Reativar o mercado, fomentar as vendas de arte e promover a reunião dos profissionais da arte contemporânea foram os objetivos que impulsionaram a organização desta edição da ARCOmadrid 2021. Objetivos que estiveram no centro do esforço da IFEMA MADRID para recuperar o evento, atrair colecionadores de todo o mundo e debater o futuro imediato da arte. Galerias como José de la Mano; Thaddaeus Ropac; Albarrán Bourdais; Mayoral; Perrotin; Chantal Crousel; Mor Charpentier; Maisterravalbuena; Vera Cortês; Travesía Cuatro; Lelong; Elvira González; celebraram a sábia decisão de realizar o evento em um mês extraordinário como julho.
Profissionais e colecionadores
Mais de 250 colecionadores internacionais aceitaram com entusiasmo o convite da ARCOmadrid, expressando seu interesse pelas propostas artísticas da feira e seu compromisso com a arte contemporânea. Vindos de 23 países, principalmente Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal e Estados Unidos, além de Argentina, México, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil, os participantes do programa deste ano se destacaram pelo engajamento, refletido em inúmeras aquisições.
Mais uma vez este ano, a feira contou com o empenho de Suas Majestades, o Rei e a Rainha da Espanha, presidindo sua inauguração oficial no dia 8 de julho. Nos três primeiros dias, dedicados exclusivamente a profissionais, mais de 20.000 pessoas visitaram o ARCOmadrid, que manteve uma capacidade reduzida de forma a garantir a segurança de todos os participantes.
Além de curadores e outros atores do setor, a feira também contou com a presença de colecionadores e membros de museus como Centre Pompidou, Paris; MAMCO (Musée d’art Moderne et Contemporain), Genebra; Belvedere Cercle, Viena; Museo Reina Sofía, Madrid; MAAT, Lisbon; MALI, Lima; Mudam Luxemburgo; Museum of Latin American Art ( MOLAA ), Long Beach; Patrons of Artis Foundation, Israel; MASP (Museu de Arte de São Paulo), São Paulo; Fundação Serralves, Porto; Guggenheim Bilbao; Macba, Barcelona; The Cultivist, London, and Palais de Tokyo, Paris, entre outros.
AQUISIÇÕES NA ARCOmadrid 2021
A Fundación ARCO aumentou seu acervo com a aquisição de 9 obras de 5 artistas na ARCOmadrid 2021, custeadas com os recursos arrecadados no jantar da Fundación ARCO, realizado no dia 6 de julho. As obras adquiridas, a conselho de Manuel Segade e Magalí Arriola, são de Georges Toni Stoll -Jérôme Poggi-; Frida Orupabo –Nordenhake-; Cecilia Bengolea -Àngels Barcelona-; Jon Mikel Euba -Carreras Mugica- e Paz Errázuriz -Mor Charpentier-.
Mais uma vez este ano, o Museo Reina Sofia ampliou sua coleção com a compra de novas obras pelas galerias participantes da Feira. Uma seleção de 18 obras dos artistas Manuela Ballester; Ana Peters; Manuel Quejido; Agustín Ibarrola, Liliana Maresca; Evru / Zush; Alonso Gil; colectivo Ayllu; Clara Montoya; Andrés Pachón; Bouchra Khalili; Ángela Ferreira; Dias & Riedweg; Babi Badalov; Maja Bajevic, agora faz parte das coleções do Museo. O valor total das aquisições é de 300.000 euros.
A Comunidad de Madrid adquiriu obras dos artistas Isidoro Valcárcel Medina, Ana Buenaventura e Cristina Iglesias no valor de 150.000 euros que serão integradas na Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.
Já o Museu de Belas Artes de Bilbao acrescentou ao seu acervo o mural ´Guernika´ de Agustín Ibarrola – Galeria José de la Mano – adquirido por 300.000 euros.
PRÊMIOS NA ARCOmadrid 2021
Instituições e empresas nacionais e internacionais uniram-se para apoiar e reconhecer a criação artística na ARCOmadrid, com a atribuição de várias distinções. A Comunidad de Madrid reconheceu o trabalho de Pablo Capitán Del Río, por ‘La Fuga Ebria’ (2021), da galeria Art Nueve, de Murica, e Kameelah Janan Rasheed, por ‘Mathematic casual’ (2021), de NOME, Berlim. As peças laureadas com o Prémio ARCO da Comunidade de Madrid passarão a fazer parte da Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.
A artista Valladolid, Esther Gatón, representada pela galeria Cibrian, é a vencedora da primeira edição do VeePee Creativity Awards, criado para aumentar a visibilidade de jovens artistas e estimular a arte.
Já Cervezas Alhambra distinguiu Julia Huete por ‘De dos cuerpos vengo’, escolhido entre os cinco finalistas por um júri internacional de especialistas.
Mais uma vez este ano, a illycaffè manteve o seu apoio aos jovens artistas emergentes presentes na ARCOmadrid através do XIV Prémio illy SustainArt, atribuído nesta ocasião a Daniela Ortiz da galeria Àngels Barcelona.
Em sua XVI edição, o Prêmio ARCO-BEEP de Arte Eletrônica selecionou as obras ´Naturaleza Muerta Oleaje` e `Naturaleza Muerta Tornados`, da artista Marina Núñez, exposta no Rocío Santacruz.
Adicionalmente, a galeria sevilhana Alarcón Criado, com obras de Alegría Piñero, Irene Infantes, Ira Lombardía, Cristina Mejias, Mercedes Pimiento e Belén Rodríguez, foi a vencedora do Prémio Lexus de Melhor Stand da ARCOmadrid 2021.
Na mesma linha, as galerias Jahmek, com sede em Luanda, e The Pill, de Istambul, foram selecionadas na VII edição do Prémio de Abertura. Este reembolsa ao melhor stand o custo do seu espaço no ARCOmadrid, que nesta ocasião será dividido entre os dois.
ARCOmadrid 2022 celebrará sua 41ª edição de 23 a 27 de fevereiro nos Halls 7 e 9 do IFEMA MADRID.