Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Perroni, Peixe Mundo

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a falta de educação e de higiene por parte de alguns frequentadores. Para dar visibilidade ao tema e garantir recursos para a ampliação de sua atuação, o Minha Urca, projeto de educação ambiental com trabalho de sensibilização e limpeza da Praia Vermelha, se associou a 18 dos principais nomes do muralismo e do grafite nacional, na ação “Arte pelos Oceanos”. De 15 de abril até 08 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, serão vendidas fine arts exclusivas pelo site www.minhaurca.com.br, com preço único de R$ 120,00 (mais o frete) e entrega para todo o Brasil. As artes têm tamanho A3 e serão enviadas após o término da ação. Quarenta por cento do lucro será revertido para aquisição de luvas, máscaras e sacolas recicláveis para as ações de limpeza das praias.

Diretora da Aborda, produtora responsável por convidar e engajar os artistas participantes do “Arte pelos Oceanos”, Carolina Herszenhut acredita no papel transformador da arte na sociedade. “A partir e através dela (a arte) podemos falar sobre qualquer assunto e, mais ainda, mobilizar diferentes camadas da sociedade. E essa ação é sobre isso. Convidamos 18 artistas de diferentes lugares do Brasil que, passando por técnicas que vão da pintura a óleo, colagens até a xilogravura, mostram como, a partir do olhar deles, podemos falar sobre esse tema que nos é tão caro: os nossos oceanos”, explica Carolina.

Para Ivy Tinoco, uma das idealizadoras do Minha Urca, é urgente o debate sobre o impacto do lixo no mar. “Ir à praia é um dos prazeres mais democráticos que existe e está na cultura do carioca. Porém, em pleno 2021, ainda é necessário que grupos de cidadãos se unam e coloquem a mão na massa, recolhendo lixo e separando recicláveis, para que os demais banhistas se conscientizem. Nossa meta é fazer da Urca o primeiro bairro lixo zero do Rio. Queremos fazer barulho através do exemplo. Estão programadas diversas ações de coleta, e novos voluntários são sempre bem-vindos. A divulgação é feita pelo perfil @minhaurca, no Instagram”, convida Ivy, que junto ao engenheiro ambiental francês Lucas Romão, fundou o Minha Urca em 2020.

A Arte pelos Oceanos foi estimulada pelo início da Década do Oceano, proposta das Nações Unidas (ONU), que vai de 2021 até 2030, para estimular a proteção da biodiversidade e o papel central do uso sustentável dos seus recursos dos mares à medida que se enfrentam as realidades das mudanças climáticas. Entre 2015 e 2019, foram realizadas mais de 29 mil necropsias de aves, répteis e mamíferos marinhos encontrados nas praias do Sul e Sudeste do Brasil. Ficou registrado que 85% dos que ingeriram resíduos sólidos, inclusive plástico, são espécies ameaçadas de extinção.

A Arte nos Oceanos tem realização do Minha Urca e da Aborda Produtora, correalização das agências Cataldo Design e Lumo Comunicação e apoio do Ateliê Dois e Meio, além de diversos padrinhos e madrinhas que emprestam seu tempo, carinho e a influência de suas redes sociais para a divulgação da ação.

Juliana Cabeza, La Sirena

Artistas engajados na causa: Alberto Pereira, Adriana Cataldo, Bruna Alcântara, Caró Lago, Cazé, Diego Mouro, Dolores Esos, Gui, Juliana Cabeza, Lidia Viber, Luna Bastos, Mari Mats, Nicolau Mello, Perroni – Portugal, Pri Barbosa, Rafa Mon, Rafo Castro, Ramon Sales.

Compartilhar:
Notícias - 14/05/2021

Exposição apresenta obras de artistas que atuam entre Bolívia e Brasil.

Com abertura no dia 13 de maio, na Nube Gallery, em Santa Cruz de La Sierra, a coletiva Quando não …

Notícias - 14/05/2021

Morre o artista Carlito Carvalhosa

Vítima de câncer no intestino que tratava durante 8 anos, morreu na noite do dia 13 de maio de 2021 …

Notícias - 14/05/2021

CONHEÇA OS GANHADORES DO 10º PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA

A décima edição do Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias realizado pela Aliança Francesa, sob o tema “Reflexos” …

Notícias - 14/05/2021

Governo de São Paulo anuncia investimento recorde de R$200 milhões em projetos culturais

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anuncio um investimento recorde de R﹩ 200 milhões …

Notícias - 13/05/2021

Competição por artistas em ascensão e por Basquiat impulsionam leilão da Sotheby's

A maratona de leilões da Sotheby’s na noite de quarta-feira parecia uma espécie de retorno à normalidade, porque, pela primeira …

Notícias - 13/05/2021

Memorial em homenagem a João Turin é inaugurado com quase 100 obras

O legado que o artista João Turin (1878-1949) deixou para a cultura do Paraná poderá ser apreciado em um grande …

Notícias - 13/05/2021

13ª Bienal do Mercosul lança Chamada Aberta para artistas inovadores

Com o objetivo de oferecer uma vivência imersiva em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lança o …

Notícias - 12/05/2021

Museu de Arte do Rio hasteia bandeira criada pela artista Sônia Gomes

O Museu de Arte do Rio hasteará, no dia 13 de maio, sua nova bandeira. O trabalho inédito “Andando em …

Notícias - 12/05/2021

Programação cultural 2021 do Inhotim terá superproduções audiovisuais

O Instituto Inhotim apresenta, a partir de 29 de maio, o Inhotim em Cena. Com o patrocínio master do Instituto …

Notícias - 12/05/2021

Historiadores denunciam o plano do Museu de Newark de vender obras na Sotheby's

Mais de 50 historiadores culturais assinaram uma carta aberta denunciando o plano do Museu de Arte de Newark de vender …

Notícias - 10/05/2021

Sesc São Paulo retoma visitação presencial a dez exposições

Em conformidade com os protocolos de segurança do estado e de cada município, o Sesc São Paulo retoma algumas atividades …

Notícias - 10/05/2021

Conheça Chakaia Booker e seu trabalho com pneus

O estúdio de Chakaia Booker não tem aquecedor, o telhado vaza e às vezes entram esquilos. Seu piso é arranhado …