Adriana Vignoli realiza projeto do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez

Em 2021, a artista visual Adriana Vignoli foi agraciada com o XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Como resultado da premiação, em julho de 2022, Vignoli produziu a série fotográfica “Boca do fogo” a partir do encontro entre plantas do cerrado e a pesquisadora das medicinas naturais do cerrado, Lucely Morais Pio, a raizeira e especialista em curas tradicionais vive na comunidade quilombola do Cedro, localizada em Mineiros, Goiás. Composta por seis fotografias de registro de processo, a série “Boca do fogo” será doada em formato digital ao Museu Nacional da República, em Brasília.

Segundo a artista, “o projeto Boca do Fogo consiste em reconfabular essa pequena região calunga no Goiás, quase divisa com Mato Grosso, chamada Comunidade do Cedro. Boca do Fogo experimenta o encontro entre plantas do cerrado, processos escultóricos e saberes mágicos da cultura de raízes afro descendentes no Brasil. A paisagem seca sugere a narrativa da chama do fogo para se transformar. A fotografia acontece a partir da construção de um ser-planta, que se manifesta na paisagem e, ao lado da presença de Lucely, a imagem quer falar, pausadamente, sobre raízes brasileiras e provocar a transformação das pessoas e do lugar. Incorporo nessa escultura elementos mágicos com elementos da cultura contemporânea. Somos indissociáveis da natureza, e pessoas como Lucely nos fazem pensar e atuar sobre isso.”

Para a realização da obra, Vignoli viajou com a equipe formada pelos fotógrafos Diego Bresani e Jean Peixoto e a produtora Elisa Mattos até a comunidade quilombola do Cedro para criar com Lucely Pio uma espécie de escultura vegetal de cura. Para a artista, é importante mirar esses lugares das regiões do Centro Oeste de culturas e saberes centenários e trazer a experiência para processos de criações escultóricas e fotográficas. A intenção é preservar histórias sobre esses lugares tão raros em histórias e, em especial, sobre as pessoas que vivem e cuidam deles, no esforço da manutenção de conhecimentos seculares de geração em geração.

Adriana conheceu o trabalho da raizeira Lucely Pio há cerca de dois anos, a partir de sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais com a orientação do também artista visual e professor do Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília Christus Nóbrega. Nos estudos, ela experimenta processos bio-escultóricos e o uso de elementos como as plantas de cura na construção desses entes.

Lucely Pio é representante da Rede Pacari de Plantas Medicinais do Cerrado, capacitadora de plantas medicinais e alimentação enriquecida em Goiás pela Pastoral da Criança e viaja pelo mundo convidada para falar sobre suas pesquisas e conhecimentos medicinais. Já Vignoli experimenta esculturas em que esses saberes estejam presentes e afetem o espectador, através de imagens em que conhecimentos seculares de raízes africanas sejam apresentados para novos devires e novas possibilidades. “O cerrado é o meu melhor personagem, pois ele se altera e se transforma, é dependente do sol, da temperatura e da queima, como a matéria alquímica em seus processos de transformação”, diz a artista.

Compartilhar:
Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …