Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada por um colecionador particular anônimo, que é conhecido por Graham Kirkham, o fundador da empresa de sofás do DFS.

Kirkham, 74 anos, agora está vendendo parte de sua coleção. Sem nome da Sotheby’s, ele vendeu cinco obras do Velho Mestre de Liss, Ribera, Wtewael, Gainsborough e Liotard, que arrecadaram £ 26 milhões em leilão no dia 3 de julho. Segundo o último Sunday Times Rich List, ele tem uma fortuna de £ 1.15bn, embora o seu risco de negócio recente, Fabb Sofás, esteja sob administração.

A descoberta de Moisés, de Gentileschi (início da década de 1630), havia sido vendida em 1995 em Castle Howard, a mansão de Yorkshire da família Howard. No leilão da Sotheby’s, quando foi comprada por Kirkham, a obra custou 5 milhões de libras, então uma quantia muito grande. Pouco antes da venda, havia relatos de que a Galeria Nacional de Londres estava negociando sem sucesso a compra da pintura.

Kirkham emprestou inicialmente The Finding of Moses às Galerias Nacionais da Escócia e depois ao J. Paul Getty Museum em Los Angeles. Em 2002, foi oferecido em empréstimo de longo prazo à Galeria Nacional de Londres, onde permanece até hoje. No ano passado, foi exibido temporariamente na exposição da Royal Academy of Arts em Charles I.

O Achado de Moisés, de Orazio Gentileschi, está emprestado à Galeria Nacional de Londres desde 2002

Um porta-voz da Galeria Nacional não discutiu as sugestões de que agora está negociando a compra de The Finding of Moses, dizendo que “nunca comentamos obras de arte que possamos, ou não, estar interessadas em adquirir”.

A pintura de Danae, de Gentileschi , uma pintura menor (mas importante) alcançou um recorde de US$ 30 milhões quando foi vendida na Sotheby’s há três anos. Isso sugere que The Finding of Moses, uma obra muito grande, com 3 m de largura, pode valer várias dezenas de milhões de libras.

A National Gallery tem acesso a fundos de seus American Friends, que vieram principalmente da doação de J. Paul Getty, e provavelmente também se aproximará do Art Fund, uma instituição de caridade que ajuda coleções públicas com aquisições. A captação de recursos será um desafio, embora seja possível que haja vantagens fiscais em uma venda para uma galeria pública, o que pode reduzir o preço.

Se a venda de Gentileschi for adiante, é provável que seja a aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido desde a compra de duas pinturas de Ticiano da deusa Diana compradas em conjunto pela Galeria Nacional e Galerias Nacionais da Escócia há uma década.

The Finding of Moses, que descreve a descoberta do bebê em uma cesta pela filha do Faraó, é um trabalho tardio de Orazio Gentileschi (1563-1639), um seguidor italiano de Caravaggio, que ele conhecia em Roma. A pintura barroca tem uma proveniência distinta. Em 1626, Gentileschi mudou-se para Londres para trabalhar para o primeiro ministro do rei, o duque de Buckingham (o artista estava acompanhado por sua filha Artemisia, hoje uma das mais antigas mestres femininas mais procuradas). A descoberta de Moisés foi então encomendada por Carlos I para sua esposa, rainha Henrietta Maria, para celebrar o nascimento de seu filho, o futuro Carlos II. Ela o pendurou no salão principal da casa da rainha em Greenwich.

Com a queda da monarquia, a pintura saiu da coleção real, mas foi devolvida a Henrietta Maria em 1660 e levada para a França, depois indo para Filipe I, o duque de Orléans. The Finding of Moses acabou sendo vendida (como um Velázquez) na venda de Orléans em Londres em 1798, quando foi comprada pelo Castle Howard, onde permaneceu por quase 200 anos.

Por Martin Bailey. Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …