Após polêmica de censura, ativistas realizam festival de guerrilha de arte palestina em museu de Londres

Manifestantes ocuparam o Barbican Centre, em Londres, para um “festival de guerrilha”, enchendo o seu foyer com poesia e dança de artistas palestinos.

A ação, organizada pelo grupo de defesa Trabalhadores da Cultura Contra o Genocídio, foi uma resposta à decisão do Barbican de não acolher uma palestra sobre a Palestina do escritor indiano Pankaj Mishra. Essa decisão gerou alegações de censura contra a instituição e inspirou vários artistas de destaque a retirarem-se da sua programação.

No mezanino do centro, os manifestantes desfraldaram uma enorme faixa que dizia “Parem o Genocídio Cultural” e “Vamos Falar”. Abaixo, os manifestantes agitavam pipas brancas com as palavras “Parem de Matar Artistas”, uma referência aos escritores e artistas palestinos contados entre os mais de 30 mil mortos em Gaza desde 7 de outubro.

“O Barbican tem sido cúmplice na censura e no silenciamento das vozes dos aliados palestinos e pró-palestinos”, dizia um panfleto distribuído no evento e posteriormente compartilhado pela página do Instagram Censorship at the Barbican. “Esta censura ajuda a tentativa de apagamento da cultura palestina que ocorre agora juntamente com o assassinato em massa cometido pelo exército israelense”, continuava o panfleto.

A controvérsia eclodiu após relatos de que o centro havia retirado seu apoio à palestra de Mishra. Intitulada “A Shoah depois de Gaza” e organizada pela London Review of Books, a fala examinava os paralelos históricos entre a Shoah (termo hebraico para o Holocausto) e a campanha militar de Israel em Gaza. Um comunicado do Barbican publicado em 14 de fevereiro dizia que nenhum acordo oficial para sediar a palestra foi finalizado antes que os detalhes do evento fossem “prematuramente” divulgados. Além disso, a liderança sênior do centro não teve tempo “para fazer a preparação cuidadosa necessária para este conteúdo delicado”.

No dia 13 de fevereiro, uma grande mostra de arte têxtil, intitulada “Desvendar: o poder e a política dos têxteis na arte”, foi inaugurada no Barbican; menos de duas semanas depois, artistas e colecionadores começaram a retirar suas obras da mostra em solidariedade a Misha e à Palestina.

Os artistas Diedrick Brackens, Yto Barrada, Mounira al Solh e Cian Dayrit retiraram suas obras da mostra, seguindo o exemplo dos colecionadores londrinos Lorenzo Legarda Leviste e Fahad Mayet, que em 29 de fevereiro retiraram o empréstimo de dois colchas da tecelã de Gee’s Bend, Loretta Pettway. Uma obra de Pacita Abad, emprestada por Art Jameel em Dubai, também foi retirada, totalizando nove obras.

Os Trabalhadores da Cultura Contra o Genocídio exigiram da presidente-executiva da Barbican, Clare Spencer, e de seu conselho de administração “total transparência sobre o processo de tomada de decisão” que levou ao cancelamento da palestra de Mishra e à “censura” de Elias Anastas, cofundador da Palestina Rádio Al Hara. Em junho do ano passado, Anastas foi convidado para dar uma palestra transmitida ao vivo no centro, mas durante a passagem de som do evento teria sido avisado por um funcionário da Barbican, através de mensagem de texto, para “evitar falar longamente sobre a Palestina livre”. Mais tarde, o Barbican pediu desculpas pelo que descreveu como uma “nota editorial”.

O grupo de defesa também exigiu que o centro apoiasse artistas e escritores palestinos “sem a ameaça de censura, numa resposta ativa à tentativa de apagamento cultural”.

Compartilhar:
Notícias - 18/09/2024

Galerista é condenada por fraudar colecionadores idosos

Uma merchand de Michigan acusada de enganar idosos em US$ 1,6 milhão em um esquema de consignação de fotografias foi …

Notícias - 18/09/2024

Veja de quem é a identidade do homem encontrado em caixão na reforma do Notre-Dame

O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) havia alertado sobre a avaliação do andamento das pesquisas realizadas após o …

Notícias - 18/09/2024

Participe da formação gratuita em arte e tecnologia pelo Instituto Ling

O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina
Zona de Neblina é uma formação em Arte e Tecnologia online, com 15 encontros ministrados …

Notícias - 18/09/2024

Conheça a nova curadora equatoriana da 2ª Bienal das Amazônias

A curadora equatoriana Manuela Moscoso foi selecionada para liderar a segunda edição da Bienal das Amazônias, programada para o segundo …

Notícias - 18/09/2024

WOW - Women on Walls abre edital para artistas mulheres com prêmios de 15mil

Atenção! Artistas
WOW – Women on Walls, a plataforma global para profissionais das artes visuais, lança o terceiro e maior edital …

Notícias - 17/09/2024

Rascunhos de Arnaldo Antunes dialogam com acervo do IAC em nova exposição

A mostra Racunhos – Arnaldo Antunes faz parte do projeto Diálogos Contemporâneos – Acervo IAC, no Instituto de Arte Contemporânea, …

Notícias - 17/09/2024

Por quê Mary Cassatt, pintora de mães, não era fã do Dia das Mães?

A artista franco-americana Mary Cassatt não estava muito interessada no Dia das Mães. Ela estava mais preocupada com o sufrágio …

Notícias - 17/09/2024

Cai Guo-Qiang usa IA para espetáculo de fogos de artifício explosivos

WE ARE, o evento de explosão muito aguardado aconteceu em 15 de setembro no LA Coliseum. A apresentação começou, literalmente, …

Notícias - 17/09/2024

Veja 5 efeitos positivos da arte na saúde mental

Você sabia?

Está cientificamente provado que a arte pode ter efeitos positivos em nosso humor e pode ajudar a melhorar nossa …

Notícias - 17/09/2024

Estreia filme sobre a célebre fotógrafa Lee Miller

Em seu longa-metragem The Photographer, o diretor Ellen Kuras conta sobre a época de Lee Miller como repórter fotográfica na …

Notícias - 16/09/2024

Nefertiti, “a Mona Lisa de Berlim”, ainda está em disputa

Durante anos, o egiptólogo Zahi Hawass lutou para que o busto da esposa de Akhenaton, de 3.400 anos, retornasse à …

Notícias - 16/09/2024

Homem morre após cair em um museu

Um homem morreu após cair de uma sacada em um museu de Glasgow.
A polícia foi alertada sobre a Galeria de …