A abertura do tão esperado Munchmuseet (Museu Munch) em Oslo foi adiada devido a atrasos “no processo de construção gerenciado pelo conselho”, diz uma porta-voz do museu.
Citando atrasos na entrega de portas corta-fogo e segurança, bem como a falha do sistema climático interno em atender aos padrões exigidos, a porta-voz disse que o museu está agora “ajustando os planos de acordo”.
Quanto à exposição inaugural, que une a artista britânica Tracey Emin a Edvard Munch, a porta-voz diz: “Não sabemos como isso afetará a mostra, mas estamos em diálogo próximo com o estúdio de Tracey Emin e procurando opções”. A escultura de bronze de Emin, de 7 metros de altura, de uma mulher ajoelhada, The Mother, deve ser instalada fora da nova instituição em outubro próximo.
Emin disse: “O prédio é um projeto tão grande que simplesmente atrasou. Estamos apenas trabalhando na logística. A vantagem para mim é: quanto maior o atraso, mais tempo tenho para aproveitar o arquivo Munch! ”
O Munchmuseet é dono de 45.000 objetos doados a Oslo pelo artista em sua morte em 1944, incluindo 1.100 pinturas, 6.800 desenhos e 18.200 obras de arte gráfica. Depois de passar 56 anos em um local apertado a leste do centro da cidade, a coleção será transferida para o novo edifício de 13 andares e 26.000 metros quadrados na área à beira-mar de Bjorvika. Estima-se que o projeto tenha custado cerca de NOK3 bilhões (cerca de £ 250 milhões).
Espera-se que a exposição de estreia revele como Munch tem sido uma fonte constante de inspiração para Emin – ambos são mestres em expressar a condição humana, geralmente de maneira agonizante. Emin disse que ela se apaixonou pelo trabalho de Munch porque ele fez uma pintura chamada Ciúme que era sobre si mesmo. “Eu pensei que era algo incrivelmente aberto, modesto e desafiador para um homem no início do século 20”, ela disse ao jornal Independent em 2009.
A exposição deve viajar para a Royal Academy of Arts, em Londres, em novembro, embora ainda não esteja claro se isso acontecerá primeiro. Uma porta-voz da AR diz: “Atualmente, estamos em contato com as partes relevantes sobre isso”.
Fonte: The Art Newspaper