Para muitos artistas, a prática de fazer é a combinação fortuita de assunto e meio, esperançosamente de maneiras em que cada um informa e amplia o outro. Isso nunca foi mais verdadeiro do que no caso do artista público e designer de Cleveland, Stephen Manka, que usou um tesouro de 2.020 dildos de metal vintage comprados de um sucateiro para renderizar um retrato em grande escala de Donald Trump – ou, como ele agora será conhecido, SCROTUS.
“O tema dos monumentos está na frente e no centro”, disse Manka, em uma entrevista por e-mail.

Nunca um meio foi tão perfeitamente adequado para apresentar um assunto. É quase uma pena, porque divorciados de suas associações sexuais ou políticas, os dildos são objetos fascinantes em si mesmos.
“Há realmente uma variedade incrível”, disse Manka. “Junto com os conhecidos cheios de veias, há alguns que parecem artefatos roubados quebrados de um Templo do Kama Sutra. Ou uma ponta de válvula do Homem Michelin. Definitivamente, há uma história a ser desenterrada sobre de onde todos eles vieram.”
De acordo com Manka, Cleveland era conhecido pelos primeiros filmes pornôs e fabricantes de consolos graças a Rueben Sturman , conhecido como “Walt Disney of Porn”. Manka especula que esses consolos recuperados podem fazer parte do legado perdido de Sturman, mas isso não foi confirmado.


Como artista público, Manka não se contenta em simplesmente deixar que esses dildos, atualmente montados em seu estúdio, circulem virtualmente. O artista lançou uma campanha Kickstarter na esperança de levar esses dildos em turnê, para adicionar combustível a um ano eleitoral que parece um ponto de partida ou ruptura na política dos EUA.
“Eu imaginei um grande retrato vertical retratado com dildos e uma moldura dourada, com o Kickstarter necessário para financiá-lo”, diz Manka. Ele chama o retrato de uma “nova direção” em sua prática artística, “mesclando fotografia, escultura, objetos encontrados e uma posição política carregada”.
