A França deve vender Mona Lisa por 50 bilhões de euros

Leonardo da Vinci, Mona Lisa

A França deve vender a Mona Lisa “por 50 bilhões de euros” para cobrir os danos da pandemia de coronavírus, sugere o CEO da tecnologia, Stephane Distinguin, que também propôs trocar pinturas entre nações usando uma nova forma de criptografia.

Stephane Distinguin, fundador da empresa de tecnologia Fabernovel, fez a sugestão em uma entrevista, explicando que a França deveria “vender as jóias da família” por pelo menos 50 bilhões de euros (44,7 bilhões de libras).

“Dia após dia, listamos os bilhões engolidos por essa crise como crianças contando a queda de uma pedra em um poço para medir sua profundidade”, disse Distinguin à Usbek & Rica Magazine. “Ainda estamos contando, e esta crise parece insondável.”

“Como empresário e contribuinte, sei que esses bilhões não são inventados e que necessariamente nos custarão. Um reflexo óbvio é vender um ativo valioso pelo preço mais alto possível, mas que seja o menos crítico possível para o nosso futuro.”

Ele continuou: “Uma pintura é fácil de mover e, portanto, entregar. E temos muitas pinturas … Em 2020, temos que colocar o dinheiro onde está. Então, venda joias da família … O preço é o cerne da questão e o principal tema de controvérsia. O preço deve ser insano para que a operação faça sentido. Estimo que levaria pelo menos 50 bilhões de euros (44,7 bilhões de libras) para adquirir a Mona Lisa. Disseram-me que minha estimativa estava supervalorizada, até exagerada, mas sempre sem argumentos reais.”

Distinguin também sugeriu que a Mona Lisa pudesse ser “simbolizada”, com uma forma de moeda criptográfica que permitia que a pintura fosse facilmente trocada entre nações.

“Seria como uma grande assinatura global”, explicou ele. “Legal e tecnicamente, essa solução teria muitas vantagens: permitiria à França e ao Louvre manter o controle da pintura. Pode-se até imaginar que essa manobra angariaria o consentimento do grande Leonardo da Vinci, aquele que pintou, mas também dominou todas as ciências e tecnologias de seu tempo.”

Em 2019, o Louvre começou a trabalhar em um programa de realidade virtual que permitiria aos visitantes conhecer a Mona Lisa de Da Vinci de perto e longe das multidões de turistas na galeria mundialmente famosa.

A pintura também foi considerada a atração turística mais decepcionante do mundo em abril de 2019, de acordo com uma pesquisa realizada pelos clientes da Easyjet.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …