Artista chinês de 70 anos é detido por suas esculturas que criticam Mao Tsé-Tung

Irmãos Gao, Miss Mao Tentando se Equilibrar no Topo da Cabeça de Lenin (2009). Foto cortesia da Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressões e Fotografias.

O  artista chinês Gao Zhen foi preso perto de Pequim em conexão com uma série de esculturas que ele fez criticando Mao Tsé-Tung, confirmou seu irmão Gao Qiang. Ele foi acusado sob a Lei de Proteção aos Heróis e Mártires, que proíbe qualquer calúnia de figuras históricas que foram designadas como heróis nacionais.

Gao Zhen, que mora em Nova York, estava visitando parentes na China com sua esposa e família quando foi detido. Eles estavam planejando voar de volta para os EUA.

As obras de arte em questão são anteriores à lei, que foi introduzida em 2018, mas, se for considerado culpado, Gao Zhen pode pegar até três anos de prisão.

As obras que as autoridades coletaram como evidência são todas de mais de dez anos atrás e pertencem a uma série antiga de um período diferente”, disse Gao Qiang em uma declaração compartilhada pela Artnet News. “Estamos completamente exaustos de lidar com os fantasmas da Revolução Cultural e paramos de criar tais obras.”

Gao Zhen e Gao Qiang, mais conhecidos como Irmãos Gao, trabalham em colaboração desde a década de 1980 e vivem entre Pequim e os EUA. Quando eram crianças, durante a Revolução Cultural, quando o presidente Mao Zedong estava no poder, seu pai foi rotulado de “inimigo de classe”, preso e supostamente cometeu suicídio na prisão.

Retratos de Mao têm aparecido frequentemente no trabalho dos irmãos, incluindo como a monstruosa e feminizada figura de desenho animado Miss Mao (2006) e Mao’s Guilt (2009), uma estátua de bronze do líder comunista de joelhos como se confessasse pecados terríveis. Com uma cabeça destacável, a escultura é fácil de decapitar.

Eles estão detendo um artista que tem quase 70 anos de idade sob regulamentações que foram implementadas apenas nos últimos dois anos”, disse Gao Qiang. “Essa situação é exatamente o que essas obras pretendiam criticar.

As críticas abertas dos artistas a Mao e à Revolução Cultural já foram alvo de escrutínio estatal antes. De 1989 a 2003, eles estavam na lista negra do governo e proibidos de deixar o país. Em 2006, peças dos Irmãos Gao estavam entre aquelas que a polícia ordenou que fossem retiradas durante uma repressão a obras politicamente sensíveis no distrito artístico de Dashanzi, em Pequim.

A prisão de Gao Zhen levanta questões sobre a responsabilidade de outros artistas chineses proeminentes de sua geração, como Ai WeiWei e Wang Guangyi, que também criticaram abertamente Mao e a Revolução Cultural.

Gao Zhen está detido no Centro de Detenção da Cidade de Sanhe desde 26 de agosto, quando autoridades chinesas invadiram seu estúdio e apreenderam evidências relacionadas a esculturas de Mao de mais de uma década atrás.

Compartilhar:
Sesc Pinheiros_20240424_Exposicao Um Defeito de Cor_FT Andreia Beltrao Notícias - 17/01/2025

SESC SÃO PAULO DESTACA O TEMA DA NEGRITUDE COM PRORROGAÇÃO DE DUAS EXPOSIÇÕES ATÉ FEVEREIRO

SESC VILA MARIANA E BOITEMPO CELEBRAM A CULTURA AMEFRICANA E FESTAS POPULARES NO BRASIL ENQUANTO SESC PINHEIROS RECEBE A GRANDIOSA …

Notícias - 20/12/2024

Conheça a programação de exposições 2025 nas principais instituições culturais

Começaram a pipocar as programações de exposições para 2025 nas principais instituições culturais pelo Brasil e você confere aqui, em …

Notícias - 12/12/2024

Museu d'Orsay está de cabeça para baixo

A dupla de artistas Elmgreen & Dragset é conhecida por desmontar habilmente os cubos brancos do mundo da arte
O Museu …

Notícias - 12/12/2024

Por que a cor Pantone do Ano 2025 é o Mocha Mousse?

Aprendemos todo mês de dezembro o que mais está escondido em um único tom de cor quando o Pantone Color …

Notícias - 12/12/2024

Esculturas icônicas de Roy Lichtenstein são restauradas

Se você estiver dirigindo pela Montauk Highway, que conecta a cidade de Nova York à costa sul de Long Island, …

Notícias - 12/12/2024

Três objetos surpreendentes foram encontrados em reforma do Notre-Dame

Depois de quase três anos removendo escombros e garantindo que a catedral do século XII estivesse estruturalmente segura após um …

Notícias - 12/12/2024

Bolsa Pampulha abre mostra com artistas da sua 9ª edição

Com abertura marcada para o dia 18 de dezembro, a partir das 10h, nas Galerias do Térreo do Centro Cultural …

Notícias - 12/12/2024

Agnès Varda, Luiz Braga e outros. Veja programação 2025 do IMS

Em 2025, Instituto Moreira Salles apresenta exposições de Zanele Muholi, Gordon Parks, Agnès Varda, Luiz Braga e do povo Paiter …

Notícias - 12/12/2024

Jovem artista acusa ex-assistente de Louise Bourgeois de abuso sexual

Jerry Gorovoy, assistente de longa data da famosa artista franco-americana Louise Bourgeois e figura do mundo das artes de Nova …

Notícias - 12/12/2024

Botticelli de US$ 12,6 milhões lidera vendas de antigos mestres em leilão

A Sotheby’s saiu na frente na Semana de Clássicos de Londres graças a The Virgin and Child Enthroned, uma das …

Notícias - 12/12/2024

Pintura de um futuro papa do mestre Caravaggio é revelada em Roma

Maffeo Barberini correspondeu às elevadas expectativas de seus pais aristocráticos ao ser eleito papa em 1623. Além de expandir os …

Notícias - 12/12/2024

MASP se destaca em lista do Google com as instituições mais buscadas do ano

O Google acaba de divulgar sua lista anual “Year in Search”, que oferece uma chance de refletir sobre o que …