A França deve vender a Mona Lisa “por 50 bilhões de euros” para cobrir os danos da pandemia de coronavírus, sugere o CEO da tecnologia, Stephane Distinguin, que também propôs trocar pinturas entre nações usando uma nova forma de criptografia.
Stephane Distinguin, fundador da empresa de tecnologia Fabernovel, fez a sugestão em uma entrevista, explicando que a França deveria “vender as jóias da família” por pelo menos 50 bilhões de euros (44,7 bilhões de libras).
“Dia após dia, listamos os bilhões engolidos por essa crise como crianças contando a queda de uma pedra em um poço para medir sua profundidade”, disse Distinguin à Usbek & Rica Magazine. “Ainda estamos contando, e esta crise parece insondável.”
“Como empresário e contribuinte, sei que esses bilhões não são inventados e que necessariamente nos custarão. Um reflexo óbvio é vender um ativo valioso pelo preço mais alto possível, mas que seja o menos crítico possível para o nosso futuro.”
Ele continuou: “Uma pintura é fácil de mover e, portanto, entregar. E temos muitas pinturas … Em 2020, temos que colocar o dinheiro onde está. Então, venda joias da família … O preço é o cerne da questão e o principal tema de controvérsia. O preço deve ser insano para que a operação faça sentido. Estimo que levaria pelo menos 50 bilhões de euros (44,7 bilhões de libras) para adquirir a Mona Lisa. Disseram-me que minha estimativa estava supervalorizada, até exagerada, mas sempre sem argumentos reais.”
Distinguin também sugeriu que a Mona Lisa pudesse ser “simbolizada”, com uma forma de moeda criptográfica que permitia que a pintura fosse facilmente trocada entre nações.
“Seria como uma grande assinatura global”, explicou ele. “Legal e tecnicamente, essa solução teria muitas vantagens: permitiria à França e ao Louvre manter o controle da pintura. Pode-se até imaginar que essa manobra angariaria o consentimento do grande Leonardo da Vinci, aquele que pintou, mas também dominou todas as ciências e tecnologias de seu tempo.”
Em 2019, o Louvre começou a trabalhar em um programa de realidade virtual que permitiria aos visitantes conhecer a Mona Lisa de Da Vinci de perto e longe das multidões de turistas na galeria mundialmente famosa.
A pintura também foi considerada a atração turística mais decepcionante do mundo em abril de 2019, de acordo com uma pesquisa realizada pelos clientes da Easyjet.