O Instituto Inhotim lançou um app gratuito voltado a melhorar a experiência física dos mais de 335 mil visitantes anuais
O App Inhotim oferece uma gama de serviços que abarca a programação atualizada do Instituto, dados sobre seus restaurantes, visitas guiadas e horários de funcionamento, além de informações completas sobre galerias de arte, obras, artistas, jardins e destaques botânicos.
A partir da ferramenta, o visitante pode programar sua visita criando roteiros personalizados inseridos no mapa do Inhotim e com sugestões de como se preparar para o passeio. O app também conta com indicações de roteiros desenhados para dias ensolarados com muito calor ou dias de chuva, assim como adaptados de acordo com as condições de mobilidade dos visitantes.
Com versões em português e em inglês, o aplicativo ainda oferece um desconto de 10% para a compra de ingressos.
Diferentemente de grande parte das instituições culturais, o app do Inhotim não tem como objetivo ser apenas um distribuidor de conteúdo. A inspiração para melhorar a experiência do usuário, inclusive, não partiu apenas do meio cultural.
“Nossa ferramenta tem como objetivo contribuir para a experiência física dos visitantes, que passa pelo deslocamento e pela diversidade de públicos. Como somos um destino turístico, nos inspiramos em apps de parques temáticos e de museus, com o olhar para toda a jornada do visitante, ajudando as pessoas a se prepararem para as visitas e a tirar o melhor proveito delas”, diz Luciana Zanini, diretora de Finanças, Pessoas e Estratégia/CFO do Inhotim.
O projeto faz parte de um amplo movimento de governança que o Instituto vem promovendo, que engloba ações voltadas à democratização do acesso, o fortalecimento de sua programação e um maior cuidado com a experiência do visitante.
“Estamos muito animados em lançar um app tão inovador. O Inhotim buscou entender seus públicos, investigar sua vocação, se reaproximar de seu território e repensar sua programação para se projetar para o presente e futuro, conectado ao seu DNA e lugar de inovação e vanguarda”, afirma Paula Azevedo, diretora-presidente do Instituto Inhotim.
“Estar no Inhotim é uma experiência de natureza presencial, com tempo e ritmo próprios e múltiplas possibilidades de conexão e sentidos. Nosso aplicativo visa ajudar as pessoas a extraírem o melhor da experiência do Inhotim, seguindo nossa missão de democratizar cada vez mais o acesso à arte, à natureza e à educação”, complementa.
App vai endereçar demandas dos visitantes
O aplicativo vem sendo construído desde fevereiro de 2024 e teve como ponto de partida uma pesquisa sobre experiência do usuário elaborada com cerca de 1.500 visitantes do Instituto pela Bain & Company, empresa parceira do Inhotim.
Questões como navegação, definição de roteiros, informações pré-visitação e sobre a botânica e as obras do Instituto estiveram entre as principais apontadas na pesquisa como pontos de melhoria.
Luciana Zanini ressalta que os visitantes e seus anseios estão no centro da modernização do Inhotim, o que estimula a busca por linguagens e ferramentas conectadas ao comportamento e aos hábitos da sociedade hoje.
“Constatamos que as pessoas que visitam o Inhotim pela primeira vez se sentem sobrecarregadas de informação e estímulos e com a quantidade de decisões a serem tomadas. Ansiedade e o famoso FOMO – Fear Of Missing Out – conflitam com a expectativa de contemplar e relaxar. Atentos a essas percepções, os visitantes ganharam no app um aliado para se planejar, ter mais informações sobre os acervos e os serviços e se localizar melhor dentro do parque”, afirma a diretora.
O App Inhotim já está disponível para download na Apple Store e no Google Play e foi desenvolvido em parceria com a empresa mineira Ioasys. O projeto tem o patrocínio da Vale e da Vivo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.