Ai Weiwei usa Inteligência Artificial em nova exposição em Londres

Renderização de Ai vs AI de Ai Weiwei no Piccadilly Lights em Londres | FOTO: © CIRCA

O artista e ativista chinês Ai Weiwei está embarcando no que foi descrito como “uma busca de 81 dias pela iluminação” através de seu último trabalho Ai vs AI. Todas as noites, até março, ele fará perguntas principalmente filosóficas sobre assuntos como humanidade, ciência e política para uma inteligência artificial.

Estas perguntas, escritas por Ai e seus colaboradores mais próximos, serão transmitidas publicamente pelo CIRCA às 20h24 através do Piccadilly Lights de Londres e em vários outros locais internacionais, incluindo Seul, Berlim e Milão. Ai planeja tentar responder ele mesmo a essas perguntas, e tanto as respostas dele quanto as da IA ​​serão publicadas on-line no site e nos canais de mídia social do CIRCA.

Esta é a primeira vez que Ai faz uma obra de arte usando IA, embora o projeto se relacione com temas comuns de sua prática tradicional, como liberdade, vigilância e corrupção, abordados por questões como: “Quem lucra quando a desinformação é vendida?”, “ A verdadeira democracia é possível?” e “Você é controlado pela classe privilegiada?”

A implicação parece ser que, numa era de sobrecarga de informação, não devemos hesitar em refletir sobre os dilemas mais imponderáveis ​​e divisivos da vida que irão moldar a forma das nossas vidas e das nossas sociedades. Outros exemplos das 81 perguntas de Ai incluem: “Existe uma maneira de descolonizar nossas mentes?”, “Os seres humanos anseiam pela morte?”, “A poligamia ou a poliandria são melhores?” e “A segurança pode ser construída com base na insegurança dos outros?”.

O número 81 representa o número de dias que o artista dissidente passou preso pelo governo chinês em 2011, um período marcado por interrogatórios implacáveis ​​e, ainda assim, sem verdadeira liberdade de expressão. “As autoridades sempre sabem mais do que você e fazem o jogo de não contar o que sabem”, disse Ai. “Todos têm o direito de fazer perguntas”.

Desde 2020, o Instituto Cultural de Artes Contemporâneas Radicais (CIRCA) utiliza o Piccadilly Lights para transmitir novas obras de arte de artistas célebres, para que possam ser apreciadas gratuitamente pelos transeuntes. Artistas anteriormente encomendados pelo CIRCA incluem Frank Bowling , Douglas Gordon , Caroline Walker , Anne Imhof, Laure Prouvost, Shirin Neshat, Marina Abramović, Yoko Ono e Vivienne Westwood.

Compartilhar:
Notícias - 30/10/2025

Halloween: relembre as fotografias mais assustadoras da história

Desde os primeiros dias da fotografia, o sombrio sempre exerceu um certo fascínio. Muito antes das produções de terror e …

Notícias - 30/10/2025

Arte indígena ocupa o território urbano no maior mural do país

O Instituto CURA entra na fase final de execução do maior macromural do Brasil, criado pelo coletivo indígena MAHKU (Movimento …

Notícias - 29/10/2025

Segundo estudo, mulheres gastam mais com arte e antiguidades

Um novo levantamento da Art Basel e do banco UBS revelou que as mulheres estão entre as maiores investidoras em …

Notícias - 29/10/2025

O Grande Museu Egípcio finalmente está pronto e será inaugurado ao público nos próximos dias

Após duas décadas de espera e sucessivos adiamentos, o Grande Museu Egípcio, em Gizé, está finalmente concluído. Projetado pelo escritório …

Notícias - 29/10/2025

Confirmada a autenticidade do último autorretrato de Paul Gauguin, antes considerado falso

O Kunstmuseum Basel confirmou a autenticidade do último autorretrato de Paul Gauguin, cuja autoria havia sido recentemente questionada. A investigação …

Notícias - 29/10/2025

Galeria Luis Maluf prorroga inscrições para 5ª edição de Residência Artística até 31 de outubro

O Programa de Residência Artística da Galeria Luis Maluf segue com inscrições abertas até 31 de outubro. Em sua 5ª …

Notícias - 28/10/2025

Técnica ancestral japonesa é tema de oficina no Sesc Santana

Nos dias 1º e 2 de novembro, o Sesc Santana promove uma oficina dedicada ao oshi-e, técnica tradicional japonesa de …

Notícias - 28/10/2025

Descobertos: rede de falsificação que vendia obras falsas por milhões de dólares tem líder identificado

A polícia da Baviera anunciou a desarticulação de uma rede internacional de falsificação de obras de arte, responsável por tentar …

Notícias - 27/10/2025

Tela de Amedeo Modigliani lidera leilão e alcança US$ 31,3 milhões — quatro vezes acima da estimativa

Durante a semana da Art Basel Paris, a Sotheby’s registrou o maior total de vendas de sua história na França …

Notícias - 27/10/2025

Dois suspeitos são presos pelo roubo de joias no Louvre

As autoridades francesas prenderam dois homens suspeitos de envolvimento no roubo das joias da coroa francesa, ocorrido no Museu do …

Notícias - 24/10/2025

Oxford lança 8ª edição do Prêmio de Design e busca novas vozes criativas no Brasil

Concurso convida artistas e designers a transformarem pequenas alegrias do cotidiano em estampas autorais para canecas
O Prêmio
A Oxford anuncia a …

Notícias - 24/10/2025

Sesc em Minas lança laboratório gratuito de roteiro em três cidades do estado

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove entre novembro e dezembro o Laboratório de Roteiro, iniciativa …