Acesso gratuito: catálogos de exposições de Rubem Valentim, Athos Bulcão, Farnese de Andrade, Antonio Bandeira, Rugendas e mais

Rubem Valentim, Variação 1, 1987. Acrílica sobre tela. Foto: Divulgação.

O encanto de estar imerso em meio a pinturas, esculturas, gravuras e instalações, como experimentado em Museus, Centros Culturais e Galerias de Arte, está momentaneamente suspenso em razão do confinamento social imposto pela ameaça do novo Coronavírus (Covid-19).

E para contornar esta situação, a produtora ADUPLA, especializada em realizar mostras de artes visuais por todo o território nacional desde 1997, abriu um canal virtual pelo qual disponibiliza os catálogos de seus projetos.

Até o momento, 25 catálogos de exposições individuais e coletivas, de artistas brasileiros e de outras nacionalidades, já estão publicados na plataforma Issuu da empresa. Um convite a percorrer diferentes gêneros e períodos da história da arte.

As publicações, que foram impressas e distribuídas quando da realização das mostras, agora ganham o mundo e se tornam mais um meio de promoção de conhecimento e deleite ao trazerem, como conteúdo, imagens de obras, em alta qualidade, além de textos sobre os artistas e sobre a linha curatorial da exposição.

Os visitantes irão encontrar detalhes sobre a vida e obra de artistas como Rubem Valentim, Athos Bulcão, Farnese de Andrade, Antonio Bandeira, Rugendas, dentre outros. Sobre mostras coletivas estão um rico apanhado do modernismo brasileiro, da arte contemporânea de Angola, as interseções entre arte e design, e muitos outros.

Entre os curadores, nomes como Marcus de Lontra Costa, Angela Ancora da Luz, Raphael Fonseca, Bruno Miguel, Michelle Sales, Daniela Labra, Alexandre Sá, etc. As mostras que foram apresentadas nas unidades da CAIXA Cultural de várias capitais, Espaço Cultural BNDES e Espaço Cultural Correios, tiveram sucesso de público e crítica.

Para Anderson Eleotério, diretor da ADUPLA Produção Cultural, “nesse período de distanciamento social os propositores de cultura (artistas, produtores, escritores, músicos, diretores, etc.) cumprem um importante papel na ajuda de manter as pessoas em casa, disponibilizando gratuitamente conteúdos de arte e entretenimento”, acredita o produtor. E aposta: “Unidos e conectados passaremos por essa pandemia com o mínimo de sobriedade – juntos somos mais fortes”, clama.

Outros catálogos estão programados para serem publicados e quem se interessar em obter uma cópia virtual do livro, basta escrever para aduplaproducao@gmail.com solicitando. Endereço virtual para acessar os catálogos: issuu.com/andersoneleoterio.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …