A internet está recriando obras famosas enquanto os museus estão fechados

Joseph Ducreux, "Auto-retrato, bocejando" (1783). Recreação de Paul Morris com casaca britânica e toalha torcida (cortesia do J. Paul Getty Museum)

O Getty, Metropolitan Museum e Rijksmuseum desafiaram seus seguidores a recriar criativamente obras famosas em suas coleções.

Não apenas olhe para uma obra de arte, seja a obra de arte e faça você mesmo! Esse é o conceito por trás de um novo desafio de mídia social que o Getty Museum, em Los Angeles, lançou na semana passada para ajudar as pessoas a superar o tédio e a angústia da quarentena COVID-19.

“Desafiamos você a recriar uma obra de arte com objetos (e pessoas) em sua casa”, disse o museu em um anúncio no Twitter em 25 de março. As instruções são: “Escolha sua obra de arte favorita; Encontre três coisas espalhadas pela sua casa; Recrie o trabalho artístico com esses itens; E compartilhe conosco.”

 

E com certeza, as pessoas responderam com reconstituições divertidas e criativas de obras famosas. Por exemplo, uma pessoa recriou a obra de Hans Hoffmann, “Uma lebre na floresta” (1585), substituindo a lebre por seu cachorro . Outro dono de cachorro posou como uma Madona no livro “Madonna and Child” de Santa Cecília (1290–1295), enquanto seu animal de estimação reencenou com habilidade a pose e o olhar do menino Jesus. E um homem de poncho vermelho reconstituiu de forma convincente uma pintura de São Jerônimo, do século XVI , que viveu por um tempo como eremita, lendo sua Bíblia.

 

 

View this post on Instagram

 

Hey @gettymuseum how’s this? 🙏📖🦁 #stayathomechallenge #museumathome . . The Getty is challenging folks to recreate works of art from the Getty collection at home. We found inspiration in an image of our guy St. Jerome. Jerome was a 4th-century scholar, theologian, and translator who used his knowledge of Hebrew and Greek to make the Vulgate, the definitive Latin translation of the Bible until the 16th century. Jerome is often portrayed alongside a lion, which, according to later tradition, was his best friend/companion during his time living in isolation as a hermit. . . [Detail of St. Jerome reading. From a ca. 1510 prayer book in the Getty collection. Ms. Ludwig IX 18 (83.ML.114) fol. 223v]

A post shared by Newberry Library (@newberrylibrary) on

Ainda mais impressionantes são as recriações feitas com objetos encontrados. Um participante usou duas garrafas de vinho e um moinho de pimenta para recriar restos de uma fachada romana de um edifício em Joseph Mallord William Turner, de 1839, “ Modern Rome – Campo Vaccino”. Outro recriou “The Scream” (1893), de Edvard Much, com Clorox, sapatos, roupas, luvas e outros itens. E um terceiro apresentou uma interpretação minimalista e moderna de 1769 “ Natureza morta com peixes, legumes, gomas, panelas e galheteiros em uma mesa” usando atum enlatado, azeite e queijo do supermercado.

 

Tocador de harpa, 2700–2300 aC, Cíclades. Recreação de Irena Ochódzka com vácuo de vasilha (cortesia do J. Paul Getty Museum)

 

Segundo o blog da Getty, o desafio foi inspirado no Rijksmuseum, em Amsterdã, e na “brilhante conta do Instagram” Entre Arte e Quarentena, mas adaptado com obras de arte para download da coleção on-line da Getty.

O desafio do Getty também é semelhante ao desafio #MetTwinning do Metropolitan Museum of Art, lançado meses antes da epidemia. Os fãs do Met continuam a usar a hashtag para postar fotos de si mesmos como personagens nas obras-primas. Outros têm compartilhado imagens semelhantes sob a hashtag #museumathome.

 

View this post on Instagram

 

#MetTwinning #MetAnywhere #Man_in_a_red_turban #Jan_van_Eyck #TussenKunstEnQuarantaine

A post shared by evi andrianou (@eviandrianou) on

 

 Fonte: Hyperallergic

 

Atualizado 03.04.2020

No Brasil, o Canal Arte1 também desafia seus seguidores no Instagram.

View this post on Instagram

Eis aqui mais uma galeria com grandes obras de arte recriadas por vocês! O desafio continua. Postem suas reinterpretações com as hashtags #virearte e #arte1nãopara e marquem o @canalarte1 para vermos. Vocês podem aparecer em todas as plataformas do Arte1! ⠀ 🎨 "Salomé", Jean Brenner 📷 @latinlover_its_x ⠀ 🎨 "Girl in Blue with Turban – Deborah", William Johnson 📷 @gabvandrad ⠀ 🎨 "La Toilette", Henri de Toulouse-Lautrec 📷 @nathalinha.a ⠀ 🎨 "A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo", Van Gogh 📷 @cris_em_arte_na_viagem ⠀ 🎨 "Judite Decapitando Holofernes", Artemisia Gentileschi 📷 @hecateciclops ⠀ 🎨 "Mulher com Gravata Preta", Amedeo Modigliani 📷 @anneteowatarifotografia ⠀ 🎨 "Rapaz com Cesto de Frutas", Caravaggio 📷 @zecaeluf ⠀ 🎨 "A Leitora", Pierre-Auguste Renoir 📷 @paduajehh

A post shared by Arte1 (@canalarte1) on

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …