Categories: Notícias

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival de Vancouver receberam uma enxurrada de e-mails raivosos. As fotos, do artista canadense Steven Shearer, estrearam no Arbutus Greenway numa terça-feira, e foram retiradas na quinta, antes mesmo de o festival começar oficialmente. As imagens, retiradas do eBay, bem como do arquivo pessoal do artista, lembravam muito pessoas mortas, ao que parece. A fundadora do festival, Kim Spencer-Nairn, disse ao Art Newspaper que os e-mails que ela recebeu alegavam que as imagens “deram vontade de vomitar” e “lembraram gente morta”. Com base na resposta, ela disse: “Claramente, superestimamos o apetite de Vancouver por trabalhos provocativos”.

As imagens têm o objetivo de relembrar cenas religiosas de corpos em êxtase, aparentemente flutuando no espaço, “liberados de seus laços terrestres”, segundo um comunicado curatorial. Mas o público aparentemente pensou que as imagens eram de pessoas que haviam se desfeito de seus laços terrestres e estavam simplesmente mortas. Cada imagem mostrava uma pessoa dormindo, alguns closes com a boca aberta; uma de uma jovem totalmente reclinada em um carro com o cinto de segurança preso ao peito. Em outro, um homem sem camisa está aparentemente inconsciente em uma cama de terra.

A curadora Emmy Lee Wall, que é a diretora executiva do festival, abordou o incidente sob uma luz positiva, como “uma oportunidade de fazer uma pausa e considerar o papel da arte pública em nossa cidade, como podemos equilibrar a preocupação pública com a liberdade artística, os caminhos em que podemos nos envolver em um diálogo significativo e construtivo em torno de imagens que nos deixam desconfortáveis, e os métodos pelos quais podemos tornar a arte contemporânea mais acessível para aqueles que podem não se envolver regularmente com ela”. Shearer não quis comentar sobre a reação a suas fotos. As imagens podem até ter sido retiradas dos outdoors, mas, de acordo com Wall, “testemunhar a resposta a esses outdoors torna aparente que eles são cada vez mais urgentes”.

FONTE: ArtNet News

Redação

Recent Posts

Busto de bronze de imperador romano é encontrado após 200 anos

Um busto de bronze do imperador romano Calígula foi encontrado 200 anos depois de seu…

3 dias ago

Banksy faz performance sobre imigrantes em festival e é duramente criticado

O secretário do Interior britânico, James Cleverly, classificou a obra de arte do barco de…

3 dias ago

€ 500 milhões? Este seria o valor para mudar Mona Lisa de sala no Louvre

O mundo da arte ficou agitado quando surgiram relatos em abril de que a Mona…

3 dias ago

Item do universo Harry Potter se torna o mais caro vendido em leilão

A pintura original em aquarela que mais tarde foi usada como capa do primeiro livro…

3 dias ago

Seria este o primeiro retrato encomendado de uma americana nascida na escravidão?

Há pouco mais de uma década, Dorita Sewell, da Flórida, e sua falecida mãe Doris…

4 dias ago

Arqueólogos encontram oficina da Idade do Bronze que produzia tinta valiosa do mundo antigo

Embora pequena, a ilha de Egina, no Golfo Sarónico, na Grécia, ostenta uma rica pegada…

4 dias ago