Categories: Notícias

Arqueólogos na Ilha de Páscoa descobriram uma estátua Moai desconhecida

Uma nova estátua Moai foi encontrada em Rapa Nui, um território chileno também conhecido como Ilha de Páscoa, provocando entusiasmo entre os pesquisadores de que ainda pode haver outros esperando para serem descobertos.

O monumento sagrado, que é menor do que a maioria dos outros na ilha, foi encontrado enterrado em um leito de lago seco. Esta área geralmente não é acessível aos seres humanos, mas secou provavelmente devido às condições climáticas, permitindo que os arqueólogos tentassem uma escavação.

“Para o povo Rapa Nui, é uma descoberta muito, muito importante”, disse Salvador Atan Hito, vice-presidente da organização indígena Ma’u Henua, que supervisiona o local. “Porque está aqui no lago e ninguém sabe que isso existe – até mesmo os ancestrais, nossos avós, não sabem [sobre] aquele.”

Terry Hunt, professor de arqueologia da Universidade do Arizona, especializado em Rapa Nui, acrescentou: “Achamos que conhecemos todos os Moai, mas então um novo aparece. Não houve Moai encontrado no leito seco ou no que antes era um lago, então esta é a primeira vez.”.

Os arqueólogos estão atualmente em uma missão para ver o que mais eles podem desenterrar no local, procurando evidências de Moai, bem como as ferramentas que podem ter sido usadas para fazê-los.

“Eles foram escondidos pelos juncos altos que crescem no leito do lago e a prospecção com algo que pode detectar o que está sob a superfície do solo pode nos dizer que há de fato mais Moai nos sedimentos do leito do lago”, explicou Hunt. “Quando há um moai no lago, provavelmente há mais.”.

Existem aproximadamente 1.000 Moai na Ilha de Páscoa. Essas figuras humanas monolíticas foram esculpidas em rocha vulcânica há cerca de 500 anos pela tribo polinésia Rapa Nui. Acredita-se que eles incorporam espíritos ancestrais e foram colocados em um anel ao redor da ilha, voltados para dentro.

“Os Moai são importantes porque realmente representam a história do povo Rapa Nui. Eles eram os ancestrais deificados do ilhéu”, disse Hunt. “Eles são icônicos em todo o mundo e realmente representam o fantástico patrimônio arqueológico desta ilha.”.

Muitos dos monumentos ainda estão sendo escavados e são vulneráveis a danos ou mesmo ataques. Por exemplo, no outono passado, um incendiário incendiou a ilha deixando algumas estátuas carbonizadas e rachadas e, em 2020, outra foi derrubada por uma caminhonete desgovernada. Como tal, há um debate em curso sobre se uma escultura, Hoa Hakananai’a, que foi tirada sem permissão pela Marinha Real do Reino Unido em 1868 e atualmente é mantida pelo Museu Britânico, deve ser repatriada ou permanecer em segurança por enquanto.

Redação

Recent Posts

Descubra resultado da ação de restituição de pintura milionária de Picasso

A pintura Woman Ironing, de Pablo Picasso, de 1904, que esteve no centro de um…

1 dia ago

Quanto vale um desenho do prestigiado artista David Hockney?

Um desenho a lápis de cera e lápis de cor de David Hockney que está…

1 dia ago

Iris Van Herpen transforma desfile em verdadeira exposição de arte

Em sua nova coleção, a estilista holandesa Iris Van Herpen chamou atenção por trazer uma…

3 dias ago

Desenho de Modigliani é apreendido antes da venda. Descubra o motivo

Um desenho atribuído ao modernista italiano Amedeo Modigliani estava prestes a ser vendido por 300…

3 dias ago

Panmela Castro abre Exposição solo em Lisboa

No autorretrato “Pode o subalterno falar?”, a artista Panmela Castro aparece lendo um exemplar da…

3 dias ago

Turista é preso depois de vandalizar antiga casa de Pompéia

Um turista cazaque foi detido no Parque Arqueológico de Pompeia no sábado, 22 de junho,…

3 dias ago