Artista chinês de 70 anos é detido por suas esculturas que criticam Mao Tsé-Tung

Irmãos Gao, Miss Mao Tentando se Equilibrar no Topo da Cabeça de Lenin (2009). Foto cortesia da Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressões e Fotografias.

O  artista chinês Gao Zhen foi preso perto de Pequim em conexão com uma série de esculturas que ele fez criticando Mao Tsé-Tung, confirmou seu irmão Gao Qiang. Ele foi acusado sob a Lei de Proteção aos Heróis e Mártires, que proíbe qualquer calúnia de figuras históricas que foram designadas como heróis nacionais.

Gao Zhen, que mora em Nova York, estava visitando parentes na China com sua esposa e família quando foi detido. Eles estavam planejando voar de volta para os EUA.

As obras de arte em questão são anteriores à lei, que foi introduzida em 2018, mas, se for considerado culpado, Gao Zhen pode pegar até três anos de prisão.

As obras que as autoridades coletaram como evidência são todas de mais de dez anos atrás e pertencem a uma série antiga de um período diferente”, disse Gao Qiang em uma declaração compartilhada pela Artnet News. “Estamos completamente exaustos de lidar com os fantasmas da Revolução Cultural e paramos de criar tais obras.”

Gao Zhen e Gao Qiang, mais conhecidos como Irmãos Gao, trabalham em colaboração desde a década de 1980 e vivem entre Pequim e os EUA. Quando eram crianças, durante a Revolução Cultural, quando o presidente Mao Zedong estava no poder, seu pai foi rotulado de “inimigo de classe”, preso e supostamente cometeu suicídio na prisão.

Retratos de Mao têm aparecido frequentemente no trabalho dos irmãos, incluindo como a monstruosa e feminizada figura de desenho animado Miss Mao (2006) e Mao’s Guilt (2009), uma estátua de bronze do líder comunista de joelhos como se confessasse pecados terríveis. Com uma cabeça destacável, a escultura é fácil de decapitar.

Eles estão detendo um artista que tem quase 70 anos de idade sob regulamentações que foram implementadas apenas nos últimos dois anos”, disse Gao Qiang. “Essa situação é exatamente o que essas obras pretendiam criticar.

As críticas abertas dos artistas a Mao e à Revolução Cultural já foram alvo de escrutínio estatal antes. De 1989 a 2003, eles estavam na lista negra do governo e proibidos de deixar o país. Em 2006, peças dos Irmãos Gao estavam entre aquelas que a polícia ordenou que fossem retiradas durante uma repressão a obras politicamente sensíveis no distrito artístico de Dashanzi, em Pequim.

A prisão de Gao Zhen levanta questões sobre a responsabilidade de outros artistas chineses proeminentes de sua geração, como Ai WeiWei e Wang Guangyi, que também criticaram abertamente Mao e a Revolução Cultural.

Gao Zhen está detido no Centro de Detenção da Cidade de Sanhe desde 26 de agosto, quando autoridades chinesas invadiram seu estúdio e apreenderam evidências relacionadas a esculturas de Mao de mais de uma década atrás.

Compartilhar:
Notícias - 18/09/2024

Galerista é condenada por fraudar colecionadores idosos

Uma merchand de Michigan acusada de enganar idosos em US$ 1,6 milhão em um esquema de consignação de fotografias foi …

Notícias - 18/09/2024

Veja de quem é a identidade do homem encontrado em caixão na reforma do Notre-Dame

O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) havia alertado sobre a avaliação do andamento das pesquisas realizadas após o …

Notícias - 18/09/2024

Participe da formação gratuita em arte e tecnologia pelo Instituto Ling

O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina
Zona de Neblina é uma formação em Arte e Tecnologia online, com 15 encontros ministrados …

Notícias - 18/09/2024

Conheça a nova curadora equatoriana da 2ª Bienal das Amazônias

A curadora equatoriana Manuela Moscoso foi selecionada para liderar a segunda edição da Bienal das Amazônias, programada para o segundo …

Notícias - 18/09/2024

WOW - Women on Walls abre edital para artistas mulheres com prêmios de 15mil

Atenção! Artistas
WOW – Women on Walls, a plataforma global para profissionais das artes visuais, lança o terceiro e maior edital …

Notícias - 17/09/2024

Rascunhos de Arnaldo Antunes dialogam com acervo do IAC em nova exposição

A mostra Racunhos – Arnaldo Antunes faz parte do projeto Diálogos Contemporâneos – Acervo IAC, no Instituto de Arte Contemporânea, …

Notícias - 17/09/2024

Por quê Mary Cassatt, pintora de mães, não era fã do Dia das Mães?

A artista franco-americana Mary Cassatt não estava muito interessada no Dia das Mães. Ela estava mais preocupada com o sufrágio …

Notícias - 17/09/2024

Cai Guo-Qiang usa IA para espetáculo de fogos de artifício explosivos

WE ARE, o evento de explosão muito aguardado aconteceu em 15 de setembro no LA Coliseum. A apresentação começou, literalmente, …

Notícias - 17/09/2024

Veja 5 efeitos positivos da arte na saúde mental

Você sabia?

Está cientificamente provado que a arte pode ter efeitos positivos em nosso humor e pode ajudar a melhorar nossa …

Notícias - 17/09/2024

Estreia filme sobre a célebre fotógrafa Lee Miller

Em seu longa-metragem The Photographer, o diretor Ellen Kuras conta sobre a época de Lee Miller como repórter fotográfica na …

Notícias - 16/09/2024

Nefertiti, “a Mona Lisa de Berlim”, ainda está em disputa

Durante anos, o egiptólogo Zahi Hawass lutou para que o busto da esposa de Akhenaton, de 3.400 anos, retornasse à …

Notícias - 16/09/2024

Homem morre após cair em um museu

Um homem morreu após cair de uma sacada em um museu de Glasgow.
A polícia foi alertada sobre a Galeria de …