Repetidamente, um barulho alto foi seguido por um coro de gritos e aplausos encorajadores enquanto uma longa fila, composta principalmente por mulheres, onde cada uma arremessou dois ovos na parede da galeria TJ Boulting, em Fitzrovia, Londres. Uma por uma, elas emergiram visivelmente energizadas e animadas, compartilhando umas com as outras como a experiência pareceu libertadora ou catártica.
O espetáculo participativo foi a última edição da performance de Sarah Lucas 1000 Eggs: For Women, que convida qualquer pessoa que se identifique como mulher, ou homens vestidos como mulheres, a atirar 1.000 ovos em uma parede branca. A atmosfera era carregada de solidariedade feminina, com alguns homens bem vestidos ostentando jóias ou uma peruca também se juntando à diversão.
“É um exercício de futilidade de alguma forma”, disse Lucas, sobre atirar ovos. “Os objetores acham o desperdício imoral, por exemplo. E, ainda assim, estranhamente, parece libertador e como um desabafo para muitas mulheres. Talvez seja porque estamos tão acostumadas e esperamos ser atenciosas.”
O resultado final foi uma vasta pintura abstrata, uma das várias obras com tema de ovos na nova exposição coletiva Un Oeuf Is an Oeuf no TJ Boulting, em exibição de 11 de outubro a 16 de novembro.
“Eu realmente gostei de descer as escadas e ver muitas mulheres diferentes esperando para esmagar e destruir esses ovos, que são simbólicos da nossa feminilidade, eu acho”, disse a artista Libby Heaney, uma das participantes. “Pessoas diferentes os estavam jogando de maneiras diferentes. Alguns estavam realmente deixando rolar e outros eram mais gentis. Parecia um espaço feminino muito bom, mas com um pouco de raiva e fúria. Parecia catártico e divertido!”
Outra participante que preferiu permanecer anônima concordou. “Ovos são tão políticos, tão estressantes em termos de fertilidade”, ela disse. “Realmente se soltar e jogar e quebrar ovos é uma coisa maravilhosa.”

A escritora tem sua vez de atirar um ovo para Sarah Lucas 1000 Eggs: For Women na galeria TJ Boulting em Londres. Fotos: Eddy Bellew.
Esta é a primeira vez que a performance acontece em Londres, tendo sido encenada anteriormente no New Museum em Nova York, no Hammer Museum em Los Angeles, no Red Brick Art Museum em Pequim e no Kurimanzutto na Cidade do México. No TJ Boulting, os ovos usados eram ovos de galinhas caipiras, que são de galinhas jovens e normalmente são rejeitados pelos supermercados e usados para ovo em pó porque são considerados muito pequenos.
A artista britânica tem sido associada a ovos há muito tempo desde que começou a usar ovos fritos de verdade em seu trabalho como um substituto lúdico para seios. Two Fried Eggs and a Kebab (1992), por exemplo, faz referência ao tipo de analogias grosseiras para corpos femininos que geralmente são feitas por homens. Para este trabalho mais recente, Sarah Lucas invoca o ovo como um símbolo de fertilidade e reprodução.