ARCOmadrid encerra edição 2021 e faz avaliação da feira

Reativar o mercado, fomentar as vendas de arte e promover a reunião dos profissionais da arte contemporânea foram os objetivos que impulsionaram a organização desta edição da ARCOmadrid 2021. Objetivos que estiveram no centro do esforço da IFEMA MADRID para recuperar o evento, atrair colecionadores de todo o mundo e debater o futuro imediato da arte. Galerias como José de la Mano; Thaddaeus Ropac; Albarrán Bourdais; Mayoral; Perrotin; Chantal Crousel; Mor Charpentier; Maisterravalbuena; Vera Cortês; Travesía Cuatro; Lelong; Elvira González; celebraram a sábia decisão de realizar o evento em um mês extraordinário como julho.

Profissionais e colecionadores

Mais de 250 colecionadores internacionais aceitaram com entusiasmo o convite da ARCOmadrid, expressando seu interesse pelas propostas artísticas da feira e seu compromisso com a arte contemporânea. Vindos de 23 países, principalmente Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal e Estados Unidos, além de Argentina, México, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil, os participantes do programa deste ano se destacaram pelo engajamento, refletido em inúmeras aquisições.

Mais uma vez este ano, a feira contou com o empenho de Suas Majestades, o Rei e a Rainha da Espanha, presidindo sua inauguração oficial no dia 8 de julho. Nos três primeiros dias, dedicados exclusivamente a profissionais, mais de 20.000 pessoas visitaram o ARCOmadrid, que manteve uma capacidade reduzida de forma a garantir a segurança de todos os participantes.

Além de curadores e outros atores do setor, a feira também contou com a presença de colecionadores e membros de museus como Centre Pompidou, Paris; MAMCO (Musée d’art Moderne et Contemporain), Genebra; Belvedere Cercle, Viena; Museo Reina Sofía, Madrid; MAAT, Lisbon; MALI, Lima; Mudam Luxemburgo; Museum of Latin American Art ( MOLAA ), Long Beach; Patrons of Artis Foundation, Israel; MASP (Museu de Arte de São Paulo), São Paulo; Fundação Serralves, Porto; Guggenheim Bilbao; Macba, Barcelona; The Cultivist, London, and Palais de Tokyo, Paris, entre outros.

AQUISIÇÕES NA ARCOmadrid 2021

A Fundación ARCO aumentou seu acervo com a aquisição de 9 obras de 5 artistas na ARCOmadrid 2021, custeadas com os recursos arrecadados no jantar da Fundación ARCO, realizado no dia 6 de julho. As obras adquiridas, a conselho de Manuel Segade e Magalí Arriola, são de Georges Toni Stoll -Jérôme Poggi-; Frida Orupabo –Nordenhake-; Cecilia Bengolea -Àngels Barcelona-; Jon Mikel Euba -Carreras Mugica- e Paz Errázuriz -Mor Charpentier-.

Mais uma vez este ano, o Museo Reina Sofia ampliou sua coleção com a compra de novas obras pelas galerias participantes da Feira. Uma seleção de 18 obras dos artistas Manuela Ballester; Ana Peters; Manuel Quejido; Agustín Ibarrola, Liliana Maresca; Evru / Zush; Alonso Gil; colectivo Ayllu; Clara Montoya; Andrés Pachón; Bouchra Khalili; Ángela Ferreira; Dias & Riedweg; Babi Badalov; Maja Bajevic, agora faz parte das coleções do Museo. O valor total das aquisições é de 300.000 euros.

A Comunidad de Madrid adquiriu obras dos artistas Isidoro Valcárcel Medina, Ana Buenaventura e Cristina Iglesias no valor de 150.000 euros que serão integradas na Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.

Já o Museu de Belas Artes de Bilbao acrescentou ao seu acervo o mural ´Guernika´ de Agustín Ibarrola – Galeria José de la Mano – adquirido por 300.000 euros.

PRÊMIOS NA ARCOmadrid 2021

Instituições e empresas nacionais e internacionais uniram-se para apoiar e reconhecer a criação artística na ARCOmadrid, com a atribuição de várias distinções. A Comunidad de Madrid reconheceu o trabalho de Pablo Capitán Del Río, por ‘La Fuga Ebria’ (2021), da galeria Art Nueve, de Murica, e Kameelah Janan Rasheed, por ‘Mathematic casual’ (2021), de NOME, Berlim. As peças laureadas com o Prémio ARCO da Comunidade de Madrid passarão a fazer parte da Colecção de Arte Contemporânea do CA2M Centro de Arte Dos de Mayo.

A artista Valladolid, Esther Gatón, representada pela galeria Cibrian, é a vencedora da primeira edição do VeePee Creativity Awards, criado para aumentar a visibilidade de jovens artistas e estimular a arte.

Já Cervezas Alhambra distinguiu Julia Huete por ‘De dos cuerpos vengo’, escolhido entre os cinco finalistas por um júri internacional de especialistas.

Mais uma vez este ano, a illycaffè manteve o seu apoio aos jovens artistas emergentes presentes na ARCOmadrid através do XIV Prémio illy SustainArt, atribuído nesta ocasião a Daniela Ortiz da galeria Àngels Barcelona.

Em sua XVI edição, o Prêmio ARCO-BEEP de Arte Eletrônica selecionou as obras ´Naturaleza Muerta Oleaje` e `Naturaleza Muerta Tornados`, da artista Marina Núñez, exposta no Rocío Santacruz.

Adicionalmente, a galeria sevilhana Alarcón Criado, com obras de Alegría Piñero, Irene Infantes, Ira Lombardía, Cristina Mejias, Mercedes Pimiento e Belén Rodríguez, foi a vencedora do Prémio Lexus de Melhor Stand da ARCOmadrid 2021.

Na mesma linha, as galerias Jahmek, com sede em Luanda, e The Pill, de Istambul, foram selecionadas na VII edição do Prémio de Abertura. Este reembolsa ao melhor stand o custo do seu espaço no ARCOmadrid, que nesta ocasião será dividido entre os dois.

ARCOmadrid 2022 celebrará sua 41ª edição de 23 a 27 de fevereiro nos Halls 7 e 9 do IFEMA MADRID.

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …