Artissima, conheça o novo projeto online da famosa feira de arte italiana

Artissima 2018

A feira de arte italiana Artissima apresenta o Fondamenta, um projeto online com curadoria que será realizado de 5 de junho a 5 de julho de 2020. Concebido como parte do trabalho em andamento da edição da feira 2020, a Fondamenta considera os fatores que estão transformando nosso mundo da arte. É um convite para experimentar e responder criativamente à paralisação frenética em que nos encontramos neste presente desafiador.

A Fondamenta – do italiano para ‘Foundations’, um aceno para as galerias, fundamental para a existência de feiras de arte e o mercado de arte, oferecerá uma visão do processo de pesquisa da Artissima, exatamente cinco meses antes da edição de 2020 da feira em Turim que aconteceria de ( 6 – 8 de novembro, preview 5 de novembro).

Apresentado em artissima.art, uma interface simples e intuitiva, a Fondamenta oferece uma seleção virtual de aproximadamente 200 obras de arte, apresentadas por expositores italianos e internacionais da Artissima 2019. Cada galeria exibirá obras de um artista selecionado, que serão exibidas nas versões virtuais das cinco seções da feira física: Present Future, com curadoria de Ilaria Gianni e Fernanda Brenner; De volta ao futuro, com curadoria de Lorenzo Giusti e Mouna Mekouar; Disegni, com curadoria de Letizia Ragaglia e Bettina Steinbrügge; Novas Entradas, com curadoria de Valerio Del Baglivo; e a Seção Principal, nesta ocasião selecionada pela diretora de Artissima, Ilaria Bonacossa.

Os trabalhos expostos terão um preço de até 15.000 euros e serão trocados se vendidos. Gratuito para os participantes e visitantes do site, as galerias receberão 100% dos lucros.

A Fondamenta não é uma sala de exibição, exposição ou um substituto digital para a feira, mas uma perspectiva compartilhada das práticas artísticas contemporâneas, com foco na curadoria experimental. Um projeto colaborativo com nossas galerias, e para nossas galerias, a Fondamenta é uma oportunidade para eles se conectarem e trocarem ideias com seus pares e o público.

Nas palavras de Ilaria Bonacossa: Olhar arte e descobrir tendências, ou visões singulares, é uma paixão que compartilho com os galeristas, que admiro por sua capacidade de destacar talentos desconhecidos. Este projeto é tudo graças à pesquisa da incrível equipe curatorial de Artissima para 2020, que apresenta seu trabalho ’em andamento’, oferecendo às galerias a oportunidade de gerar diálogo em um momento difícil e complexo para o mundo da arte contemporânea. A Fondamenta é uma plataforma com curadoria seleta e focada, que pode ser vista e experimentada no tempo das pessoas, apoiando a descoberta dos desenvolvimentos artísticos mais atuais e facilitando o relacionamento de nossas galerias com novos amantes e colecionadores de arte de diferentes gerações.

Ilaria Gianni e Fernanda Brenner, curadoras do De volta ao futuro: concentramos nossos critérios de seleção nas práticas de significado contemporâneo de artistas individuais, fundamentadas em nosso tempo e refletindo sobre genealogias históricas. Esses artistas traçam um cenário visionário do futuro, todos com impacto no pensamento crítico.

Lorenzo Giusti e Mouna Mekouar, curadores de Regresso ao Futuro: Selecionados dentro do grupo que participou das últimas 10 edições de “Regresso ao Futuro”, esses artistas lidaram com os mesmos problemas, imaginando respostas diferentes. Juntos, eles oferecem uma leitura de um mundo que se foi e ainda está presente ao mesmo tempo. Seus trabalhos nos fornecem uma “sensibilidade útil”, participando da elaboração de nossa história no presente.

Letizia Ragaglia e Bettina Steinbrügge, curadoras do Disegni: A apresentação da Artissima na Disegni 2020 será totalmente dedicada a mulheres artistas. Queríamos dar uma olhada mais profunda no lugar ocupado pelas mulheres no desenho e explorar várias facetas desse meio: abstrato, primitivo, funcional, urbano, mídia mista, surreal, do tipo amazônico, objetivo … desenhos como microcosmos que permitem uma visão íntima do mundo dos artistas.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …