Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. Os caixões estão selados e intactos, e foram encontrados junto com máscaras funerárias, frascos canópicos — usados para armazenar órgãos internos mumificados — e estátuas, relatou Khaled El-Enany, ministro do turismo e antiguidades do Egito. Os caixões de madeira e outros objetos foram enterrados durante os Períodos Tardio e Ptolomaico do Egito, que juntos duraram de 664 a 30 a.C.
Veja vídeo aqui: https://www.facebook.com/watch/moantiquities/
Durante a conferência de imprensa, um caixão foi aberto e a múmia passou por um processo de raio-X, revelando os restos de um homem com os braços cruzados à maneira do deus egípcio Osíris, com todos os seus órgãos internos removidos, exceto seu coração. O homem provavelmente viveu no início do Período Ptolomaico, diz Waziry.
Tem sido um ano agitado para a necrópole de Saqqara. Este novo anúncio vem apenas um mês depois que a mesma equipe descobriu 59 caixões. “Mais descobertas devem ser anunciadas nos próximos meses”, diz El-Enany. “Ainda temos muito a revelar.”
FONTE: The Art Newspaper