações em locais de pintura, crachás para funcionários e identificação clara para os artistas exibirem, a fim de tornar o projeto o mais suave e seguro possível para todos”.

McFly disse ao Detroit Free Press que após o incidente, ele não tem certeza se vai seguir em frente com o mural. “Eu posso voltar na semana que vem, mas preciso de alguns dias para me recompor e descobrir como posso estar seguro”, disse ele.

Um dos murais de Sheefy McFly em Detroit (todas as fotos são cortesia de Zachary Meers)

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …