Ai Weiwei está levando a Volkswagen ao tribunal na Dinamarca por violação de direitos autorais depois que um anúncio da montadora publicado em 2017 usou uma instalação de seu trabalho como pano de fundo.
O anúncio, que apresenta um carro laranja, é colocado em frente à sua obra Soleil Levant (2017), uma instalação de 3.500 coletes salva-vidas laranja, usados por migrantes que fugiram da perseguição e desembarcaram em Lesvos, na Grécia. O trabalho foi criado para o Dia Mundial do Refugiado e foi apresentado na fachada do Kunsthal Charlottenborg em Copenhague.
“Eu não fui creditado como o artista, e minha imagem de arte foi … recortada sem permissão”, escreveu Ai no Instagram em março. “O material infrator circulou para mais de 200.000 pessoas, dando a falsa impressão de que eu autorizei a Volkswagen a usar meu trabalho artístico em seu anúncio”. Ele acrescentou: “Fiquei surpreso com as descaradas violações da minha propriedade intelectual e dos direitos morais da Volkswagen”.
Enquanto o artista chinês se preparava para ir a Copenhagen para o julgamento, ele postou uma selfie dando o dedo do meio para a Volkswagen no Instagram.
O artista afirmou ter recorrido ao processo depois de mais de um ano de “negociações infrutíferas”, durante o qual a empresa “apenas se engajou em gestos arrogantes para banalizar sua culpa e rejeitar o assunto”.
Ai também está criticando o Volkwagen pelo que ele vê como hipocrisia, pois parece aumentar sua fatia de mercado na China, enquanto supostamente fecha os olhos para os abusos dos direitos humanos.
O artista citou uma reportagem na Hong Kong Free Press, que disse que “a montadora alemã está tão profundamente investindo na China e que duas fontes confiáveis confirmam que figuras proeminentes associadas à Volkswagen pressionaram informalmente o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, para não mencionar o programa da China de internamento em massa de muçulmanos e outros inimigos ideológicos em Xinjiang, quando ele visitou seu homólogo Wang Yi em novembro de 2018”.
“O público não deve ser informado sobre esses fatos ao mesmo tempo em que a VW coopta forçosamente os coletes salva-vidas dos refugiados – os símbolos mais pungentes do sofrimento e da esperança humanos – como adereços compatíveis com a cor em seu mais novo anúncio da VW?” diz Ai Weiwei no Instagram .
Um representante da empresa disse à agência de notícias dinamarquesa Ritzau que o uso da obra de arte de Ai foi apenas uma “coincidência” depois de um dia fotografando o carro em “locais bonitos” em torno de Copenhague.
Ai não está comprando isso. “Esse tipo de bullying corporativo adquire o fruto do trabalho dos outros, intimida os indivíduos que tentam impor seus direitos e demonstra desprezo pelo comportamento humanitário e ético”, escreveu ele.
Fonte: Artnews