Artista chinês de 70 anos é detido por suas esculturas que criticam Mao Tsé-Tung

Irmãos Gao, Miss Mao Tentando se Equilibrar no Topo da Cabeça de Lenin (2009). Foto cortesia da Biblioteca do Congresso, Divisão de Impressões e Fotografias.

O  artista chinês Gao Zhen foi preso perto de Pequim em conexão com uma série de esculturas que ele fez criticando Mao Tsé-Tung, confirmou seu irmão Gao Qiang. Ele foi acusado sob a Lei de Proteção aos Heróis e Mártires, que proíbe qualquer calúnia de figuras históricas que foram designadas como heróis nacionais.

Gao Zhen, que mora em Nova York, estava visitando parentes na China com sua esposa e família quando foi detido. Eles estavam planejando voar de volta para os EUA.

As obras de arte em questão são anteriores à lei, que foi introduzida em 2018, mas, se for considerado culpado, Gao Zhen pode pegar até três anos de prisão.

As obras que as autoridades coletaram como evidência são todas de mais de dez anos atrás e pertencem a uma série antiga de um período diferente”, disse Gao Qiang em uma declaração compartilhada pela Artnet News. “Estamos completamente exaustos de lidar com os fantasmas da Revolução Cultural e paramos de criar tais obras.”

Gao Zhen e Gao Qiang, mais conhecidos como Irmãos Gao, trabalham em colaboração desde a década de 1980 e vivem entre Pequim e os EUA. Quando eram crianças, durante a Revolução Cultural, quando o presidente Mao Zedong estava no poder, seu pai foi rotulado de “inimigo de classe”, preso e supostamente cometeu suicídio na prisão.

Retratos de Mao têm aparecido frequentemente no trabalho dos irmãos, incluindo como a monstruosa e feminizada figura de desenho animado Miss Mao (2006) e Mao’s Guilt (2009), uma estátua de bronze do líder comunista de joelhos como se confessasse pecados terríveis. Com uma cabeça destacável, a escultura é fácil de decapitar.

Eles estão detendo um artista que tem quase 70 anos de idade sob regulamentações que foram implementadas apenas nos últimos dois anos”, disse Gao Qiang. “Essa situação é exatamente o que essas obras pretendiam criticar.

As críticas abertas dos artistas a Mao e à Revolução Cultural já foram alvo de escrutínio estatal antes. De 1989 a 2003, eles estavam na lista negra do governo e proibidos de deixar o país. Em 2006, peças dos Irmãos Gao estavam entre aquelas que a polícia ordenou que fossem retiradas durante uma repressão a obras politicamente sensíveis no distrito artístico de Dashanzi, em Pequim.

A prisão de Gao Zhen levanta questões sobre a responsabilidade de outros artistas chineses proeminentes de sua geração, como Ai WeiWei e Wang Guangyi, que também criticaram abertamente Mao e a Revolução Cultural.

Gao Zhen está detido no Centro de Detenção da Cidade de Sanhe desde 26 de agosto, quando autoridades chinesas invadiram seu estúdio e apreenderam evidências relacionadas a esculturas de Mao de mais de uma década atrás.

Compartilhar:
Notícias - 22/04/2025

Arte em alta temperatura: mostra “Mil Graus” chega ao Sesc Campinas com 22 artistas

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Sesc São Paulo anunciam a itinerância do 38º Panorama …

Notícias - 17/04/2025

Gaudí está a um passo de virar santo

Antoni Gaudí, o gênio por trás da icônica Sagrada Família, está cada vez mais perto de ser oficialmente canonizado pelo …

Notícias - 17/04/2025

Imagem de garoto ferido em Gaza vence o World Press Photo 2025

A fotógrafa palestina Samar Abu Elouf foi a grande vencedora do World Press Photo 2025, mas o momento foi mais …

Notícias - 16/04/2025

Legado consagrado: coleção de Niomar Moniz Sodré arrecada €11,3 milhões na Sotheby’s

Após noticiarmos a expectativa em torno do leilão da coleção de Niomar Moniz Sodré Bittencourt, a consagrada defensora da arte …

Notícias - 15/04/2025

Galerista que ja cumpriu pena por falsificações é preso por vender obras falsas de Andy Warhol

Um galerista da Flórida, já conhecido por envolvimento com obras falsificadas, foi preso novamente sob acusação de vender pinturas atribuídas …

Notícias - 15/04/2025

Uma segunda atribuição a Rubens reacende debate sobre autenticação usando tecnologia por IA

Uma nova análise por inteligência artificial reacendeu o debate sobre a autenticidade de O Banho de Diana (c. 1635), obra …

Notícias - 14/04/2025

Charlie Stein, versão colecionável: artista transforma-se boneca e assina crítica afiada

Na fronteira entre arte pop e crítica cultural, a artista e colunista alemã Charlie Stein decidiu colocar-se, literalmente, em embalagem: …

Notícias - 14/04/2025

Casa Branca substitui retrato de ex-presidente por pintura de Trump após ser baleado

Em uma movimentação silenciosa, mas de alto teor simbólico, uma nova pintura de Donald Trump apareceu recentemente em lugar de …

Notícias - 14/04/2025

Arte das periferias paulistanas ganha destaque em Mural Digital; inscrições abertas até maio

O projeto Escadas para Nuvens abriu convocatória para 12 artistas ou coletivos periféricos de São Paulo integrarem a programação do …

Notícias - 12/04/2025

Canteiro representa Brasil na feira Supermarket, na Suécia

SUPERMARKET
O Canteiro representou cinco espaços na feira Supermarket, em Estocolmo, e propos uma publicação coletiva intitulada Mensagem, Destino, trazendo obras …

Notícias - 11/04/2025

Dasartes e Benx lançam concurso inédito para Escultura Contemporânea

Atenção Artistas! Inscrevam-se no Prêmio de Escultura Contemporânea Art Boulevard
Com imenso prazer a Dasartes e a Benx Incorporadora anunciam o Art …

Notícias - 11/04/2025

Lady Gaga leva megaespetáculo a Copacabana e impulsiona cena cultural no Rio

O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no dia 3 de maio, não só promete ser um marco …