Afrescos renascentistas são descobertos no Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco acaba de reabrir ao público após um período de restauração, ostentando uma série de afrescos recém-descobertos que estavam escondidos há séculos.

As pinturas de parede foram deixadas intocadas e não se sabe por que elas foram originalmente cobertas. Acredita-se que tenham sido pintados por artistas genoveses durante o século XVI. Isso se deve tanto ao estilo das obras quanto ao reboco à base de cal utilizado, detectado durante uma análise multiespectral.

“Esta descoberta coloca a família Grimaldi e o Palácio de Mônaco dentro de um novo contexto histórico da arte como um palácio renascentista”, disse a conservadora e restauradora-chefe Julia Greiner ao Artnet News. “A descoberta deu início a vários projetos de pesquisa, incluindo conservação e sustentabilidade, inspirados por sua alteza soberana, pelo interesse e dedicação do príncipe Albert II às questões ambientais. Além disso, reuniu uma equipe pluridisciplinar de aproximadamente 40 especialistas que trabalharam neste projeto nos últimos 8 anos.”

Os restauradores começaram o trabalho de reparo de rotina em 2013, mas perceberam que havia novos tesouros artísticos a serem descobertos em 2015 ao examinar as lunetas e o teto abobadado no pátio. Ele havia sido repintado no século 19, mas imagens dos doze trabalhos de Hércules foram encontradas por baixo.

O processo de limpeza revelou representações ricamente qualificadas dessas cenas, figuras alegóricas e elementos decorativos totalizando cerca de 600 metros quadrados.

Afrescos também vieram à tona em outros lugares do palácio. Na Câmara da Europa, anteriormente chamada de Salon Matignon, um eletricista acidentalmente descobriu um medalhão pintado no teto que mostra o rapto mitológico de Europa por Júpiter.

Em 2020, um afresco em grande escala representando Ulisses também foi encontrado na Sala do Trono.

A residência oficial do Príncipe Soberano de Mônaco, o palácio foi construído como uma fortaleza em 1191. Nos 700 anos desde 1297, foi o lar da família Grimaldi, atualmente Príncipe Albert II.

Uma abertura inicialmente prevista para abril de 2020 teve que ser adiada devido à pandemia. O palácio e seu tesouro de afrescos recém-descobertos agora permanecem abertos até 15 de outubro.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …