A internet está recriando obras famosas enquanto os museus estão fechados

Joseph Ducreux, "Auto-retrato, bocejando" (1783). Recreação de Paul Morris com casaca britânica e toalha torcida (cortesia do J. Paul Getty Museum)

O Getty, Metropolitan Museum e Rijksmuseum desafiaram seus seguidores a recriar criativamente obras famosas em suas coleções.

Não apenas olhe para uma obra de arte, seja a obra de arte e faça você mesmo! Esse é o conceito por trás de um novo desafio de mídia social que o Getty Museum, em Los Angeles, lançou na semana passada para ajudar as pessoas a superar o tédio e a angústia da quarentena COVID-19.

“Desafiamos você a recriar uma obra de arte com objetos (e pessoas) em sua casa”, disse o museu em um anúncio no Twitter em 25 de março. As instruções são: “Escolha sua obra de arte favorita; Encontre três coisas espalhadas pela sua casa; Recrie o trabalho artístico com esses itens; E compartilhe conosco.”

 

E com certeza, as pessoas responderam com reconstituições divertidas e criativas de obras famosas. Por exemplo, uma pessoa recriou a obra de Hans Hoffmann, “Uma lebre na floresta” (1585), substituindo a lebre por seu cachorro . Outro dono de cachorro posou como uma Madona no livro “Madonna and Child” de Santa Cecília (1290–1295), enquanto seu animal de estimação reencenou com habilidade a pose e o olhar do menino Jesus. E um homem de poncho vermelho reconstituiu de forma convincente uma pintura de São Jerônimo, do século XVI , que viveu por um tempo como eremita, lendo sua Bíblia.

 

 

View this post on Instagram

 

Hey @gettymuseum how’s this? 🙏📖🦁 #stayathomechallenge #museumathome . . The Getty is challenging folks to recreate works of art from the Getty collection at home. We found inspiration in an image of our guy St. Jerome. Jerome was a 4th-century scholar, theologian, and translator who used his knowledge of Hebrew and Greek to make the Vulgate, the definitive Latin translation of the Bible until the 16th century. Jerome is often portrayed alongside a lion, which, according to later tradition, was his best friend/companion during his time living in isolation as a hermit. . . [Detail of St. Jerome reading. From a ca. 1510 prayer book in the Getty collection. Ms. Ludwig IX 18 (83.ML.114) fol. 223v]

A post shared by Newberry Library (@newberrylibrary) on

Ainda mais impressionantes são as recriações feitas com objetos encontrados. Um participante usou duas garrafas de vinho e um moinho de pimenta para recriar restos de uma fachada romana de um edifício em Joseph Mallord William Turner, de 1839, “ Modern Rome – Campo Vaccino”. Outro recriou “The Scream” (1893), de Edvard Much, com Clorox, sapatos, roupas, luvas e outros itens. E um terceiro apresentou uma interpretação minimalista e moderna de 1769 “ Natureza morta com peixes, legumes, gomas, panelas e galheteiros em uma mesa” usando atum enlatado, azeite e queijo do supermercado.

 

Tocador de harpa, 2700–2300 aC, Cíclades. Recreação de Irena Ochódzka com vácuo de vasilha (cortesia do J. Paul Getty Museum)

 

Segundo o blog da Getty, o desafio foi inspirado no Rijksmuseum, em Amsterdã, e na “brilhante conta do Instagram” Entre Arte e Quarentena, mas adaptado com obras de arte para download da coleção on-line da Getty.

O desafio do Getty também é semelhante ao desafio #MetTwinning do Metropolitan Museum of Art, lançado meses antes da epidemia. Os fãs do Met continuam a usar a hashtag para postar fotos de si mesmos como personagens nas obras-primas. Outros têm compartilhado imagens semelhantes sob a hashtag #museumathome.

 

View this post on Instagram

 

#MetTwinning #MetAnywhere #Man_in_a_red_turban #Jan_van_Eyck #TussenKunstEnQuarantaine

A post shared by evi andrianou (@eviandrianou) on

 

 Fonte: Hyperallergic

 

Atualizado 03.04.2020

No Brasil, o Canal Arte1 também desafia seus seguidores no Instagram.

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …