Aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido em uma década

A obra-prima final de Orazio Gentileschi, The Finding of Moses, provavelmente será adquirida pela National Gallery de Londres.

Atualmente, está emprestada por um colecionador particular anônimo, que é conhecido por Graham Kirkham, o fundador da empresa de sofás do DFS.

Kirkham, 74 anos, agora está vendendo parte de sua coleção. Sem nome da Sotheby’s, ele vendeu cinco obras do Velho Mestre de Liss, Ribera, Wtewael, Gainsborough e Liotard, que arrecadaram £ 26 milhões em leilão no dia 3 de julho. Segundo o último Sunday Times Rich List, ele tem uma fortuna de £ 1.15bn, embora o seu risco de negócio recente, Fabb Sofás, esteja sob administração.

A descoberta de Moisés, de Gentileschi (início da década de 1630), havia sido vendida em 1995 em Castle Howard, a mansão de Yorkshire da família Howard. No leilão da Sotheby’s, quando foi comprada por Kirkham, a obra custou 5 milhões de libras, então uma quantia muito grande. Pouco antes da venda, havia relatos de que a Galeria Nacional de Londres estava negociando sem sucesso a compra da pintura.

Kirkham emprestou inicialmente The Finding of Moses às Galerias Nacionais da Escócia e depois ao J. Paul Getty Museum em Los Angeles. Em 2002, foi oferecido em empréstimo de longo prazo à Galeria Nacional de Londres, onde permanece até hoje. No ano passado, foi exibido temporariamente na exposição da Royal Academy of Arts em Charles I.

O Achado de Moisés, de Orazio Gentileschi, está emprestado à Galeria Nacional de Londres desde 2002

Um porta-voz da Galeria Nacional não discutiu as sugestões de que agora está negociando a compra de The Finding of Moses, dizendo que “nunca comentamos obras de arte que possamos, ou não, estar interessadas em adquirir”.

A pintura de Danae, de Gentileschi , uma pintura menor (mas importante) alcançou um recorde de US$ 30 milhões quando foi vendida na Sotheby’s há três anos. Isso sugere que The Finding of Moses, uma obra muito grande, com 3 m de largura, pode valer várias dezenas de milhões de libras.

A National Gallery tem acesso a fundos de seus American Friends, que vieram principalmente da doação de J. Paul Getty, e provavelmente também se aproximará do Art Fund, uma instituição de caridade que ajuda coleções públicas com aquisições. A captação de recursos será um desafio, embora seja possível que haja vantagens fiscais em uma venda para uma galeria pública, o que pode reduzir o preço.

Se a venda de Gentileschi for adiante, é provável que seja a aquisição de museu mais valiosa do Reino Unido desde a compra de duas pinturas de Ticiano da deusa Diana compradas em conjunto pela Galeria Nacional e Galerias Nacionais da Escócia há uma década.

The Finding of Moses, que descreve a descoberta do bebê em uma cesta pela filha do Faraó, é um trabalho tardio de Orazio Gentileschi (1563-1639), um seguidor italiano de Caravaggio, que ele conhecia em Roma. A pintura barroca tem uma proveniência distinta. Em 1626, Gentileschi mudou-se para Londres para trabalhar para o primeiro ministro do rei, o duque de Buckingham (o artista estava acompanhado por sua filha Artemisia, hoje uma das mais antigas mestres femininas mais procuradas). A descoberta de Moisés foi então encomendada por Carlos I para sua esposa, rainha Henrietta Maria, para celebrar o nascimento de seu filho, o futuro Carlos II. Ela o pendurou no salão principal da casa da rainha em Greenwich.

Com a queda da monarquia, a pintura saiu da coleção real, mas foi devolvida a Henrietta Maria em 1660 e levada para a França, depois indo para Filipe I, o duque de Orléans. The Finding of Moses acabou sendo vendida (como um Velázquez) na venda de Orléans em Londres em 1798, quando foi comprada pelo Castle Howard, onde permaneceu por quase 200 anos.

Por Martin Bailey. Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …