A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela Art Basel desde 2019 — foi adiada por dois meses, de março do próximo ano para maio. A feira, que agora deve ser realizada de 21 a 23 de maio de 2021, com pré-estreia em 19 de maio e 20 de maio, foi adiada por causa das restrições de viagem impostas em resposta à pandemia, de acordo com seus organizadores.
Adeline Ooi, diretora da Art Basel na Ásia, disse em comunicado: “Acreditamos que mudar a feira para maio é a decisão certa, dado o desenvolvimento atual da pandemia e seu impacto nas restrições internacionais de viagem. Ao tomar a decisão com antecedência, nosso objetivo é apoiar nossas galerias no planejamento antecipado de seus programas para 2021”.
Os expositores da Art Basel Hong Kong ainda não foram nomeados; eles devem ser anunciados no início de 2021. No início deste ano, a feira — que normalmente abriga cerca de 250 galerias, muitas delas espaços bem estabelecidos no mercado internacional — revelou que ocorreria no próximo ano no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong, colocando-a no mesmo local da feira Art Central.
Todas as três edições de 2020 das feiras da Art Basel, em Hong Kong, Suíça e Miami Beach, foram canceladas devido à pandemia. Em seu lugar criaram salas de visualização online, pelas quais os negociantes que participariam das feiras presenciais relataram vendas constantes. Salas de exibição online também substituirão a edição de Miami, que inicialmente estava programada para o próximo mês, e serão realizadas de 4 a 6 de dezembro, com dois dias de pré-estreia a partir do dia 2.
FONTE: ArtNews