Artista-ativista está pedindo que as mulheres artistas aumentem seus preços em 15%

A performance visa combater a diferença de remuneração entre homens e mulheres no mundo da arte.

Os visitantes da feira Frieze Los Angeles devem estar atentos à artista e ativista feminista Michele Pred . Ela veste um vestido feito de notas de dólar, cada uma pintada de rosa e estampada com as palavras “Igualdade de remuneração”. Ela está usando a roupa atraente para promover seu último projeto, The Art of Equal Pay, no qual está pedindo que artistas identificadores do sexo feminino aumentem permanentemente seus preços em 15%, para ajudar a combater a persistente diferença salarial nas artes visuais.

Michele Pred, Equal Pay

Pred anunciou a iniciativa, no Standard, Hollywood, durante uma festa de comemoração do 40º aniversário da ArtTable, organização sem fins lucrativos que lidera mulheres. O aumento de preço está programado para entrar em vigor em 31 de março, que é o Dia do Pagamento Igual – a data que simboliza a que distância do ano novo uma mulher deve trabalhar para igualar os ganhos que o homem médio obteve no ano anterior.

“Todos pensamos na igualdade de remuneração como mulheres e sabemos sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres. Esse é um tema meu há muito tempo”, disse Pred , que realizou desfiles feministas de arte em eventos como Art Basel Miami Beach e UNTITLED San ​​Francisco, e em Nova York antes das eleições de meio de mandato. “Muito do meu trabalho é sobre iniciar conversas, mas eu queria fazer algo mais concreto.”

Pred está trabalhando com um especialista em dados para analisar os números no mercado primário e identificar o diferencial de preço atual entre artistas masculinos e femininos. Os resultados preliminares situam a cifra entre 14 e 19%, então Pred decidiu definir seu aumento de preço em 15%.

Até o momento, 15 artistas se inscreveram no Pred para aumentar seus preços, incluindo Bud Snow, Michelle Hartney, Amy Khoshbin e Yvette Molina. O site da artista também lista as galerias, colecionadores de arte e outros profissionais de arte que apoiam a medida. Colecionadores, incluindo Jean Chadborne, Sonia Marie e Diane DiMenna, já se comprometeram a comprar obras a preços mais altos.

Michele Pred, com seu vestido igual a salário e sua bolsa igual a salário (2020). Foto de Bud Snow, cortesia de Michele Pred.

Com o Equal Pay Dress e uma bolsa combinando, Pred usará a Frieze LA como plataforma para divulgar a iniciativa, conversando com artistas, revendedores e colecionadores na feira, na esperança de incentivando-os a participar.

“Não podemos aumentar nossos preços a menos que os colecionadores comprem a preços mais altos”, acrescentou Pred. “Eu quero criar mudanças reais.”

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …