ARCOmadrid encerra edição 2021 e faz avaliação da feira

Reativar o mercado, fomentar as vendas de arte e promover a reunião dos profissionais da arte contemporânea foram os objetivos que impulsionaram a organização desta edição da ARCOmadrid 2021. Objetivos que estiveram no centro do esforço da IFEMA MADRID para recuperar o evento, atrair colecionadores de todo o mundo e debater o futuro imediato da arte. Galerias como José de la Mano; Thaddaeus Ropac; Albarrán Bourdais; Mayoral; Perrotin; Chantal Crousel; Mor Charpentier; Maisterravalbuena; Vera Cortês; Travesía Cuatro; Lelong; Elvira González; celebraram a sábia decisão de realizar o evento em um mês extraordinário como julho.

Profissionais e colecionadores

Mais de 250 colecionadores internacionais aceitaram com entusiasmo o convite da ARCOmadrid, expressando seu interesse pelas propostas artísticas da feira e seu compromisso com a arte contemporânea. Vindos de 23 países, principalmente Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal e Estados Unidos, além de Argentina, México, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil, os participantes do programa deste ano se destacaram pelo engajamento, refletido em inúmeras aquisições.

Mais uma vez este ano, a feira contou com o empenho de Suas Majestades, o Rei e a Rainha da Espanha, presidindo sua inauguração oficial no dia 8 de julho. Nos três primeiros dias, dedicados exclusivamente a profissionais, mais de 20.000 pessoas visitaram o ARCOmadrid, que manteve uma capacidade reduzida de forma a garantir a segurança de todos os participantes.

Além de curadores e outros atores do setor, a feira também contou com a presença de colecionadores e membros de museus como Centre Pompidou, Paris; MAMCO (Musée d’art Moderne et Contemporain), Genebra; Belvedere Cercle, Viena; Museo Reina Sofía, Madrid; MAAT, Lisbon; MALI, Lima; Mudam Luxemburgo; Museum of Latin American Art ( MOLAA ), Long Beach; Patrons of Artis Foundation, Israel; MASP (Museu de Arte de São Paulo), São Paulo; Fundação Serralves, Porto; Guggenheim Bilbao; Macba, Barcelona; The Cultivist, London, and Palais de Tokyo, Paris, entre outros.

AQUISIÇÕES NA ARCOmadrid 2021

A Fundación ARCO aumentou seu acervo com a aquisição de 9 obras de 5 artistas na ARCOmadrid 2021, custeadas com os recursos arrecadados no jantar da Fundación ARCO, realizado no dia 6 de julho. As obras adquiridas, a conselho de Manuel Segade e Magalí Arriola, são de Georges Toni Stoll -Jérôme Poggi-; Frida Orupabo –Nordenhake-; Cecilia Bengolea -Àngels Barcelona-; Jon Mikel Euba -Carreras Mugica- e Paz Errázuriz -Mor Charpentier-.

Mais uma vez este ano, o Museo Reina Sofia ampliou sua coleção com a compra de novas obras pelas galerias participantes da Feira. Uma seleção de 18 obras dos artistas Manuela Ballester; Ana Peters; Manuel Quejido; Agustín Ibarrola, Liliana Maresca; Evru / Zush; Alonso Gil; colectivo Ayllu; Clara Montoya; Andrés Pachón; Bouchra Khalili; Ángela Ferreira; Dias & Riedweg; Babi Badalov; Maja Bajevic, agora faz parte das coleções do Museo. O valor total das aquisições é de 300.000 euros.

A Comunidad de Madrid adquiriu obras dos artistas Isidoro Valcárcel Medina, Ana Buenaventura e Cristina Iglesias no valor de 150.000 euros que serão integradas na Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.

Já o Museu de Belas Artes de Bilbao acrescentou ao seu acervo o mural ´Guernika´ de Agustín Ibarrola – Galeria José de la Mano – adquirido por 300.000 euros.

PRÊMIOS NA ARCOmadrid 2021

Instituições e empresas nacionais e internacionais uniram-se para apoiar e reconhecer a criação artística na ARCOmadrid, com a atribuição de várias distinções. A Comunidad de Madrid reconheceu o trabalho de Pablo Capitán Del Río, por ‘La Fuga Ebria’ (2021), da galeria Art Nueve, de Murica, e Kameelah Janan Rasheed, por ‘Mathematic casual’ (2021), de NOME, Berlim. As peças laureadas com o Prémio ARCO da Comunidade de Madrid passarão a fazer parte da Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.

A artista Valladolid, Esther Gatón, representada pela galeria Cibrian, é a vencedora da primeira edição do VeePee Creativity Awards, criado para aumentar a visibilidade de jovens artistas e estimular a arte.

Já Cervezas Alhambra distinguiu Julia Huete por ‘De dos cuerpos vengo’, escolhido entre os cinco finalistas por um júri internacional de especialistas.

Mais uma vez este ano, a illycaffè manteve o seu apoio aos jovens artistas emergentes presentes na ARCOmadrid através do XIV Prémio illy SustainArt, atribuído nesta ocasião a Daniela Ortiz da galeria Àngels Barcelona.

Em sua XVI edição, o Prêmio ARCO-BEEP de Arte Eletrônica selecionou as obras ´Naturaleza Muerta Oleaje` e `Naturaleza Muerta Tornados`, da artista Marina Núñez, exposta no Rocío Santacruz.

Adicionalmente, a galeria sevilhana Alarcón Criado, com obras de Alegría Piñero, Irene Infantes, Ira Lombardía, Cristina Mejias, Mercedes Pimiento e Belén Rodríguez, foi a vencedora do Prémio Lexus de Melhor Stand da ARCOmadrid 2021.

Na mesma linha, as galerias Jahmek, com sede em Luanda, e The Pill, de Istambul, foram selecionadas na VII edição do Prémio de Abertura. Este reembolsa ao melhor stand o custo do seu espaço no ARCOmadrid, que nesta ocasião será dividido entre os dois.

ARCOmadrid 2022 celebrará sua 41ª edição de 23 a 27 de fevereiro nos Halls 7 e 9 do IFEMA MADRID.

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …