Artissima, conheça o novo projeto online da famosa feira de arte italiana

Artissima 2018

A feira de arte italiana Artissima apresenta o Fondamenta, um projeto online com curadoria que será realizado de 5 de junho a 5 de julho de 2020. Concebido como parte do trabalho em andamento da edição da feira 2020, a Fondamenta considera os fatores que estão transformando nosso mundo da arte. É um convite para experimentar e responder criativamente à paralisação frenética em que nos encontramos neste presente desafiador.

A Fondamenta – do italiano para ‘Foundations’, um aceno para as galerias, fundamental para a existência de feiras de arte e o mercado de arte, oferecerá uma visão do processo de pesquisa da Artissima, exatamente cinco meses antes da edição de 2020 da feira em Turim que aconteceria de ( 6 – 8 de novembro, preview 5 de novembro).

Apresentado em artissima.art, uma interface simples e intuitiva, a Fondamenta oferece uma seleção virtual de aproximadamente 200 obras de arte, apresentadas por expositores italianos e internacionais da Artissima 2019. Cada galeria exibirá obras de um artista selecionado, que serão exibidas nas versões virtuais das cinco seções da feira física: Present Future, com curadoria de Ilaria Gianni e Fernanda Brenner; De volta ao futuro, com curadoria de Lorenzo Giusti e Mouna Mekouar; Disegni, com curadoria de Letizia Ragaglia e Bettina Steinbrügge; Novas Entradas, com curadoria de Valerio Del Baglivo; e a Seção Principal, nesta ocasião selecionada pela diretora de Artissima, Ilaria Bonacossa.

Os trabalhos expostos terão um preço de até 15.000 euros e serão trocados se vendidos. Gratuito para os participantes e visitantes do site, as galerias receberão 100% dos lucros.

A Fondamenta não é uma sala de exibição, exposição ou um substituto digital para a feira, mas uma perspectiva compartilhada das práticas artísticas contemporâneas, com foco na curadoria experimental. Um projeto colaborativo com nossas galerias, e para nossas galerias, a Fondamenta é uma oportunidade para eles se conectarem e trocarem ideias com seus pares e o público.

Nas palavras de Ilaria Bonacossa: Olhar arte e descobrir tendências, ou visões singulares, é uma paixão que compartilho com os galeristas, que admiro por sua capacidade de destacar talentos desconhecidos. Este projeto é tudo graças à pesquisa da incrível equipe curatorial de Artissima para 2020, que apresenta seu trabalho ’em andamento’, oferecendo às galerias a oportunidade de gerar diálogo em um momento difícil e complexo para o mundo da arte contemporânea. A Fondamenta é uma plataforma com curadoria seleta e focada, que pode ser vista e experimentada no tempo das pessoas, apoiando a descoberta dos desenvolvimentos artísticos mais atuais e facilitando o relacionamento de nossas galerias com novos amantes e colecionadores de arte de diferentes gerações.

Ilaria Gianni e Fernanda Brenner, curadoras do De volta ao futuro: concentramos nossos critérios de seleção nas práticas de significado contemporâneo de artistas individuais, fundamentadas em nosso tempo e refletindo sobre genealogias históricas. Esses artistas traçam um cenário visionário do futuro, todos com impacto no pensamento crítico.

Lorenzo Giusti e Mouna Mekouar, curadores de Regresso ao Futuro: Selecionados dentro do grupo que participou das últimas 10 edições de “Regresso ao Futuro”, esses artistas lidaram com os mesmos problemas, imaginando respostas diferentes. Juntos, eles oferecem uma leitura de um mundo que se foi e ainda está presente ao mesmo tempo. Seus trabalhos nos fornecem uma “sensibilidade útil”, participando da elaboração de nossa história no presente.

Letizia Ragaglia e Bettina Steinbrügge, curadoras do Disegni: A apresentação da Artissima na Disegni 2020 será totalmente dedicada a mulheres artistas. Queríamos dar uma olhada mais profunda no lugar ocupado pelas mulheres no desenho e explorar várias facetas desse meio: abstrato, primitivo, funcional, urbano, mídia mista, surreal, do tipo amazônico, objetivo … desenhos como microcosmos que permitem uma visão íntima do mundo dos artistas.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …