Artista de rua é preso enquanto pinta mural encomendado pela prefeitura

Na última quarta-feira, 19 de junho, o artista de rua e músico de Detroit Tashif Turner (que é mais conhecido por seu apelido Sheefy McFly) foi preso depois de pintar um mural encomendado pela cidade como parte de seu longo esforço para deter grafites com arte de rua sancionada.

“É um paradoxismo – fazer algo pela cidade e ser preso pela cidade”, disse McFly ao Detroit Free Press em uma entrevista. “Sinto-me racialmente perfilado e intimidado”, acrescentou.

Enquanto pintava um mural em um viaduto, ele foi parado pela polícia, mas não tinha a permissão da cidade na época. Depois de tentar explicar a situação, ele diz que “quatro ou cinco carros de polícia” foram enviados para o local. Um oficial da cidade apareceu na esperança de aliviar a situação e explicar o mal-entendido, mas sem sucesso.

“Eles me trataram como um criminoso, apesar de eu ter sido contratado pela prefeitura para fazer isso”, disse McFly, acrescentando que quando ele saiu para buscar sua permissão, os policiais tentaram detê-lo, com um policial agarrando seu pescoço. “Senti-me ameaçado”, disse ele.

Porta-voz do Departamento de Polícia de Detroit Sgt. Nicole Kirkwood disse ao Detroit Free Press que o McFly não cooperou e foi preso por supostamente resistir e obstruir a polícia, bem como por uma multa de estacionamento. Kirkwood diz que a acusação provavelmente será enviada ao Gabinete do Procurador do Condado de Wayne para revisão adicional.

McFly diz que após a prisão, ele passou cerca de 24 horas detido no Centro de Detenção de Detroit em “condições horríveis”. Ele disse ao Detroit Free Press que ele tem uma audiência judicial para o mandado de estacionamento em 3 de julho.

O programa City Walls, lançado em 2017 pelo Departamento de Serviços Gerais da cidade, opera com um orçamento de US$ 200.000 para comissionar 60 murais de 25 artistas, com o objetivo de desestimular o grafite. O McFly assinou um contrato de US$ 10.000 para pintar 10 murais para o programa, incluindo o que ele estava trabalhando no dia de sua prisão.

“Quando temos um artista fazendo murais, há um tenente da polícia com quem trabalhamos para garantir que os arredores estejam cientes de que é um programa patrocinado pela cidade e que os artistas têm permissão”, disse Brad Dick, executivo do grupo de infraestrutura da cidade de Detroit, que supervisiona o programa, disse à Hyperallergic em um email. “Infelizmente, os oficiais que se depararam com Sheefy McFly não estavam associados aos distritos próximos e erroneamente pensaram que era uma ação não autorizada. Se ele tivesse sua permissão na época, essa situação poderia ter sido evitada”.

“Garantir a segurança dos artistas é uma das principais prioridades do projeto. Mantemos contato constante com autoridades municipais, policiais e moradores da comunidade, enquanto o projeto de Detroit City Walls progride ao longo do ano”, disse Dan Armand, diretor de criação da 1xRUN, empresa contratada pelo projeto City Walls. uma declaração enviada para Hyperallergic. “Já estamos trabalhando em estreita colaboração com a cidade para desenvolver novas sinalizações em locais de pintura, crachás para funcionários e identificação clara para os artistas exibirem, a fim de tornar o projeto o mais suave e seguro possível para todos”.

McFly disse ao Detroit Free Press que após o incidente, ele não tem certeza se vai seguir em frente com o mural. “Eu posso voltar na semana que vem, mas preciso de alguns dias para me recompor e descobrir como posso estar seguro”, disse ele.

Um dos murais de Sheefy McFly em Detroit (todas as fotos são cortesia de Zachary Meers)

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …