Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada por um colecionador particular anônimo, que é conhecido por Graham Kirkham, o fundador da empresa de sofás do DFS.

Kirkham, 74 anos, agora está vendendo parte de sua coleção. Sem nome da Sotheby’s, ele vendeu cinco obras do Velho Mestre de Liss, Ribera, Wtewael, Gainsborough e Liotard, que arrecadaram £ 26 milhões em leilão no dia 3 de julho. Segundo o último Sunday Times Rich List, ele tem uma fortuna de £ 1.15bn, embora o seu risco de negócio recente, Fabb Sofás, esteja sob administração.

A descoberta de Moisés, de Gentileschi (início da década de 1630), havia sido vendida em 1995 em Castle Howard, a mansão de Yorkshire da família Howard. No leilão da Sotheby’s, quando foi comprada por Kirkham, a obra custou 5 milhões de libras, então uma quantia muito grande. Pouco antes da venda, havia relatos de que a Galeria Nacional de Londres estava negociando sem sucesso a compra da pintura.

Kirkham emprestou inicialmente The Finding of Moses às Galerias Nacionais da Escócia e depois ao J. Paul Getty Museum em Los Angeles. Em 2002, foi oferecido em empréstimo de longo prazo à Galeria Nacional de Londres, onde permanece até hoje. No ano passado, foi exibido temporariamente na exposição da Royal Academy of Arts em Charles I.

O Achado de Moisés, de Orazio Gentileschi, está emprestado à Galeria Nacional de Londres desde 2002

Um porta-voz da Galeria Nacional não discutiu as sugestões de que agora está negociando a compra de The Finding of Moses, dizendo que “nunca comentamos obras de arte que possamos, ou não, estar interessadas em adquirir”.

A pintura de Danae, de Gentileschi , uma pintura menor (mas importante) alcançou um recorde de US$ 30 milhões quando foi vendida na Sotheby’s há três anos. Isso sugere que The Finding of Moses, uma obra muito grande, com 3 m de largura, pode valer várias dezenas de milhões de libras.

A National Gallery tem acesso a fundos de seus American Friends, que vieram principalmente da doação de J. Paul Getty, e provavelmente também se aproximará do Art Fund, uma instituição de caridade que ajuda coleções públicas com aquisições. A captação de recursos será um desafio, embora seja possível que haja vantagens fiscais em uma venda para uma galeria pública, o que pode reduzir o preço.

Se a venda de Gentileschi for adiante, é provável que seja a aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido desde a compra de duas pinturas de Ticiano da deusa Diana compradas em conjunto pela Galeria Nacional e Galerias Nacionais da Escócia há uma década.

The Finding of Moses, que descreve a descoberta do bebê em uma cesta pela filha do Faraó, é um trabalho tardio de Orazio Gentileschi (1563-1639), um seguidor italiano de Caravaggio, que ele conhecia em Roma. A pintura barroca tem uma proveniência distinta. Em 1626, Gentileschi mudou-se para Londres para trabalhar para o primeiro ministro do rei, o duque de Buckingham (o artista estava acompanhado por sua filha Artemisia, hoje uma das mais antigas mestres femininas mais procuradas). A descoberta de Moisés foi então encomendada por Carlos I para sua esposa, rainha Henrietta Maria, para celebrar o nascimento de seu filho, o futuro Carlos II. Ela o pendurou no salão principal da casa da rainha em Greenwich.

Com a queda da monarquia, a pintura saiu da coleção real, mas foi devolvida a Henrietta Maria em 1660 e levada para a França, depois indo para Filipe I, o duque de Orléans. The Finding of Moses acabou sendo vendida (como um Velázquez) na venda de Orléans em Londres em 1798, quando foi comprada pelo Castle Howard, onde permaneceu por quase 200 anos.

Por Martin Bailey. Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …