Ai Weiwei usa Inteligência Artificial em nova exposição em Londres

Renderização de Ai vs AI de Ai Weiwei no Piccadilly Lights em Londres | FOTO: © CIRCA

O artista e ativista chinês Ai Weiwei está embarcando no que foi descrito como “uma busca de 81 dias pela iluminação” através de seu último trabalho Ai vs AI. Todas as noites, até março, ele fará perguntas principalmente filosóficas sobre assuntos como humanidade, ciência e política para uma inteligência artificial.

Estas perguntas, escritas por Ai e seus colaboradores mais próximos, serão transmitidas publicamente pelo CIRCA às 20h24 através do Piccadilly Lights de Londres e em vários outros locais internacionais, incluindo Seul, Berlim e Milão. Ai planeja tentar responder ele mesmo a essas perguntas, e tanto as respostas dele quanto as da IA ​​serão publicadas on-line no site e nos canais de mídia social do CIRCA.

Esta é a primeira vez que Ai faz uma obra de arte usando IA, embora o projeto se relacione com temas comuns de sua prática tradicional, como liberdade, vigilância e corrupção, abordados por questões como: “Quem lucra quando a desinformação é vendida?”, “ A verdadeira democracia é possível?” e “Você é controlado pela classe privilegiada?”

A implicação parece ser que, numa era de sobrecarga de informação, não devemos hesitar em refletir sobre os dilemas mais imponderáveis ​​e divisivos da vida que irão moldar a forma das nossas vidas e das nossas sociedades. Outros exemplos das 81 perguntas de Ai incluem: “Existe uma maneira de descolonizar nossas mentes?”, “Os seres humanos anseiam pela morte?”, “A poligamia ou a poliandria são melhores?” e “A segurança pode ser construída com base na insegurança dos outros?”.

O número 81 representa o número de dias que o artista dissidente passou preso pelo governo chinês em 2011, um período marcado por interrogatórios implacáveis ​​e, ainda assim, sem verdadeira liberdade de expressão. “As autoridades sempre sabem mais do que você e fazem o jogo de não contar o que sabem”, disse Ai. “Todos têm o direito de fazer perguntas”.

Desde 2020, o Instituto Cultural de Artes Contemporâneas Radicais (CIRCA) utiliza o Piccadilly Lights para transmitir novas obras de arte de artistas célebres, para que possam ser apreciadas gratuitamente pelos transeuntes. Artistas anteriormente encomendados pelo CIRCA incluem Frank Bowling , Douglas Gordon , Caroline Walker , Anne Imhof, Laure Prouvost, Shirin Neshat, Marina Abramović, Yoko Ono e Vivienne Westwood.

Compartilhar:
Notícias - 11/10/2024

Em protesto, artistas cobrem esculturas com lenço palestino

Depois que o Museu Noguchi em Nova York demitiu três trabalhadores por usarem keffiyehs, os artistas David Horvitz e Ali Eyal …

Notícias - 11/10/2024

Artista convida mulheres a atirar 1.000 ovos para criar uma pintura abstrata

Repetidamente, um barulho alto foi seguido por um coro de gritos e aplausos encorajadores enquanto uma longa fila, composta principalmente …

Notícias - 11/10/2024

Novo filme de Salvador Dalí inova ao trazer cinco atores para interpretar o surrealista

O que é mesmo Daaaaaalí!? É uma cinebiografia de Salvador Dalí? Um retrato? Uma homenagem ou uma metanarrativa? Um sonho? Talvez não …

Notícias - 11/10/2024

Ativistas colam imagem de mãe e filho palestinos em quadro de Picasso

Dois membros do grupo de ativismo britânico Youth Demand foram presos, na National Gallery, em Londres, após colar uma foto …

Notícias - 11/10/2024

Raro Monet retorna à família mais de 80 anos após ser roubado pelos nazistas

Uma pintura em pastel de Claude Monet roubada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, que desapareceu por décadas e …

Notícias - 11/10/2024

Quem é o detentor dos direitos autorais de uma obra de arte gerada por IA?

Um artista do Colorado que gerou polêmica quando seu trabalho gerado por IA derrotou artistas humanos em uma competição de …

Notícias - 09/10/2024

Governo de SP lança o CULTSP PRO, programa de qualificação para os fazedores da cultura

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, lançou, nesta quarta-feira (09), o …

Notícias - 09/10/2024

Instituto Ling disponiliza aulas online e gratuitas de arte e tecnologia

Estão abertas as inscrições para o segundo módulo da formação em Arte e Tecnologia Zonas de Neblina, oferecida gratuitamente pelo …

Notícias - 09/10/2024

Documentário retoma episódio que envolveu artistas modernistas contra o nazifascismo

Arte da Diplomacia, nono longa-metragem de Zeca Brito, faz sua estreia no Canal Curta!

A exibição acontecerá no dia 15 de …

Notícias - 08/10/2024

Estão as abertas as inscrições para o XVII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas

Está aberto até o dia 19 de novembro o edital para as inscrições ao XVII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, …

Notícias - 07/10/2024

Ouça agora o novo podcast do Panorama da Arte Brasileira

O Museu de Arte Moderna de São Paulo estreou em 30 de setembro o podcast Mil graus, uma série em …

Notícias - 07/10/2024

O Festival Amparo em Foco abre inscrições para seleção de fotografias

A oitava edição do Festival Amparo em Foco está com inscrições abertas para as convocatórias das exposições coletivas Sombras e …