Após Disputa Legal, obra restituída de Pissarro é posta à venda

Em junho de 2018, um tribunal de apelações de Paris decidiu que os colecionadores Bruce e Robbi Toll, radicados na Filadélfia, deviam devolver um guache Camille Pissarro de 1887 intitulado La Cueillette des Pois aos herdeiros de Simon Bauer, o proprietário judaico-francês original da obra, de quem a pintura foi confiscada durante a Segunda Guerra Mundial.

Agora, três anos após a decisão inicial que devolveu a obra à propriedade da família Bauer (que inclui cerca de 20 herdeiros), eles estão vendendo a obra impressionista, que retrata uma cena idílica de seis colhedores de ervilha, durante um leilão impressionista e moderno na Sotheby’s em Paris em 25 de março. Espera-se que a obra alcance um preço de € 1,2 milhão a € 1,8 milhão ($ 1,4 milhão a $ 2,1 milhões).

Toll, uma incorporadora imobiliária, comprou a peça por $ 880.000 em 1995 na Christie’s. Ele emprestou La Cueillette des Pois (“Colhendo ervilhas”) ao Musée Marmottan em Paris para uma exposição em torno do artista em 2017. A vitrine pública levou um dos herdeiros Bauer a entrar com uma ação judicial para que o trabalho fosse devolvido. A pintura foi confiscada pelo governo francês, onde foi colocada sob custódia temporária. A decisão encontrou resistência por parte dos Tolls, que apelaram da decisão de 2018, mas acabou perdendo a disputa legal em julho de 2020. A decisão foi decidida de acordo com uma lei francesa de 1945 que considera todas as transações de arte roubadas feitas sob ocupação alemã nulas. Após a decisão, o advogado de Toll, Ron Soffer, anunciou que o colecionador apelaria da decisão perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, a fim de processar a França pelo valor do quadro.

Antes de os Tolls adquirirem a pintura, ela estava nas mãos do negociante de Nova York, David Findlay, que a vendeu na Sotheby’s London em 1966. Apesar do registro de proveniência, incluindo a entrada de Simon Bauer na venda da Christie’s em 1995 e a inclusão da obra em várias exposições de museu ao longo Nos anos 2000, nos Estados Unidos, os herdeiros não conseguiram reivindicar a obra até que ela ressurgisse na França, 87 anos depois que Bauer a adquiriu pela primeira vez. A coleção de 93 pinturas de Bauer, 13 das quais eram de Pissarro e outras de Sisley, Boudin, Degas e Morisot, foi confiscada em 1943 por funcionários do regime de Vichy e vendida. Depois que Bauer foi libertado do campo Drancy em Seine-Saint-Denis em 1944, ele tentou recuperar as obras, mas morreu apenas 3 anos depois, em 1947. Seu neto, Jean-Jacques Bauer, agora um nonagenário, retomou a busca pelo obras saqueadas, representadas pelo advogado Cedric Fischer.

Não foi até 1998 que as diretrizes da Conferência de Washington foram estabelecidas para identificar e restituir a arte saqueada durante a Segunda Guerra Mundial. A Sotheby’s fundou seu departamento de restituição em 1997 e desde então tem atuado em importantes acordos de restituição entre colecionadores de arte e herdeiros dos proprietários originais. Em fevereiro de 2020, eles venderam três obras impressionistas devolvidas aos herdeiros do colecionador francês Gaston Lévy, uma das quais incluía Gelée blanche de Pissarro, jeune paysanne fait du feu (1888), por um total de $ 30,7 milhões. Desconhecido na época da venda do Christie, mas descoberto mais tarde, o primeiro proprietário do guache Pissarro foi o irmão de Vincent van Gogh, Theo van Gogh, que o encomendou diretamente do artista em 1887, oferecendo 300 francos pela peça. Naquela que será sua quarta vez em leilão, a obra será oferecida ao lado de uma paisagem redescoberta de Van Gogh em Montmartre, que não foi vista por mais de um século e deve atingir um preço de US $ 6 milhões.

Fonte: ARTNews

Compartilhar:
Notícias - 18/08/2022

Obras de videoclipe são leiloadas

O clipe de “Lovezinho” não foi apenas o clipe de lançamento do novo álbum da cantora baiana Rachel Reis, Meu …

Notícias - 18/08/2022

Museu vê sua coleção através da ótica queer

Às vezes é preciso revisar a história para incluir aqueles que foram marginalizados ou excluídos. Por isso, a curadora da …

Notícias - 18/08/2022

Itaú Cultural promove curso sobre Realidade Expandida nas Artes

Estão abertas as inscrições para Realidade Expandida nas Artes, curso de extensão realizado em parceria pelo Insper e o Itaú …

Notícias - 17/08/2022

Johnny Depp dirige filme sobre Modigliani

Johnny Depp está cada vez mais se aproximando das artes visuais, agora o artista foi confirmado como dreitor do filme …

Notícias - 17/08/2022

Artistas iraquianos se retiram da Bienal de Berlim em protesto

A Bienal de Berlim emitiu um pedido de desculpas na terça-feira aos artistas iraquianos que protestaram contra uma instalação com …

Notícias - 16/08/2022

Pinacoteca de São Paulo tem nova curadora-chefe

A Pinacoteca de São Paulo anuncia a pernambucana Ana Maria Maia, 38 anos, como a nova curadora-chefe do museu a …

Notícias - 16/08/2022

Testes revelam segredos de pinturas de Vermeer - incluindo sua autenticidade

Duas pinturas de Vermeer foram cientificamente examinadas para uma exposição que será inaugurada na National Gallery of Art (NGA) em …

Notícias - 15/08/2022

Carole Carroompas morre aos 76 anos

A artista Carole Carroompas, cujas pinturas em grande escala e em camadas exploravam literatura, cinema, mito e mídia popular, morreu  …

Notícias - 15/08/2022

Prêmio PIPA divulga ARTISTAS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO DO PIPA ONLINE

Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online 2022 ocorre em dois turnos. Os 13 artistas que conseguiram mais de 500 votos na …

Notícias - 15/08/2022

Novo filme sobre Salvador Dalí explora sua relação com Gala

Há um novo filme de Salvador Dalí prestes a chegar aos cinemas. Dalíland, estrelado por Sir Ben Kingsley como o surrealista, …

Notícias - 12/08/2022

ArtRio 2022 apresenta artistas e curador do programa SOLO

A ArtRio 2022 terá esse ano 11ª edição do programa SOLO. Trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista, …

Notícias - 12/08/2022

Esquema de extorsão envolvendo a família Boghici choca o mundo da arte

O mundo da arte está atônito com a revelação do esquema de extorsão montado por Sabine Boghici, estrela de uma …