Ana Teixeira pergunta a 100 mulheres o que elas não querem calar

Uma biblioteca como a Biblioteca Mário de Andrade é muito mais do que um lugar onde se guardam livros. Ela é um espaço público que participa da vida da cidade, interferindo no cotidiano das pessoas que o frequentam ou mesmo que passam em frente às suas instalações.

Com isso em mente, a partir do dia 14 de junho, o espaço da biblioteca é tomado pela intervenção “Cala A Boca Já Morreu!”, de Ana Teixeira, que inaugura um novo ciclo na Mário.

No projeto de Ana, que acontece desde 2019 em espaços públicos como ruas, praças e outros ambientes de convivência, a artista conversa com mulheres, individualmente ou em grupo, fazendo-lhes a pergunta: “O que você não quer mais calar?”. Desses diálogos são recolhidas frases que explicitam as demandas e desejos dessas mulheres, fotografadas, em seguida, com um cartaz contendo a resposta de cada uma delas.

Durante 2019, foram cento e uma mulheres fotografadas, em São Paulo e fora do país. Grande parte dessas fotos foram transformadas em desenhos, que entre 2019 e 2020, foram expostos no Centro Universitário Maria Antonia e no MAB-FAAP–Museu de Arte Brasileira.

Agora na Mário, o projeto inicial se desdobra em uma intervenção sonora e visual, estampando a frase “Cala A Boca Já Morreu!” nos vidros da fachada e instalando caixas de som no jardim. Nesse ambiente, ecoam as frases das cento e uma mulheres que conversaram com a artista em 2019, entoadas pelas vozes de outras cento e uma convidadas. As gravações aconteceram durante a pandemia.

Paralelamente à intervenção, a artista Ana Teixeira estará fazendo uma pesquisa no acervo da biblioteca, atualmente com acesso restrito ao público. A pesquisa tem como foco livros de temática feminista escrito por mulheres, dos quais serão retirados trechos que abordem o silenciamento feminino. Como o acervo é muito amplo, fez-se necessário um recorte temporal que vai de 2010 a 2020.

O objetivo final é produzir uma publicação com excertos dessas obras, que contará ainda com resumo do projeto original e um texto crítico de Galciani Neves, professora e curadora do Museu Brasileiro de Escultura. O volume, então, será doado à biblioteca, servindo como um índice remissivo sobre o tema a ser consultado pelos visitantes.

Compartilhar:
Notícias - 18/08/2022

Obras de videoclipe são leiloadas

O clipe de “Lovezinho” não foi apenas o clipe de lançamento do novo álbum da cantora baiana Rachel Reis, Meu …

Notícias - 18/08/2022

Museu vê sua coleção através da ótica queer

Às vezes é preciso revisar a história para incluir aqueles que foram marginalizados ou excluídos. Por isso, a curadora da …

Notícias - 18/08/2022

Itaú Cultural promove curso sobre Realidade Expandida nas Artes

Estão abertas as inscrições para Realidade Expandida nas Artes, curso de extensão realizado em parceria pelo Insper e o Itaú …

Notícias - 17/08/2022

Johnny Depp dirige filme sobre Modigliani

Johnny Depp está cada vez mais se aproximando das artes visuais, agora o artista foi confirmado como dreitor do filme …

Notícias - 17/08/2022

Artistas iraquianos se retiram da Bienal de Berlim em protesto

A Bienal de Berlim emitiu um pedido de desculpas na terça-feira aos artistas iraquianos que protestaram contra uma instalação com …

Notícias - 16/08/2022

Pinacoteca de São Paulo tem nova curadora-chefe

A Pinacoteca de São Paulo anuncia a pernambucana Ana Maria Maia, 38 anos, como a nova curadora-chefe do museu a …

Notícias - 16/08/2022

Testes revelam segredos de pinturas de Vermeer - incluindo sua autenticidade

Duas pinturas de Vermeer foram cientificamente examinadas para uma exposição que será inaugurada na National Gallery of Art (NGA) em …

Notícias - 15/08/2022

Carole Carroompas morre aos 76 anos

A artista Carole Carroompas, cujas pinturas em grande escala e em camadas exploravam literatura, cinema, mito e mídia popular, morreu  …

Notícias - 15/08/2022

Prêmio PIPA divulga ARTISTAS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO DO PIPA ONLINE

Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online 2022 ocorre em dois turnos. Os 13 artistas que conseguiram mais de 500 votos na …

Notícias - 15/08/2022

Novo filme sobre Salvador Dalí explora sua relação com Gala

Há um novo filme de Salvador Dalí prestes a chegar aos cinemas. Dalíland, estrelado por Sir Ben Kingsley como o surrealista, …

Notícias - 12/08/2022

ArtRio 2022 apresenta artistas e curador do programa SOLO

A ArtRio 2022 terá esse ano 11ª edição do programa SOLO. Trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista, …

Notícias - 12/08/2022

Esquema de extorsão envolvendo a família Boghici choca o mundo da arte

O mundo da arte está atônito com a revelação do esquema de extorsão montado por Sabine Boghici, estrela de uma …