Retratos separados de marido e mulher da alta sociedade do século XVI finalmente voltam a ficar juntos.
Um casal pintado pelo artista renascentista Bartholomäus Bruyn, o Velho, antes do casamento em 1539, finalmente se reuniu depois que um historiador de arte virou detetive, passando duas décadas reunindo pistas de toda a Europa para reunir novamente o retrato de dois painéis.
Jakob e Elisabeth Omphalius, descendentes da alta sociedade de Colônia do século 16, se encaravam há mais de 350 anos de seus respectivos painéis de madeira antes de serem inexplicavelmente separados durante uma venda em uma casa de leilões de Londres em 1896.
Com as telas separadas, os retratos que compunham o díptico seguiram seu próprio caminho, e as identidades do homem e da mulher já perdidas de memória na época do leilão pareciam ser esquecidas para sempre.
A misteriosa jovem, com tranças no cabelo e um raminho agridoce nas mãos – duas possíveis indicações artísticas de um casamento iminente – terminou na coleção Rijksmuseum em Amsterdã em 1912 antes de ser emprestada ao museu Mauritshuis em Haia em 1951.
A presença na parte de trás da pintura do brasão de armas de Peter Bellinghausen, professor de direito civil em Colônia, sugeriu que a mulher provavelmente seria uma das quatro filhas se passando antes do casamento, mas ninguém sabia onde ela poderia estar ou mesmo quem ele poderia ser.
Há apenas 20 anos, surgiram as primeiras pistas vitais quando Ariane van Suchtelen, curadora do Mauritshuis – um museu dedicado à arte da Idade de Ouro holandesa – descobriu um catálogo do leilão de Londres nos arquivos do RKD – Instituto Holandês para História da Arte.
Lá, ela encontrou os registros de venda de um díptico atribuídos como errados pelo pintor holandês Jan Gossaert, mas também esboços dos braços da família do casal de destaque que criavam um vínculo com a misteriosa mulher nos Mauritshuis.
Havia também uma fotografia antiga do retrato do homem. Armada com isso e com o brasão da família do homem, Van Suchtelen foi ao Museu da Cidade de Colônia, onde descobriu que o brasão do homem pertencia a Jakob Omphalius, um respeitado advogado que se tornou chanceler de sua cidade em 1545.
Os registros civis da cidade – ainda bem intactos na época das pesquisas de Van Suchtelen – revelaram ainda que Jakob havia sido casado com Elisabeth Bellinghausen em 8 de fevereiro de 1539.
Mas então a pista ficou fria. “No leilão, eles foram separados, talvez para ganhar mais dinheiro – no ramo de arte que você nunca conhece”, disse Van Suchtelen. “O homem foi vendido para um negociante inglês, Ralph Brocklebank, e o outro retrato acabou na coleção de Cornelis Hoogendijk, que o deixou em Rijksmseum em 1912. Portanto, tínhamos tudo além da pintura de Omphalius. Eu tive que manter meus olhos abertos.
Os registros mostraram que a pintura do homem havia sido leiloada pela última vez em 1955, mas nada foi visto desde então. Não foi até maio de 2019 que Jakob reapareceu como um “retrato de um homem desconhecido” em uma pequena casa de leilões em Paris.
A colecionadora de arte Galerie De Jonckheere havia comprado a pintura sem conhecer a identidade da pessoa que ela exibia. Mas quando ele exibiu a pintura em Genebra, ela foi vista por um curador de arte em um museu alemão como o retrato que o Mauritshuis estava procurando.
Com a ajuda da Associação Rembrandt, da loteria holandesa e de um doador particular, o retrato de Omphalius foi comprado este ano por 250 mil euros. “E quando você os vê um ao lado do outro, você vê o quão bem eles combinam – todos os detalhes combinam muito bem”, disse Van Suchtelen.
Sabe-se que Jakob estudou em Utrecht, Paris e Toulouse antes de retornar a Colônia para se casar com Elisabeth aos 39 anos. Acredita-se que ela tivesse 21 anos na época do retrato por Bruyn O Velho, um mestre alemão cujas obras aparecem na Galeria Nacional em Londres e no Louvre em Paris.
O casal teve 13 filhos, seis dos quais sobreviveram à infância. Após a morte de Jakob em 1567, aos 67 anos, Elisabeth se casou novamente e teve um 14º filho.
“Tínhamos a obrigação de reuni-los”, disse Van Suchtelen sobre sua busca. “Para mim, faz sentido. Fico feliz por termos tido a paciência para este momento.
Fonte e tradução: The Guardian