Artista de rua é preso enquanto pinta mural encomendado pela prefeitura

Na última quarta-feira, 19 de junho, o artista de rua e músico de Detroit Tashif Turner (que é mais conhecido por seu apelido Sheefy McFly) foi preso depois de pintar um mural encomendado pela cidade como parte de seu longo esforço para deter grafites com arte de rua sancionada.

“É um paradoxismo – fazer algo pela cidade e ser preso pela cidade”, disse McFly ao Detroit Free Press em uma entrevista. “Sinto-me racialmente perfilado e intimidado”, acrescentou.

Enquanto pintava um mural em um viaduto, ele foi parado pela polícia, mas não tinha a permissão da cidade na época. Depois de tentar explicar a situação, ele diz que “quatro ou cinco carros de polícia” foram enviados para o local. Um oficial da cidade apareceu na esperança de aliviar a situação e explicar o mal-entendido, mas sem sucesso.

“Eles me trataram como um criminoso, apesar de eu ter sido contratado pela prefeitura para fazer isso”, disse McFly, acrescentando que quando ele saiu para buscar sua permissão, os policiais tentaram detê-lo, com um policial agarrando seu pescoço. “Senti-me ameaçado”, disse ele.

Porta-voz do Departamento de Polícia de Detroit Sgt. Nicole Kirkwood disse ao Detroit Free Press que o McFly não cooperou e foi preso por supostamente resistir e obstruir a polícia, bem como por uma multa de estacionamento. Kirkwood diz que a acusação provavelmente será enviada ao Gabinete do Procurador do Condado de Wayne para revisão adicional.

McFly diz que após a prisão, ele passou cerca de 24 horas detido no Centro de Detenção de Detroit em “condições horríveis”. Ele disse ao Detroit Free Press que ele tem uma audiência judicial para o mandado de estacionamento em 3 de julho.

O programa City Walls, lançado em 2017 pelo Departamento de Serviços Gerais da cidade, opera com um orçamento de US$ 200.000 para comissionar 60 murais de 25 artistas, com o objetivo de desestimular o grafite. O McFly assinou um contrato de US$ 10.000 para pintar 10 murais para o programa, incluindo o que ele estava trabalhando no dia de sua prisão.

“Quando temos um artista fazendo murais, há um tenente da polícia com quem trabalhamos para garantir que os arredores estejam cientes de que é um programa patrocinado pela cidade e que os artistas têm permissão”, disse Brad Dick, executivo do grupo de infraestrutura da cidade de Detroit, que supervisiona o programa, disse à Hyperallergic em um email. “Infelizmente, os oficiais que se depararam com Sheefy McFly não estavam associados aos distritos próximos e erroneamente pensaram que era uma ação não autorizada. Se ele tivesse sua permissão na época, essa situação poderia ter sido evitada”.

“Garantir a segurança dos artistas é uma das principais prioridades do projeto. Mantemos contato constante com autoridades municipais, policiais e moradores da comunidade, enquanto o projeto de Detroit City Walls progride ao longo do ano”, disse Dan Armand, diretor de criação da 1xRUN, empresa contratada pelo projeto City Walls. uma declaração enviada para Hyperallergic. “Já estamos trabalhando em estreita colaboração com a cidade para desenvolver novas sinalizações em locais de pintura, crachás para funcionários e identificação clara para os artistas exibirem, a fim de tornar o projeto o mais suave e seguro possível para todos”.

McFly disse ao Detroit Free Press que após o incidente, ele não tem certeza se vai seguir em frente com o mural. “Eu posso voltar na semana que vem, mas preciso de alguns dias para me recompor e descobrir como posso estar seguro”, disse ele.

Um dos murais de Sheefy McFly em Detroit (todas as fotos são cortesia de Zachary Meers)

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …