Devido ao impacto contínuo da pandemia e às restrições de viagens em todo o mundo, a Art Basel decidiu adiar sua feira de junho. A edição de 2021 do Art Basel acontecerá agora na Messe Basel de 23 a 26 de setembro de 2021.
A decisão foi tomada após extensas discussões e análises em consulta com galeristas e colecionadores, bem como especialistas externos, colocando em primeiro lugar a saúde e a segurança de todos os envolvidos e com o objetivo de alcançar o maior atendimento internacional possível para a feira.
Marc Spiegler, Diretor Global da Art Basel, disse: “Embora a primeira fase dos programas de vacinação COVID-19 tenha começado em muitas partes do mundo no mês passado, 2021 é um ano em que o planejamento permanece complexo devido a muitas incertezas. Ao mudar nossa feira de Basel para setembro, esperamos oferecer às nossas galerias uma maior possibilidade de preparar o ano com sucesso. Após dez meses de programas de vacinação em muitos países, prevemos ampla participação internacional em nosso evento de em setembro, porque todas as nossas conversas dentro do mundo da arte indicam um forte desejo de ver a arte pessoalmente e se envolver face a face com a cena cultural global. Naturalmente, continuaremos nossas atividades digitais conectando as galerias da Art Basel com patrocinadores globais, enquanto nos preparamos para retornar às feiras físicas no período pós-pandemia”.
Em 2021, a Art Basel apresentará três salas de exibição online (OVR), para as quais todas as galerias aceitas nas exposições da Art Basel entre 2016 e 2021 serão convidadas a se inscrever.
‘OVR: Pioneers’, que acontecerá de 24 a 27 de março de 2021, será dedicado a artistas que abriram novos caminhos esteticamente, conceitualmente ou sócio-politicamente.
Uma segunda Sala de Exibição On-line temática ocorrerá de 16 a 19 de junho de 2021, com curadores da Art Basel determinando os temas e ajudando na seleção das galerias participantes.
No início de novembro, ‘OVR: 2021’ apresentará exclusivamente obras de arte criadas este ano.
Sobre a Messe Basel: O novo complexo de exposições projetado pelos arquitetos Herzog & de Meuron da Basileia combina funcionalidade e estética de maneira virtualmente perfeita. A maior compactação do local permite uma gestão consideravelmente mais flexível e maior conforto para os visitantes. Ao mesmo tempo, o novo complexo é um cartão de visita arquitetônico impressionante.