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A venda noturna da Sotheby’s em Hong Kong rende respeitáveis US$ 85,5 milhões

A terceira liquidação da noite do 50º aniversário da Sotheby’s em Hong Kong, em 5 de abril, estava repleta de obras ultracontemporâneas, juntamente com uma oferta sólida de nomes de primeira linha mais estabelecidos, como George Condo, Yayoi Kusama e Christopher Wool, e artistas históricos figuras como Alexander Calder.

Por um lado, os artistas mais jovens e procurados, como Julien Nguyen, Lucy Bull e Issy Wood, atraíram lances robustos e muitas vezes intensos. Por outro lado, pelo menos cinco dos lotes principais foram fechados com lances irrevogáveis de patrocinadores de fora da Sotheby’s, o que significa que eles venderiam de qualquer maneira. Quatro lotes foram retirados, de acordo com anúncios de pré-venda dos leiloeiros, feitos primeiro em inglês e depois em chinês. A transparência foi uma mudança bem-vinda em relação às grandes vendas recentes, onde nenhum aviso prévio foi dado e os leiloeiros simplesmente pularam esses lotes quando chegou a hora de colocá-los no quarteirão.

Ao todo, o leilão arrecadou HK$ 670,8 milhões (US$ 85,5 milhões), em comparação com as expectativas revisadas de pré-venda de HK$ 519,9 milhões a HK$ 774,4 milhões (US$ 66,2 milhões a US$ 98,7 milhões). O total de pré-venda dado antes da retirada dos quatro lotes estava em um nível mais alto de US$ 78 milhões a US$ 115 milhões. Dos 43 lotes ofertados, 41 (ou 95%) foram vendidos.

O total contemporâneo mais recente ficou abaixo da contagem do ano passado, que foi de HK $ 746 milhões (US $ 95 milhões) e também foi inferior a um total de vendas noturnas contemporâneas na primavera de 2021 de $ 122,5 milhões.

Apesar do que parecia ser uma pequena multidão na sala de vendas, a julgar pelo vídeo ao vivo, parecia haver uma boa quantidade de atividade e demanda online e por telefone. Talvez isso não seja surpreendente, visto que as vendas de híbridos, introduzidas pela primeira vez no auge da pandemia em 2020, são a nova norma para quase todos os principais leilões.

O lote superior foi uma das pinturas de Yoshitoma Nara de uma garotinha com cabeça grande e olhos arregalados, In the Milky Lake (2012), que foi vendida por HK $ 100,6 milhões ($ 12,8 milhões) com prêmio (os preços finais incluem prêmio, as estimativas não). A pintura foi uma das obras apoiadas por uma oferta irrevogável e pode muito bem ter ido para este licitante, já que chegou tão perto da estimativa baixa de HK $ 80 milhões (US $ 10,1 milhões) por meio de um cliente ao telefone com Alex Branczik , diretor sênior e presidente de arte moderna e contemporânea para a Ásia.

Depois que o leiloeiro abriu o lance no Nara em HK $ 75 milhões ($ 9,5 milhões), Branczik saltou para HK $ 85 milhões ($ 10,8 milhões) em um único lance, um incremento maior do que foi visto em outras partes da venda, embora a um preço mais alto. O movimento também sugeriu que o licitante estava determinado a tê-lo.

Os próximos dois lotes mais altos foram da estrela japonesa Yayoi Kusama, um uma escultura, o outro uma pintura, e ambos apresentando algumas de suas imagens mais famosas, abóboras com bolinhas. A pintura, A-Pumpkin (BAGN8) (2011), foi vendida por HK$ 55,2 milhões ($ 7 milhões), enquanto a escultura, Pumpkin (L) (2014), foi vendida por HK$ 62,6 milhões ($ 7,9 milhões). A recepção entusiástica de Kusama coincide com “ Yayoi Kusama: 1945 to Now ”, uma exposição agora em exibição no M+ no West Kowloon Cultural District, a maior retrospectiva de Kusama na Ásia fora do Japão.

Enquanto isso, um Kusama Infinity Room, intitulado My Heart is Flying to the Universe (2018), vendido por HK $ 25,8 milhões ($ 3,3 milhões), e uma Infinity Net Painting, Infinity Nets (QNTBH) (2006), vendida por HK $ 24 milhões ( $ 3 milhões), refletindo o amplo interesse em seu trabalho e o que Branczik descreveu como “um fenômeno global”. Ele observou ainda a popularidade viral da campanha Louis Vuitton lançada recentemente, com as bolinhas de assinatura de Kusama. A Nara cai no mesmo campo no que diz respeito a “transcender o mercado asiático”, acrescentou Branczik.

Outro preço alto e um novo recorde de artista em leilão foram os HK $ 52,3 milhões (US $ 6,6 milhões) pagos por Matthew Wong’s River at Dusk (2018), que também foi apoiado por uma garantia de terceiros. Os preços das pinturas de Wong, um artista canadense que se suicidou em 2019, dispararam desde sua morte. Esta pintura é outro exemplo clássico de inversão e especulação em seu trabalho. De acordo com a proveniência, foi adquirido da Karma Gallery e estava em uma coleção particular antes de ser levado a leilão apenas um ano após a morte de Wong, na Phillips / Poly Hong Kong em dezembro de 2020, onde arrecadou HK $ 37,8 milhões (US $ 4,8 milhões). Hoje à noite, ele estava de volta ao leilão depois de menos de três anos, e o preço estava 27% mais alto do que há menos de três anos.

“Obviamente, há 10 anos, para as comemorações do nosso 40º aniversário, não havia um único artista ocidental na venda da noite”, disse Branczik. “O volume e o valor do interesse foram impulsionados por artistas contemporâneos chineses. Tivemos ondas de interesse em artistas japoneses Gutai e Dansaekhwa coreanos, enquanto, cada vez mais, as tendências de colecionismo na Ásia hoje estão seguindo as mesmas tendências globais que vemos em Nova York e Londres. O desafio e a oportunidade são: ‘como continuaremos a dar às vendas de Hong Kong uma identidade única em relação a Londres e Nova York?’”

Uma grande obra em quatro partes de Gerhard Richter, Abstrakte Bilder (em 4 partes) (1992), também estava entre os principais lotes, sendo vendida por HK$ 36,7 milhões (US$ 4,7 milhões).

Além de Wong, os recordes de leilão foram estabelecidos principalmente para artistas mais jovens, incluindo Pang Jiun ($ 1,1 milhão), Loie Hollowell ($ 2,3 milhões), Hao Liang ($ 3,1 milhões) e Rafa Macarron. A venda contemporânea foi encerrada com uma oferta de um NFT, Six N Five’s The Red Spot , que foi vendido por HK $ 1,7 milhão ($ 210.321).

Antes da venda contemporânea, a Sotheby’s ofereceu um grande leilão de lote único, Lótus Rosa de Zhang Daqian na Tela Dourada, que foi vendido por HK $ 251,6 milhões (US $ 32 milhões). Foi seguido por um leilão de arte moderna que teve uma taxa de venda de 86%. Os destaques incluíram o retrato de Picasso de Françoise Gilot, Femme dans un fauteuil, que foi vendido por HK$ 93 milhões (US$ 11,9 milhões).

E quatro obras de Zao Wou-Ki foram vendidas por um total combinado de HK$ 132,5 milhões (US$ 16,9 milhões), lideradas por Apres l’eclipse, 11.08.99 (1999), que foi vendido por HK$ 48,9 milhões (US$ 6,2 milhões).

Branczik observou que, em 2022, um terço dos licitantes nas vendas de Hong Kong eram novos na Sotheby’s e que globalmente mais de dois terços dos novos licitantes na Sotheby’s eram asiáticos. “Junte essas duas estatísticas e você verá por que ter uma plataforma de leilões na Ásia é tão crucial para qualquer casa de leilões.”

Redação

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