Um empresário bósnio decidiu recriar uma das pinturas mais famosas do mundo de uma forma bastante original. Nas colinas da cidade de Visoko, na Bósnia, um parque inspirado no quadro A Noite Estrelada faz as maravilhas dos admiradores do pintor neerlandês, Vincent van Gogh.
Quem diria que as marcas deixadas na terra por tratores levassem à criação de um parque natural inspirado em uma obra de arte, mais concretamente uma pintura.
A responsabilidade é de Halim Zukic, um empresário bósnio que comprou um terreno de grandes dimensões há duas décadas e que há seis anos decidiu pôr mãos à obra.
A ideia surgiu de forma espontânea quando observava tratores que trabalhavam no terreno que havia comprado e que não sabia como preencher.
“O trator passou sobre os prados, deixando marcas de pneus que me fizeram lembrar uma espiral. Naquele instante, deixei de ter dúvidas sobre a direção que iria tomar. Era a espiral do quadro de Van Gogh. Coincidência ou não, foi o momento que definiu o resto da minha vida. Desde então, tenho estado aqui continuamente durante seis anos“, explicou o proprietário.
Como queria que o espaço servisse o propósito de oferecer aos visitantes um retiro na natureza, o empresário decidiu tornar a paisagem mais verde, bem como criar 13 lagos ao longo de 10 hectares de terra.
Para recriar a pintura de forma exata plantou 130.000 pés de alfazema de seis tonalidades diferentes e ainda salva, equinácea, absinto e camomila, que, juntas, formam círculos e espirais coloridas que caracterizam o quadro.
“Este trabalho é feito com várias plantas e ervas aromáticas. 95% das plantas utilizadas são alfazema. Tenho cerca de 130.000 arbustos de alfazema e a obra de arte propriamente dita cobre cerca de 10 hectares, o que a torna talvez a maior obra de arte do mundo“, afirmou o empresário.