Casa Museu Ema Klabin abre edital para Programa Jardim Imaginário

"Serviço das Formigas", do artista João Loureiro (2013) - Um trem circulou pela Fundação Ema Klabin | FOTO: Marcos Gorgatti

Desde 2013, a Casa Museu Ema klabin promove o Programa Jardim Imaginário que leva intervenções artísticas para o jardim da casa museu. Sempre com a curadoria de Gilberto Mariotti, já deixaram as suas marcas artistas como João Loureiro, Paulo Climachauska, Marcius Galan, Gisela Motta e Leandro Lima.

Este ano, pela primeira vez, o artista que irá criar e exibir sua obra será escolhido por edital público que será disponibilizado no site da Casa Museu Ema Klabin. Podem participar artistas, coletivos, grupos e interessados em geral, de qualquer lugar do Brasil, maiores de 18 anos. O projeto de intervenção artística apresentado deverá ser exclusivo para o Programa Jardim Imaginário. Só serão aceitas instalações artísticas e não projetos em vídeo ou performances. O edital ficará aberto para inscrições gratuitas de 20 de julho a 20 de agosto no site emaklabin.org.br. Esta ação integra o projeto “Fundação Ema Klabin 2021: casa e museu”, patrocinado pela Klabin S.A.

Seleção:

A seleção será realizada por uma comissão composta por um membro da Casa Museu Ema Klabin e dois membros externos convidados. A curadoria do Programa Jardim Imaginário será de Gilberto Mariotti.

O orçamento total da execução do projeto não poderá exceder o valor de trinta mil reais. O selecionado também receberá cachê artístico de quinze mil reais.

Exposição:

A divulgação do contemplado será realizada no dia 6 de setembro de 2021 no site da casa museu. A produção e montagem da obra deverá ocorrer até 3 de novembro de 2021. A previsão é que a exposição ocorra de 6 de novembro a 20 de dezembro de 2021.

Diálogo entre a arte, arquitetura e acervo:

O Programa  Jardim Imaginário  tem como objetivo criar um diálogo entre a arte contemporânea, a arquitetura e o acervo da Casa Museu Ema Klabin, por meio de trabalhos inéditos cujo ponto de partida, tanto físico quanto simbólico, seja o jardim projetado por Roberto Burle Marx, na década de 50.

Live de apresentação do edital:

No próximo dia 22 de julho de 2021, das 19h às 20h, a Casa Museu Ema Klabin promove uma conversa aberta para a apresentação do edital.  Participam da live os curadores Paulo de Freitas Costa (Casa Museu Ema Klabin), Gilberto Mariotti (da série Jardim Imaginário) e Thaís Rivitti que irão apresentar a proposta do novo formato de seleção do Programa  Jardim Imaginário, assim como alguns parâmetros de realização dos trabalhos.

A live terá transmissão pelo YouTube da Casa Museu Ema Klabin: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin .

Conheça as edições anteriores do Programa Jardim Imaginário:

“Controle Remoto”, dos artistas Gisela Motta e Leandro Lima (2016) | FOTO: Ding Musa

2013 –  Serviço das Formigas,  do artista João Loureiro – Um trem com oito vagões circulou pela Fundação Ema Klabin levando um conjunto de louça com desenhos de formigas carregando objetos diversos. O trabalho fez referência a coleção de louça imperial da Fundação Ema Klabin, com peças e serviços da Companhia das Índias produzidos para a família real portuguesa.

(https://www.youtube.com/watch?v=0LEtE_J16co )

2014 –  “Trepa-trepa”, do artista Paulo Climachauska. Todos pintados em branco faziam referência ao mundo infantil com a finalidade de ligar o mundo lúdico com a arte contemporânea.

2016 “Controle Remoto”, dos artistas Gisela Motta e Leandro Lima. Trinta casinhas de passarinhos feitas em madeira, dispostas em seis fileiras de cinco casas, formando um conjunto habitacional. Dentro de cada casa era possível observar luzes e sons de vários programas de televisão.  (https://www.youtube.com/watch?v=tiwsjVIcFwU)

2017  “Penetra”, do artista  Marcius Galan. Deslocado de sua função, um portão de lanças, idêntico ao portão principal da casa museu, foi disposto no jardim, convidando o público a testar suas percepções. Também foram realizadas intervenções em outras áreas da casa museu como na entrada principal e dentro do espaço expositivo, além de seu entorno.

Compartilhar:
Notícias - 23/09/2021

Paço das Artes abre inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022

Estão abertas as inscrições para a Temporada de Projetos 2021/2022, iniciativa do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura …

Notícias - 23/09/2021

Curta!On oferece documentários sobre artes visuais

Quem é apaixonado pelas artes visuais pode conhecer ou se aprofundar na vida, na obra e no processo criativo de …

Notícias - 22/09/2021

Arqueólogos descobrem arte em cavernas mais antiga do que as já registradas

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu impressões antigas de mãos e pés que podem mudar nossa compreensão da arte rupestre …

Notícias - 22/09/2021

Edital seleciona artistas brasileiros para ilustrar relatório que será apresentado na ONU

Divulgar artistas brasileiros/as que abordam temas relacionados a direitos humanos em suas obras. Esse é o objetivo do edital Olhares …

Notícias - 22/09/2021

Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se …

Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …