Aos 91 anos, morre o pintor abstrato Peter Joseph

Peter Joseph, mais conhecido por suas pinturas minimalistas frequentemente com quadrados e retângulos, morreu aos 91 anos. De acordo com a Lisson Gallery, que representou Joseph durante grande parte de sua carreira, disse que o artista morreu de complicações relacionadas a uma fratura no quadril.

Nascido em Londres em 1929, Joseph estudou arte em Florença, Itália, e foi muito influenciado pelas obras-primas renascentistas que encontrou por lá. Ele teve uma breve passagem como pintor figurativo, mas, inspirado por Ellsworth Kelly, Donald Judd e Mark Rothko, começou a nutrir seu interesse por geometria, cor e espaço, e alguns de seus primeiros trabalhos apresentavam elegantes peças de diferentes formas e matizes.

Joseph começou a expor seu trabalho em Londres na década de 1960 em locais como Lisson Gallery, Marlborough Fine Art, Camden Arts Centre e Signals Gallery e, na década seguinte, começou a ascender no mundo da arte internacional.

Nos anos seguintes, Joseph criou pinturas que serviram como experimentos contemplativos com forma e cor. Na década de 1970, sua obra foi exibida na oitava Bienal de São Paulo, na Galeria Hayward e na Royal Academy of Arts em Londres, Galerie Nancy Gillespie — Elisabeth De Laage em Paris, e em outros lugares. Uma vez ele disse: “Uma pintura deve gerar sentimento, senão está morta.”

Os trabalhos de Joseph nos últimos anos se afastaram deste formato inicial. Suas peças da última década tomaram uma abordagem mais lírica da abstração, brincando com pesos de pinceladas e explorando o que acontece quando formas assimétricas são colocadas umas sobre as outras. O artista viveu e trabalhou em Gloucestershire, Reino Unido, em seus últimos anos, e apresentou trabalhos no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, no Museu de Arte Moderna Oxford, na Fundação Serralves em Portugal, no Stadtische Kunsthalle Düsseldorf, na Alemanha, e em outras instituições internacionais.

Em um comunicado, o fundador da Galeria Lisson, Nicholas Logsdail, amigo de longa data de Joseph, disse: “Lamento com grande tristeza a perda deste pintor maravilhosamente original. Ele foi um dos primeiros artistas que mostrei na Lisson Gallery e até agora, o mais antigo. Era um grande poeta visual que certamente agora será descoberto pela magnitude de sua realização, como um grande mestre de cor, luz, espaço, proporções, o primeiro plano, o fundo e o misterioso espaço intermediário no meio.”

 

FONTE: ARTnews

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …