Abertura do Museu Munch é adiado

A abertura do tão esperado Munchmuseet (Museu Munch) em Oslo foi adiada devido a atrasos “no processo de construção gerenciado pelo conselho”, diz uma porta-voz do museu.

Citando atrasos na entrega de portas corta-fogo e segurança, bem como a falha do sistema climático interno em atender aos padrões exigidos, a porta-voz disse que o museu está agora “ajustando os planos de acordo”.

Quanto à exposição inaugural, que une a artista britânica Tracey Emin a Edvard Munch, a porta-voz diz: “Não sabemos como isso afetará a mostra, mas estamos em diálogo próximo com o estúdio de Tracey Emin e procurando opções”. A escultura de bronze de Emin, de 7 metros de altura, de uma mulher ajoelhada, The Mother, deve ser instalada fora da nova instituição em outubro próximo.

Emin disse: “O prédio é um projeto tão grande que simplesmente atrasou. Estamos apenas trabalhando na logística. A vantagem para mim é: quanto maior o atraso, mais tempo tenho para aproveitar o arquivo Munch! ”

O Munchmuseet é dono de 45.000 objetos doados a Oslo pelo artista em sua morte em 1944, incluindo 1.100 pinturas, 6.800 desenhos e 18.200 obras de arte gráfica. Depois de passar 56 anos em um local apertado a leste do centro da cidade, a coleção será transferida para o novo edifício de 13 andares e 26.000 metros quadrados na área à beira-mar de Bjorvika. Estima-se que o projeto tenha custado cerca de NOK3 bilhões (cerca de £ 250 milhões).

Espera-se que a exposição de estreia revele como Munch tem sido uma fonte constante de inspiração para Emin – ambos são mestres em expressar a condição humana, geralmente de maneira agonizante. Emin disse que ela se apaixonou pelo trabalho de Munch porque ele fez uma pintura chamada Ciúme que era sobre si mesmo. “Eu pensei que era algo incrivelmente aberto, modesto e desafiador para um homem no início do século 20”, ela disse ao jornal Independent em 2009.

A exposição deve viajar para a Royal Academy of Arts, em Londres, em novembro, embora ainda não esteja claro se isso acontecerá primeiro. Uma porta-voz da AR diz: “Atualmente, estamos em contato com as partes relevantes sobre isso”.

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …