Arqueólogos acreditam ter identificado um ingrediente improvável usado para construir o Stonehenge

O mundo moderno há muito se maravilhava com o antigo Stonehenge e o mistério sobre como as pessoas pré-históricas erigiram o círculo de pedras monolíticas. Agora, os arqueólogos finalmente resolveram o mistério da construção do monumento neolítico: as pedras podem ter sido colocadas no lugar com a ajuda de banha.

Pesquisadores sabem há muito tempo que fragmentos de cerâmica encontrados nas proximidades de Durrington Walls contêm vestígios de gordura de porco. Mas agora os arqueólogos da Universidade de Newcastle estão argumentando que a banha não era usada na culinária, mas estava sendo armazenada em grandes baldes a fim de criar o material que era usado como suporte na construção.

“Eu estava interessada no nível excepcional de preservação e em grandes quantidades de lipídios – ou resíduos gordurosos – que recuperamos da cerâmica”, disse Lisa-Marie Shillito, conferencista sênior em arqueologia da paisagem na Universidade de Newcastle, ao Daily Mail . “Os ossos de animais que foram escavados no local mostram que muitos dos porcos eram ‘assados ​​no espeto’ em vez de picados, como se esperaria se fossem cozidos nas panelas.”

As descobertas de Shillito foram publicadas hoje na revista Antiquity e baseiam-se na análise da cerâmica cerâmica Ware Ware.

Uma das teorias mais amplamente aceitas de Stonehenge é que os monólitos foram movidos por terra usando um sistema de trenó. Cerca de 20 pessoas colocariam cada pedra em um trenó e deslizaram-no sobre troncos.

As pessoas que construíram Stonehenge poderiam ter usado a gordura para engraxar os trilhos no sistema de trenós, como lubrificante para reduzir o atrito e facilitar o transporte das pedras pesadas do local. Acredita-se que os megálitos tenham vindo das colinas de Preseli, no atual País de Gales, a cerca de 140 quilômetros de distância.

Fonte: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …